Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de poeira onde a ventoinha puxa o ar?


Posts recomendados

Tenho o gabinete Ninja Fúria, ele não possui filtro de poeira frontal, só superior e em baixo, ventoinha da fonte.

Depois de poucos meses de uso, papo de uns 3-5 meses, percebi que entra bastante poeira nele

Por ser novo de fato fica beeem aparente e é uma leve camada boa de poeira, algo que definitivamente mostra que aqui tem bastante.

 

Na minha cabeça o filtro deveria ficar, majoritariamente, por onde o ar entra, não? Meu airflow inclusive é aquele básico e supor funcional de entra pela frente e sai por traseira superior e superior.

 

Quem tem ou conhece esse gabinete, acham que dá pra adaptar um filtro de poeira ali na parte de dentro mesmo do gabinete mesmo, só pra evitar mais a entrada? porque no lado frontal onde fica as ventoinhas, não tem como pelo formato das entradas de ar dele.

 

A frente dele sujaria bastante porque ficaria com toda a poeira mas daí, bem mais simples de limpar que o gabinete INTEIRO e componentes periodicamente.

PXL_20240315_093704822.jpg

PXL_20240315_093641096.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O frontão aparentemente é do tipo fechado, então o único lugar para filtros seriam na pequenas aberturas laterais, teria que ver se tem algum tipo de apoio e aí teria que improvisar.

Mas tem que ver se o uso do filtro não vai comprometer o fluxo de ar porque se de projeto já não colocaram deve ter algum motivo.

Entrada de poeira no PC é normal e a limpeza periódica é inevitável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão não é nem só ter um filtro, mas a qualidade desse filtro de poeira. Meu gabinete é bem simples e, mesmo tendo filtro na parte de frente, ele acaba oferecendo mais resistência a entrada do ar do que compensa na filtragem de poeria, e isso acabou comprometendo bastante o fluxo de ar do gabinete. Tive que comprar ventoinhas mais forte com uma pressão estática maior para que entrasse mais ar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Não seria mais efetivo, como eu disse, arrumar só o magnético mesmo e colocar por dentro do gabinete isolando o fronte + todas ventoinhas Do que tentar tampar as aberturas? porque são laterais e bem pequenas, muito rolê. Tipo, sujaria DEMAIS a frente e as ventoinhas, a poeira até entraria no gabinete, mas a maioria ficaria retida no filtro e seria só limpar eles.

Sei que é inevitável, mas gostaria de tentar minimizar a área de abrangência dela.

Minimizando o contato com os componentes, tá ótimo.

 

Inclusive não entendi esse filtro de poeira em cima e não ter na frente, até FISICAMENTE falando é melhor as ventoinhas de cima expelirem o ar.

@Lolpes Ah, pretendo fazer gambiarra com filtro bom mesmo, e minhas ventoinhas dão conta, tem 78cfm, normalmente com filtro recomendam 68 pra cima.

Esse PC foi montado a mão e escolhido as peças, só ***** pro gabinete porque mano, literalmente estética e segurar as peças, por mim ficaria no da positivo de 2002, mas mesmo sendo "fraca", a 3050 precisava de uma refrigeração melhor.

Agora me arrependo de não ter visto um melhor com filtro frontal, mas na época não pensei em airflow e ramificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kematizom disse:

 

@Lolpes Ah, pretendo fazer gambiarra com filtro bom mesmo, e minhas ventoinhas dão conta, tem 78cfm, normalmente com filtro recomendam 68 pra cima.

 

Se for os 78CFM da Aigo AR12 PRO...  é "CFM P.M.P.O" 😉

 

No Aliexpress tem tela e imas para confeccionar filtros no tamanho que quiser, no Shopee encontra filtros em diversos tamanhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não use aquelas telas estéticas ou filtro de ar nas saídas de ar dos ventiladores, pois isso obstrui muito o fluxo de ar das ventoinhas, use filtros somente nas entradas de ar. Meu gabinete veio com uma tela dessas na parte de cima e a primeira coisa que eu fiz foi tirar isso.

