Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon RX 6600 desliga assim que instala o driver


Ir à solução Resolvido por Jhnp,

Posts recomendados

Bom dia, pessoal!

 

Comprei uma RX 6600 da ASRock há menos de 4 meses e já está me dando problemas.

 

Tenho quase certeza que o problema é com a GPU, mas quero ver a opinião de outros usuários antes de enfrentar a dor de cabeça da garantia com a Kabum, e se será possível resolver sem ter que acioná-la.

 

Ontem (05/03) eu liguei o pc durante a tarde para estudar e o fiz normalmente, mas ao ligá-lo durante a noite, a GPU simplesmente passou a desligar com uma imagem rápida de "glitch" assim que aparecia a tela de login do Windows. 

 

Reiniciei e o mesmo ocorreu. Então fiz alguns testes:

 

- Entrei na BIOS sem problemas, verifiquei por lá que todos os hardwares foram reconhecidos.

- Liguei o pc no modo segurança e não deu nenhum problema de vídeo.

- Desinstalei o driver atual pelo DDU e iniciei o pc, mas a GPU desligou assim que o Windows instalou o driver adaptador de vídeo.

- Desinstalei pelo DDU novamente e pesquisei qual versão do driver da AMD é mais estável para essa GPU, conforme relatos de usuários. Durante o processo de instalação de um driver mais antigo, a GPU tornou a desligar.

- Desabilitei as funções ativas do monitor (HDR, FreeSync etc), mas não resolveu.

 

Alguns pontos a considerar:

* Minha GPU veio de fábrica com um clock um pouco maior que o da média.

* Nunca fiz overclock.

* Ela nunca chegou a ficar com 70° durante jogatinas, é bem fria.

* Não sei se ela realmente está desligando porque possui a função de desligar os fans, mas o monitor também desliga.

* No dia não choveu ou trovejou, eu uso filtro de linha com proteção contra surtos e até adquiri uma fonte mais potente há meses atrás.

 

Hoje irei testar a placa com outro monitor e talvez em outro pc, mas e aí, já viram isso? O que acham que é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaze_jp Claro!

 

Placa-mãe: ASRock H510M-HVS

CPU: Intel Core i3-10105

GPU: ASRock RX 6600 8GB Challenger D

RAMs: Kingston Fury 8GB 3200MHz / XPG Hunter 8GB 3200MHz

Fonte: MSI MAG A650BN 650W

SSDs SATA: Kingston 240GB / XrayDisk 1TB

 

Uso as RAMs em dual-channel, mas a 2666MHz por limitação do processador.

 

Não uso o Intel Boost por conta da temperatura que alcança.

 

Estou utilizando a última versão da BIOS, é beta, mas me permite ativar o ReBar. Creio que o problema não tenha a ver com isso, afinal também a atualizei há semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Radeon RX 6600 desliga assim que instala o driver

@Jhnp ,

 

Recomendo remover alterações na BIOS deixando quase igual a configuração de fábrica da placa-mãe.

 

...uma imagem rápida de "glitch" - pode ser:

  • mau contato do conector pci-express com placa de vídeo. Recomendo passar limpa contato ou alcool isoproprilico 99.8% no slot pci-express na placa-mãe e na placa de vídeo. Instala novamente no pc. E fazer o teste de estabilidade.
  • Problemas com driver da AMD. Tentou instalar a versão Amd Driver 23.7.1?
  • Dá uma verificada também no cabo se for HDMI ou displayport. Se tiver adaptadores pode ser esse o problema também.

Dúvidas:

  • você consegue manter ligado o com imagem na BIOS sem problemas por bastante tempo?
  • .."mas a GPU desligou assim que o Windows instalou o driver adaptador de vídeo.." deu error tela azul do windows ou simplesmente apagou a tela, mas pc continuou ligado?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa tarde, @Kaze_jp!

 

Parece que o problema é na entrada DsplayPort do meu monitor.

 

Testei com outra placa de vídeo e deu o mesmo problema, então testei com cabo HDMI nas duas placas, funcionou normalmente.

 

Após isso foi possível tirar duas conclusões: Ou o problema era no cabo ou na entrada.

 

Dito e feito, troquei a entrada e está de boa.

 

Fiz teste de estresse no FurMark e joguei Dark Souls 3 por meia hora, é o jogo mais pesado que tenho instalado atualmente, mas coloquei em 1440p com Virtual Super Resolution.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!