Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que colocar para melhorar esse computador?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Já faz bastante tempo que não atualizo as peças do meu computador e sinto os jogos ficando cada vez mais pesados e os fps cada vez mais baixos enquanto jogo. Vou colocar abaixo as configurações do meu computador e gostaria muito de sugestões que eu possa comprar para que o computador fique mais atualizado, mais rápido e melhor para que os fps não caiam mais e etc.

 

Processador: Intel(R) Core(TM) i7-7740X CPU @ 4.30GHz   4.30 GHz (Socket 2066 LGA)

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti (4 GB GDDR 5)

Placa-mãe: ASUSTeK Rog Strix X299-E Gaming (Socket 2066 LGA)

RAM: 16 GB (HyperX)

SSD: Kingston 520 GB

 

Desde já, agradeço a qualquer um que possa dar uma sugestão ou ajuda de alguma forma, eu não sou um grande entendedor do assunto por isso já fico grato com qualquer ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Daison Junior disse:

E em questão do orçamento, eu sinceramente não tenho um valor específico, mas não queria nada que fosse tão caro tipo R$3.000.

 

Ainda ficou confuso pra mim, não entendi se o seu orçamento é até 3K ou se não quer que seja algo como 3K.. Só sabendo o orçamento dá para ter ideia do que indicar.

 

Mas supondo que seja 3k, indico:

 

CPU: Ryzen 5 5600

Placa-mãe: MSI B550M Pro-VDH WiFi

Placa de Vídeo: RX6600 8GB

Fonte: Cooler Master MWE 450W

 

Total: 3.066,97

 

RAM e SSD pode manter.

 

OBS- Caso eu tenha entendido mais e você não tem um orçamento de 3 mil, peço que especifique o mesmo, só assim é possível saber o que indicar.

 

Abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme_dr Oi amigo, desculpa pela confusão. Eu quis dizer que não tenho um valor específico para gastar, mas queria melhorar o computador sem ter que gastar muito. O valor de R$3.000 foi um exemplo de valor que acho muito caro e não gostaria de pagar. 

 

Falando com alguns amigos, eles tinham me sugerido que minha placa de vídeo havia ficado para trás em consideração as minhas outras peças, por isso o computador não estava tão bom. Por isso pus minhas especificações aqui, para que alguém pudesse vê-las e tentar identificar qual componente poderia ser alterado por um melhor e assim melhorar o computador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Daison Junior disse:

@guilherme_dr Oi amigo, desculpa pela confusão. Eu quis dizer que não tenho um valor específico para gastar, mas queria melhorar o computador sem ter que gastar muito. O valor de R$3.000 foi um exemplo de valor que acho muito caro e não gostaria de pagar. 

 

Falando com alguns amigos, eles tinham me sugerido que minha placa de vídeo havia ficado para trás em consideração as minhas outras peças, por isso o computador não estava tão bom. Por isso pus minhas especificações aqui, para que alguém pudesse vê-las e tentar identificar qual componente poderia ser alterado por um melhor e assim melhorar o computador.

Bom, seu processador já está meio passado, se você investir só numa placa de vídeo e deixar ele de lado, vai ter dificuldade com alguns jogos, principalmente jogos competitivos com gráficos mais leves que dependem mais do processador do que da placa de vídeo (provavelmente não veria nenhuma diferença saindo da sua GTX 1050 Ti). Que tipo de jogos você tem interesse em jogar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Eu jogo de tudo um pouco, CSGO, GTA, Rocket League, Dead By Daylight, R6, as vezes Fortnite, entre outros, e tenho reparado que em todos os fps tem decaído em comparação a como era a alguns anos atrás, por isso imaginei que chegou a hora de eu trocar uma ou algumas peças para que tenha um resultado melhor.

 

Mas enfim, caso você tivesse o computador com as especificações que falei, e quisesse dar um upgrade nele, o que acreditaria que fosse o melhor a ser feito? Um processador melhor como disse? Ou trocar mais de uma peça?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daison Junior disse:

Minha fonte é uma GP-P650B.

É melhor trocar esta fonte, o teclab testou ela recentemente e em carga máxima apresentou uma temperatura elevadíssima, está mais pra forno do que pra fonte👇

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daison Junior disse:

Eu jogo de tudo um pouco, CSGO, GTA, Rocket League, Dead By Daylight, R6, as vezes Fortnite, entre outros, e tenho reparado que em todos os fps tem decaído em comparação a como era a alguns anos atrás, por isso imaginei que chegou a hora de eu trocar uma ou algumas peças para que tenha um resultado melhor.