 

Filtro de ar sempre dá pra adaptar, eu fiz isso em um gabinete Cooler Master em 2015 e foi a melhor coisa que eu fiz, porque fica muito mais simples limpar o PC porque ele não suja por dentro, apenas uma poeira fina entra no PC, mas nada que um jato de ar frio com um secador de cabelo potente não resolva. Aquelas plumas que se acumulam dentro do PC, principalmente nos dissipadores (até entupir completamente o dissipador) não entram mais dentro do PC, elas param no filtro. Geralmente eu passo o aspirador de pó nos filtros 1x por mês para desobstruí-los (porque acumula bastante plumas, meu PC fica no meu quarto) e uma vez a cada 3 ou 4 meses eu abro a lateral do PC pra jogar um jato de ar nas placas, nas pás dos ventiladores e nos dissipadores pra tirar a poeira fina (só isso basta).

 

No final do ano passado troquei de gabinete (peguei um Galax Revolution-05), esse me deu bem mais trabalho pra adaptar os filtros. Eu uso um tecido chamado "volta ao mundo" (é estranho, mas o nome é esse mesmo kkkk), tem alguns fabricantes que fazem esse tecido pouco vazado (não serve para fazer filtro de ar, pois ele é muito obstruído), mas tem outros que fabricam esse tecido de uma forma bem mais vazada, esse serve perfeitamente para fazer um filtro de ar e é o que eu uso, tive que ir em duas lojas de tecido pra encontrar esse tecido do jeito que eu queria.

 

No meu gabinete eu fechei todas as entradas de ar do meio para cima (com EVA e pedaços de fita transparente, fechei até os furos de parafuso que tem vários furos de parafuso que não são usados no meu gabinete, fechei até o vão de 2mm entre o vidro e o gabinete colando tiras de EVA) e deixei aberto apenas as entradas de ar da altura do primeiro slot PCI-E para baixo e coloquei filtro em todas elas. Uso apenas duas ventoinhas PWM de 140mm exaustoras no teto do gabinete e configurei uma curva de velocidade adequada na BIOS.

 

Recortei uma folha de EVA pra dar acabamento nas ventoinhas do teto (retirei aquela telinha estética q obstrui a saída de ar do teto) e usei uma folha de ímã para manter o EVA grudado no gabinete, ficou mais bonito que a telinha que veio original e assim consegui fechar as entradas de ar que ficariam no teto ao redor das ventoinhas.

 

Funciona muito bem no meu PC, o ar frio entra sempre pela parte de baixo e sobe canalizado pelas ventoinhas do teto (a ventoinha do lado do CPU tem uma curva mais agressiva de rotação porque aquele lado esquenta mais).

 

Pra fazer os filtros eu recorto uma moldura de placa pluma (é tipo uma placa de isopor compactado mais rígida que isopor comum, encontra pra vender em papelarias) ou então uma moldura de EVA, estico o tecido na mesa com fita adesiva e colo na moldura com cola instantânea (eu uso aquela cola instantânea da Tekbond de artesanto, que é tipo uma superbonder só que ela é bem viscosa, é melhor pra fazer esse tipo de colagem no tecido com o isopor ou EVA do que aquelas colas mais líquidas) e depois fixo a moldura do filtro com parafusos e porcas ou então pedaços de fita dupla-face, ou algumas gotas de cola (dessas PVA mesmo) ou até mesmo aquelas folhas de ímã que você pode colar na moldura pra ela grudar no metal do gabinete. Aqui o que vale é a criativamente com os materiais e as técnicas e bastante paciência porque dá um pouco de trabalho pra tirar as medidas certinho, cortar com tesoura e estilete sem errar, etc..

 

Eu ainda pretendo refazer os filtros da parte traseira usando EVA quando estiver com tempo e paciência pra mexer com isso, por enquanto fiz na pressa e tá provisório 😄

 

(na foto da curva de fan o PC não estava em idle, a placa de vídeo estava processando algumas coisas com 100% de uso a algumas horas [60ºC na GPU] e o CPU oscilando entre 15 e 30% de uso. Gabinete totalmente fechado).

 

 

A1_01.jpg

A1_02.jpg

Traseira_provisorio.jpg

Tecido.jpg

Filtro_da_fonte.jpg

curva_fan.jpg

A1_03.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!