Ir ao conteúdo

A placa-mãe B450M-K pode limitar a frequência máxima do sinal de vídeo?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Fala galera, comprei este ano meu primeiro PC para jogar e montei um assim:

- placa-mãe b450m k

- Processador Ryzen 5 5600g

- 16gb de RAM.

- SSD 1TB NVMe.

Eu montei ele principalmente porque minha noiva queria o notebook que eu usava para trabalhar, porém a ideia era conseguir fazer upgrade e comprar uma placa de vídeo futuramente para jogar. 

Agora me deparei com a descrição " 1 x porta HDMI, suportando uma resolução máxima de 4096x2160@60 Hz".

Foco no 60hz :(. será que esta especificação vale apenas no caso da resolução máxima? Porque procurei demais na internet sobre, mas não encontrei esta informação. Hoje eu tenho um monitor 75hz e queria saber se não estou conseguindo utilizar por conta da placa de vídeo.

Outra dúvida, se eu comprar uma placa de vídeo que suporte mais que isso, a placa-mãe vai limitar o meu desempenho em Hz?

Mas pelo que já pesquisei, deveria ter comprado outra placa-mãe.

Agradeço desde já! Este fórum já me ajudou muito kkkk

Postado

Depende da placa de vídeo q você comprar.

Na verdade você já está limitado 2 vezes.

A CPU com VGA  5600G já é limitada na PCI-e a Gen 3.0

AMB tb é limitada a Gen3.0

Então para uma VGA mais moderna você estará sim limitado.

Quanto ao monitor deve dizer o modelo, mas tb depende da combinação com a placa de vídeo.

A sua integrada atual deve sim estar limitada na resolução porque tem o limite do clock das memórias e da memória locada.

• Curtir 1
Postado

Placa de vídeo só comprar uma que seja X16, pois mesmo em Pci 3.0 será pouca perca...pouca mesmo...

Agora se for uma X8, dai sim terá uma limitação maior. Pois X8 a 3.0 pode não dar conta...

Na minha configuração, por exemplo, no jogo Resident Evil 2 remake chego a ter mais de 400fps.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Se você comprar uma placa de vídeo, vai usar a saída de vídeo dela.

1 hora atrás, Abner Silas disse:

" 1 x porta HDMI, suportando uma resolução máxima de 4096x2160@60 Hz"

Essa é dentro da resolução máxima. Se usar em 1920x1080 consegue 240hz ou mais.

Não sei se é essa sua dúvida, na verdade seu texto ficou bem confuso.

Outra dúvida, se eu comprar uma placa de vídeo que suporte mais que isso, a placa-mãe vai limitar o meu desempenho em Hz?

A placa-mãe pode limitar o desempenho da placa de vídeo. Que em geral é mínimo.

se eu comprar uma placa de vídeo que suporte mais que isso, a placa-mãe vai limitar o meu desempenho em Hz?

O que limita a quantia de Hz ou resolução é a saída de vídeo, entrada de vídeo e cabo. 

• Curtir 2
Postado

Muito obrigado a todos que responderam!

@Pedroou Você respondeu minha dúvida sobre os Hz aqui. Valeu mesmo.

Em 28/02/2024 às 14:26, Pedroou disse:

Essa é dentro da resolução máxima. Se usar em 1920x1080 consegue 240hz ou mais.

Em 28/02/2024 às 14:26, Pedroou disse:

A placa-mãe pode limitar o desempenho da placa de vídeo. Que em geral é mínimo.

Em 28/02/2024 às 12:39, Abner Silas disse:

Então você quer dizer que a placa-mãe vai limitar, mas não preciso me preocupar pois a limitação vai ser pequena, é isso?

Em 28/02/2024 às 13:13, Rodrigo J Polette disse:

Placa de vídeo só comprar uma que seja X16, pois mesmo em Pci 3.0 será pouca perca...pouca mesmo...

Agora se for uma X8, dai sim terá uma limitação maior. Pois X8 a 3.0 pode não dar conta...

@Rodrigo J Polette você recomenda alguma placa de vídeo que tenha um bom custo-benefício para esta configuração?

Em 28/02/2024 às 13:04, PedraX disse:

Depende da placa de vídeo q você comprar.

Na verdade você já está limitado 2 vezes.

A CPU com VGA  5600G já é limitada na PCI-e a Gen 3.0

AMB tb é limitada a Gen3.0

Então para uma VGA mais moderna você estará sim limitado.

Quanto ao monitor deve dizer o modelo, mas tb depende da combinação com a placa de vídeo.

A sua integrada atual deve sim estar limitada na resolução porque tem o limite do clock das memórias e da memória locada.

Mas se eu comprar uma placa de vídeo não vai ter esta limitação, certo?

Na minha cabeça de newba, se a saída de vídeo for da placa de vídeo, não preciso me preocupar.

Postado

@Abner Silas

Acredito que uma RTX3060 / RX6600 À 6650XT ficaria muito bom na sua configuração.

Estou cogitando comprar um Ryzen 5600 (sem X/G...) para mim, já deva dar um belo resultado (Já que é uns 20% a mais de poder bruto do que o 4600G).

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, Abner Silas disse:

Então você quer dizer que a placa-mãe vai limitar, mas não preciso me preocupar pois a limitação vai ser pequena, é isso?

Se colocar uma placa de vídeo PCIe 4.0 x16 em um placa-mãe 3.0 x16, a perda de desempenho é bem pequena, talvez nem seja relevante.

• Curtir 2
Postado
19 minutos atrás, Abner Silas disse:

Mas se eu comprar uma placa de vídeo não vai ter esta limitação, certo?

Na minha cabeça de newba, se a saída de vídeo for da placa de vídeo, não preciso me preocupar.

Vou dar uma tabela, é para SSD NVMe, mas como a VGA usa a PCI-e continua válida.

https://www.kingston.com/br/blog/pc-performance/pcie-gen-4-explained

Sua MB atual é PCI-e gen 3.0, então está limitada a 16GB/s em barramento 16X

Caso compre uma VGA PCI-e 4.0 não vai usufluir os 32Gb/s que poderia ter. Aliás tem VGA que nem sequer dá os 16X, fica nos 8X, aí tem que tomar cuidado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!