CS, Rainbow Six e Fortnite são jogos que você provavelmente não verá ganho de FPS mudando só a placa de vídeo, considerando que você já roda esses games na configuração mais baixa possível para ter o máximo de FPS possível. Mudando só o processador também, pode ser que você já comece a ficar limitado pela placa de vídeo, pois vai sobrar processador e vai faltar placa de vídeo, porque de fato a sua placa atual também não é muito legal. Pelo menos o desempenho dos jogos fica um pouco mais estável quando você fica limitado só pela placa de vídeo do que pelo processador, então no mínimo a experiência geral deve melhorar.

 

Se você fosse só um jogador casual que focasse mais em jogos de campanha a 60+ FPS e boa qualidade gráfica, eu diria que só a troca de placa de vídeo seria sucesso, mas pelo perfil dos jogos que você citou, parece que você curte rodar jogos com máximo desempenho possível independente da qualidade gráfica.

 

1 hora atrás, Daison Junior disse:

Mas enfim, caso você tivesse o computador com as especificações que falei, e quisesse dar um upgrade nele, o que acreditaria que fosse o melhor a ser feito? Um processador melhor como disse? Ou trocar mais de uma peça?

Você só vai conseguir dizer que o desempenho do seu PC realmente melhorou quando mudar tudo no seu PC. Se você quiser começar trocando as peças aos poucos, tem que estar ciente que inicialmente pode acabar não vendo melhorias em alguns jogos específicos. Eu sugiro você focar numa máquina com processador Ryzen 7 5700X3D, o salto de desempenho em relação ao seu processador atual será muito mais expressivo do que seria indo para um outro processador Ryzen 5000 por causa do cache L3, a maioria dos jogos se beneficia muito do cache L3 dos Ryzen. Para placa de vídeo, pelo menos uma RTX 4060 pra ter conforto na maioria dos jogos, será um salto enorme em relação à sua GTX 1050 Ti.

 

Agora a escolha é sua se você já começa pegando um kit com esse processador logo de começo ou foca mais na placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Mas nesse caso, se eu comprar o Ryzen 7 5700X3D, teria também que mudar minha placa-mãe já que o soquete seria diferente certo? Se eu estiver certo, teria alguma que me recomendaria para que aguentasse esse processador e uma eventual troca de placa de vídeo?

 

Pô, mas muito obrigado, já está ajudando mais do que imagina!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daison Junior sim, isso mesmo. Eu indico a mesma placa-mãe indicada pelo colega @guilherme_dr, e sugiro também você colocar memórias mais rápidas, caso as suas atuais não sejam de pelo menos 3200MHz, já pode até mirar em 2x16GB se quiser. Rodar esses novos processadores com memórias de baixa frequência pode influenciar negativamente no desempenho deles em alguns jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Portanto, na sua opinião o melhor seria conseguir:

placa-mãe: MSI B550M Pro-VDH WiFi

Processador: Ryzen 7 5700X3D

Placa de vídeo: RTX 4060

 

Claro que gostaria muito de joga poder conseguir todas essas peças hahahaha mas estou juntando ainda o dinheiro e ainda não sei o quanto exatamente vou ter para quando eu for começar a comprar. Mas no caso de não ter todo o valor para essas três peças, só para ter uma outra opção, você saberia alguma opção boa também mas mais barata que essa da placa de vídeo ou do processador? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Daison Junior então, amigo, peço desculpe pelo meu equivoco, acabei falando besteira pra você. Eu retiro o que eu disse sobre você não conseguir ver ganho de desempenho trocando apenas a placa de vídeo, você verá, sim, ganho de desempenho. Fui pesquisar mais sobre sua configuração, percebi que o seu i7 7740X é um pouco mais potente do que eu esperava, calculei que está mais ou menos no do nível Core i5 10400F e do Ryzen 5 3600 (processador que eu tenho). Mas o que mais me surpreendeu é que o desempenho da GTX 1050 Ti está MUITO abaixo do que eu esperava, mesmo sabendo que ela não era grande coisa.

