Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal!

Vou comprar um processador i7- 14700.

Eu estava nos sites e vi que tem milhoes de modelos de aircooler, desde do mais baratinho até o ceu. alguém tem alguma recomendação de aircooler? Um que não seja nem muito barato e nem muuuito mais do que eu preciso. O ideal seria um pouquinho só a mais do que é suficiente, só pela segurança.

Não sei se precisar de mais informações, mas estou pegando os seguintes itens:

placa-mãe : B760-GAMING-X-DDR5

Gabinete: Modelo: CC-9011200-WW

Placa de Vídeo: Alguma RTX 4070, ainda estou esperando alguma entrar em promoção.

Fonte: COREREACTOR750G-BKCBR

RAM: CMH32GX5M2B6000C40

Agradeço pelas dicas!

PS: Montando meu primeiro PC, estou animado mas ao mesmo tempo com um medo de dar alguma coisa errada. hehe

Postado

Um air cooler que dê conta de um i7 14700 vai custar bem mais que um water cooler que ofereceria um desempenho similar, tem certeza sobre essa sua escolha? Você tem que ter ciência que terá me mãos um pequeno aquecedor, processadores atuais da Intel não são brincadeira.

Postado

@GuilhermeGB Oi Guilherme! então, eu ia procurar um water cooler para comprar, mas ouvi falar que tem uma pequena mas bem pequena chance mesmo da mangueira ressecar e vazar a agua. Procede?

Postado
1 minuto atrás, Doty disse:

@GuilhermeGB Oi Guilherme! então, eu ia procurar um water cooler para comprar, mas ouvi falar que tem uma pequena mas bem pequena chance mesmo da mangueira ressecar e vazar a agua. Procede?

Sim, existe, mas a chance é muito reduzida quando você compra um produto de boa qualidade. A vantagem do air cooler é que basicamente não existe manutenção, a não ser que depois de longos anos de funcionamento a ventoinha comece a dar problema, mas pode ser facilmente substituída. É um investimento a longo prazo, se você pensar dessa forma. Mas a capacidade de dissipação de calor não é tão eficiente igual a um sistema de refrigeração com liquido, para conseguir dissipar altas quantidades de calor com um sistema a ar é necessário um radiador grande, muito bem calculado e usando ligas de metal de alta condutividade térmica, e isso encarece muito o produto.

Vou te deixar um exemplo de um air cooler de alto desempenho que não custa pelo menos R$1.000, que é o Noctua NH-U14S:

https://www.kabum.com.br/produto/391212/cooler-para-processador-noctua-amd-intel-140mm-marrom-e-prata-nh-u14s

Ele é bastante utilizado nos reviews do TechPowerUp, inclusive tem o review do 14700K com ele, veja as temperaturas abaixo num teste de renderização do Blonder, que usa o processador ao máximo.. Também tem a temperatura desse processador combinado com o Noctua NH-D15 (link abaixo), fica uns 5ºC mais baixo. 

https://www.kabum.com.br/produto/135806/cooler-para-processador-noctua-para-amd-intel-preto-nh-d15-ch-bk

Basicamente o melhor que você consegue fazer com esses novos processadores da Intel é mantê-los abaixo dos 100ºC (para não desligar o PC) em stock sem precisar partir para undervolt.

cpu-temperature-blender.png

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Sim, existe, mas a chance é muito reduzida quando você compra um produto de boa qualidade. A vantagem do air cooler é que basicamente não existe manutenção, a não ser que depois de longos anos de funcionamento a ventoinha comece a dar problema, mas pode ser facilmente substituída. É um investimento a longo prazo, se você pensar dessa forma. Mas a capacidade de dissipação de calor não é tão eficiente igual a um sistema de refrigeração com liquido, para conseguir dissipar altas quantidades de calor com um sistema a ar é necessário um radiador grande, muito bem calculado e usando ligas de metal de alta condutividade térmica, e isso encarece muito o produto.

Vou te deixar um exemplo de um air cooler de alto desempenho que não custa pelo menos R$1.000, que é o Noctua NH-U14S:

https://www.kabum.com.br/produto/391212/cooler-para-processador-noctua-amd-intel-140mm-marrom-e-prata-nh-u14s

Ele é bastante utilizado nos reviews do TechPowerUp, inclusive tem o review do 14700K com ele, veja as temperaturas abaixo num teste de renderização do Blonder, que usa o processador ao máximo.. Também tem a temperatura desse processador combinado com o Noctua NH-D15 (link abaixo), fica uns 5ºC mais baixo. 

https://www.kabum.com.br/produto/135806/cooler-para-processador-noctua-para-amd-intel-preto-nh-d15-ch-bk

Basicamente o melhor que você consegue fazer com esses novos processadores da Intel é mantê-los abaixo dos 100ºC (para não desligar o PC) em stock sem precisar partir para undervolt.

cpu-temperature-blender.png

Caraca! Completinho! Muito obrigado pela atenção e por detalhar tudo aqui!

Postado

@Doty peguei esses resultados de um review recente de um cooler pelo TechPowerUp, então são os resultados mais atualizados possível. O gráfico abaixo de refere a um processador LGA 1700 com carga de 250W, mais ou menos o nível daquele 14700K, um 14700 deve ser um pouco menos, só pra você ter a noção do desempenho de alguns coolers. Achei interessante ver o DeepCool AK620 Digital se saindo mais ou menos no nível de um Noctua NH-D15. Detalhe que um AK620 está custando menos da metade do preço, acredito que a única diferença para o AK620 Digital são os RGB e o painel digital para temperatura.

https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-ak620-120mm-preto-e-prata-r-ak620-bknnmt-g

EDIT: Todos os cooolers estão rodando com as ventoinhas em rotação máxima para esse teste

temp-intel-250.png

Fonte: https://www.techpowerup.com/review/arctic-liquid-freezer-iii-240-black-aio-liquid-cpu-cooler/7.html

Postado

Veja se encontra o Scythe Fuma 3 que é um pouco melhor, estava na faixa dos R$ 400,00.

E no lugar do AK400 pegue o AG620 (ambos são da DeepCool), pois este último é a revisão mais recente, usa fans mais fortes e baixa uns ~2 graus a mais.

Usando estes "Air-fryer" da Intel é  importante que tenha um gabinete muito bem ventilado, um bom custo beneficio é o Montech Air 903 Max que vem com 4 fans de 140mmm, PMW, CFM 84, pressão 2.6mmH20.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!