Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Achei que meu Air Cooler da Deepcool daria conta dele, mas ele chega até 90 graus e acaba desligando o PC e estou em um ambiente fechado com ar condicionado, então voltei com meu processador antigo (Ryzen 5 3600) até resolver esse problema.

Quais coolers vocês recomendam para resolver esse problema?

Postado

DeepCool é apenas uma marca, você não mencionou o modelo do seu cooler. Outra coisa importante que precisamos saber, é qual é o modelo do seu gabinete e quantas ventoinhas ele tem instaladas (e onde).

Postado

3 fans frontais, 1 fan no cpu (gammaxx 400 v2)e um fan traseiro todos RF120 o gabinete é um aerocool aero frost

placa-mãe é uma ASUS b550m tuf gaming, VGA é uma RTX 3060 12gb, 32gb ram kingston 3200Mhz

Sei que a diferença entre os processadores é grande, mas mesmo na área de trabalho um fica 52 graus e o outro passa dos 90

Talvez conseguir dar um undervolt nele? não mudei em absolutamente nada disso na BIOS, tá como veio da caixa.

Postado
1 hora atrás, jfbigorna disse:

3 fans frontais, 1 fan no cpu (gammaxx 400 v2)e um fan traseiro todos RF120 o gabinete é um aerocool aero frost

A configuração de fans não está tão ruim, mas você tem muitas fãs para entrada de ar no gabinete, e só uma para saída. O ideal seria equilibrar, 2 pra cada função, ou você já completa comprando mais 2 para ficar 3 em cada função.

1 hora atrás, jfbigorna disse:

Sei que a diferença entre os processadores é grande, mas mesmo na área de trabalho um fica 52 graus e o outro passa dos 90

Se está tendo 90ºC na área de trabalho, então o problema não é o cooler, o problema aí certamente está na instalação do cooler. Eu tenho um Ryzen 5 3600 com o mesmo Gammaxx 400 V2, na área de trabalho ele fica na casa dos 45ºC, em dias "frios" (aqui na minha região, o "frio" é temperatura normal para outros locais rsrs) cai pra perto dos 40ºC. Eu uso undervolt, mas para área de trabalho não faz muita diferença estar em undervolt ou não.

Apesar do Gammaxx 400 V2 realmente não ser muito adequado para o 5800X, ele deveria aguentar um pouco melhor. No vídeo abaixo ele não pega nem 80ºC a maior parte do tempo rodando BF5, e esse jogo é até uma carga considerável pro processador. 

Postado
41 minutos atrás, jfbigorna disse:

Eu estou usando uma pasta termica da implastec ts cold, estou espalhando a pasta com a pazinha em todo cpu, teria outra maneira melhor? talvez eu esteja passando muito pouco?

Só precisa ter uma camada fina (suficiente pra não deixar buracos ou falhas) cobrindo a superfície do processador, se aplicar pasta térmica demais também atrapalha. E depois que você aplicou a pasta no processador, é colocar o radiador já na posição correta, porque se você encostar ele no processador e tirar novo, já compromete a pasta térmica. Veja se a ventoinha do cooler está na posição de soprar o ar pra cima do radiador, e no mesmo sentido de circulação de ar do gabinete, vem da frente e sai por trás.

Postado
5 minutos atrás, jfbigorna disse:

@GuilhermeGBTestei novamente.

Troquei a pasta térmica, baixei o AMD Ryzen Master, coloquei a tensão para 1,25 e agora a temperatura está baixíssima. A temperatura mais baixa foi de 37 e a mais alta de 72. Obrigado pela ajuda, pessoal.

Que bom que resolveu, só cuidado para não perder muito desempenho mexendo só com a tensão, as vezes isso pode forçar o processador a trabalhar com clocks muito baixos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!