 

Vi que essa placa mal consegue segurar 100+ FPS no modo desempenho do Fortnite em 1080p, sendo que você se colocar uma placa melhor já vai conseguir facilmente 150+ FPS, em alguns casos até mais de 200 FPS. No caso do CS 2, substituto do CS:GO, a GTX 1050 Ti também consegue seus 120-150 FPS no baixo em 1080p, e acompanhado da GPU certa, o seu processador deve entrega também por volta dos 200-250 FPS. No Rainbow Six, que imaginei que seria o jogo mais fácil pra ela, também fica abaixod dos 100 FPS na configuração baixa em 1080p, e o seu processador também não deve ter problemas para conseguir mais de 200 FPS.

 

Com relação ao upgrade do seu 7740X, se você acabar optando por algo abaixo de um 5700X3D, vai acabar não compensando. Agora sabendo que o nível do seu processador está acima do que eu imaginava, você pode até aguardar um pouco mais pra pegar futuramente um kit AM5, talvez um Ryzen 7000 quando cair de preço, ou até os próximos Ryzen 9000 que devem chegar do fim do ano pro ano que vem. Agora você pode focar numa RTX 4060 e uma fonte melhorzinha para evitar dor de cabeça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

então, amigo, peço desculpe pelo meu equivoco, acabei falando besteira pra você. Eu retiro o que eu disse sobre você não conseguir ver ganho de desempenho trocando apenas a placa de vídeo, você verá, sim, ganho de desempenho.

 

Pô que isso, muito obrigado por ter ido atrás pesquisar e ter me ajudado. Diminuiu muito os custos que imaginei que ia ter hahahahahah.

 

28 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Agora você pode focar numa RTX 4060 e uma fonte melhorzinha para evitar dor de cabeça.

 

Perfeito!!! E, sendo bem sincero eu não sei muito bem a diferença, vou dar uma pesquisada ainda, mas você acharia que qual vale mais a pena pensando no custo e desempenho, a RTX 4060 ou a 4060 TI? E acredito que na TI tem a opção de 8 GB ou 16 GB também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Daison Junior então, amigo, peço desculpe pelo meu equivoco, acabei falando besteira pra você. Eu retiro o que eu disse sobre você não conseguir ver ganho de desempenho trocando apenas a placa de vídeo, você verá, sim, ganho de desempenho. Fui pesquisar mais sobre sua configuração, percebi que o seu i7 7740X é um pouco mais potente do que eu esperava, calculei que está mais ou menos no do nível Core i5 10400F e do Ryzen 5 3600 (processador que eu tenho). Mas o que mais me surpreendeu é que o desempenho da GTX 1050 Ti está MUITO abaixo do que eu esperava, mesmo sabendo que ela não era grande coisa.

 

Vi que essa placa mal consegue segurar 100+ FPS no modo desempenho do Fortnite em 1080p, sendo que você se colocar uma placa melhor já vai conseguir facilmente 150+ FPS, em alguns casos até mais de 200 FPS. No caso do CS 2, substituto do CS:GO, a GTX 1050 Ti também consegue seus 120-150 FPS no baixo em 1080p, e acompanhado da GPU certa, o seu processador deve entrega também por volta dos 200-250 FPS. No Rainbow Six, que imaginei que seria o jogo mais fácil pra ela, também fica abaixod dos 100 FPS na configuração baixa em 1080p, e o seu processador também não deve ter problemas para conseguir mais de 200 FPS.

 

Com relação ao upgrade do seu 7740X, se você acabar optando por algo abaixo de um 5700X3D, vai acabar não compensando. Agora sabendo que o nível do seu processador está acima do que eu imaginava, você pode até aguardar um pouco mais pra pegar futuramente um kit AM5, talvez um Ryzen 7000 quando cair de preço, ou até os próximos Ryzen 9000 que devem chegar do fim do ano pro ano que vem. Agora você pode focar numa RTX 4060 e uma fonte melhorzinha para evitar dor de cabeça.

Sim, existe o gargalo mas ele está na GPU.

Esse i7 consegue empurrar até uma RX 6600, talvez consiga até uma RX 6700 XT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Daison Junior disse:

@Necklace Essas placas que você citou, em comparação a RTX 4060 que o amigo @GuilhermeGB comentou, elas são melhores, piores, mesmo nível da 4060, saberia me dizer?

São "piores", por assim dizer.

Acontece que essa RTX 4060 é muito forte para seu processador, comprar ela não faz muito sentido pois você estará subutilizando ela.

Veja, seu processador mal consegue entregar a RTX 3060 (cerca de 70%), quem dirá uma 4060, ainda pior uma 4060 TI.

Já no caso da RX 580 ou da RX 6600, você irá aproveitar 100% (ou quase isso) que elas podem entregar, elas são o limite para sua configuração, qualquer coisa além disso seria overkill (gastar dinheiro à toa).

 

Agora, se você quer comprar uma 4060 pois está pensando em trocar TODA a sua configuração depois, ok, mas aí não faria sentido você vir dizer que não quer gastar mais de 3k, porque você vai acabar gastando isso.

 

Resumindo:

Minha recomendação: RX 6600 ou RX 6700XT

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Necklace disse:

Veja, seu processador mal consegue entregar a RTX 3060 (cerca de 70%)

 

@Necklace Pode ser que seja uma pergunta sem nexo de alguém que não entende muito, mas esses 70% da 3060 talvez não seriam melhores que os 100% das outras duas que você citou já que a 3060 é uma placa melhor? 

 

Claro que deve ter a questão do gargalo né, a placa de vídeo não opera em 100% pelo processador não aguentar o tranco e causa o gargalo, mas isso seria realmente ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daison Junior Se você acha que uma RTX 4060 vai ser boa pra você, não hesite em compra-la por causa do seu processador. Pode até existir sim situações onde você não conseguirá utilizar todo o potencial da RTX 4060 por limitações do processador, geralmente em jogos competitivos, mas não tem como escapar disso, mas existem muitos outros cenários onde você conseguirá utilizar todo o potencial da nova placa, e claro que isso inclui os últimos lançamentos. E um dia você ainda poderá melhorar o processador para aproveitar melhor sua placa.

 

Mas se você achar que a RX 6600 já está de bom tamanho pra você, OK, ela vai oferecer mais que 2.5x o desempenho da sua GTX 1050 Ti. Mas a placa RX 6600 já sofre um pouquinho em alguns dos últimos lançamentos mais pesados até rodando no médio, já a RTX 4060 pelo menos consegue segurar melhor as pontas, por enquanto. Se você quiser manter uma placa por mais tempo, então teria que ser da RTX 4060 pra cima. Fora que, pra você que joga esses games competitivos, que são games baseados em DirectX 11, as placas AMD costumam ter desvantagem nessa API, então seu processador pode acabar rendendo um pouco menos do que se fosse com uma placa NVIDIA.

 

Muita gente trata a questão de gargalo como um bicho de sete cabeças, mas não é bem assim. Realmente existem gargalos extremos onde não faria sentido algum combinar um determinado processador com uma determinada placa de vídeo, seria o caso de você pegar um processador muito fraco para os padrões de hoje e combinar com uma placa atual que consegue rodar tudo. Nesse caso você tem uma placa que pode rodar tudo e um processador que só roda games antigos, então você fica limitado a conseguir rodar bem apenas jogos antigos. Se tivesse economizado mais numa placa usada mais fraca, teria sido melhor, mas isso SE você não tem intenção de melhorar o processador num futuro próximo.

 

No seu caso em específico, no site da Intel diz que seu processador tem 12 threads, como um 10400F, mas pesquisando em outros locais, todos eles dizem que ele tem apenas 8 threads. Apesar disso, ele consegue um geral bem parecido com o 10400F por causa dos clocks altos. Pode ser que em uma situação ou outra a falta de núcleos acabe prejudicando um pouco a experiência, mas não serão todos os casos. Você ainda conseguirá rodar vários jogos singleplayer a 60+ FPS na qualidade Alta ou Ultra em resolução 1080p numa combinação com a RTX 4060, alguns jogos mais pesados para processador, pode ser que caia um pouquinho dos 60 aqui e ali. Outro exemplo onde você pode ser prejudicado, em jogos multiplayer mais pesados, tipo Call of Duty Warzone e Battlefield 2042, talvez nesses games você queira uma experiência de 120+ FPS numa qualidade gráfica mais baixa/mediana para aproveitar um eventual monitor de 144Hz, mas não vai conseguir com esse processador, apesar da RTX 4060 ter força pra isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daison Junior A sua configuração não é ruim. Só um pouco antiga, tendo em vista que o seu processador foi lançado em 2017. Na minha opinião, ela aguenta uma placa de vídeo atual. O gargalo vai ser pequeno. Eu pegaria uma RTX 4060 (R$ 1775) e, no futuro (quando os preços diminuirem um pouco), iria para plataforma AM5. Inclusive a NVIDIA prometeu reduzir a carga do processador com o DLSS. Esse é um dos motivos porque acredito ser mais adequado a RTX 4060 do que alguma Radeon no seu caso. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!