Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como injetar a licença do Windows 10/11 na BIOS?


Posts recomendados

O cliente comprou um computador e pediu que o Windows fosse injetado na BIOS para que fosse feita ativação off-line em caso de formatação.

 

Busquei o material da Microsoft sobre o assunto (Geração de imagem e ambiente e OA3-Tools) e até tentei seguir alguns tutoriais para a montagem de um FactoryOS, mas não consigo reproduzir no sistema que o cliente pediu.

 

Tenho uma licença COEM para usar, mas ela não faz a instalação na BIOS.

 

Alguém já conseguiu resolver este problema? O objetivo é entregar somente este único computador com a licença na BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, nesses links da Microsoft parece haver apenas a informação da ativação da licença genérica e do registro da licença com o Hardware, mas quando se fala em BIOS é mencionada a ferramenta do fabricante.

 

A minha BIOS é AMI (não consegui encontrar no site, mas aparece como se fosse DS200913, 2.22.1282), eu tenho o afuwin e AMIBGT para gravar o flash na BIOS, mas não faço ideia de como encontrar a posição onde deveria estar a chave, nem como usar o AMIBGT para fazer essa operação. Alguém conhece ou já viu algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, já tinha assistido e sequer o Intel ME/TXE funcionou (ele afirma que o meu arquivo de BIOS não é aceitável como input). Se desse certo, eu editaria diversos arquivos de BIOS e testaria nesse programa até descobrir, por tentativa e erro, onde é o local correto para enfiar a chave do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele me responde conforme a figura abaixo. O arquivo .rom é o original e o .bin foi salvo a partir do hex do ROM.

 

Eu ainda não consegui encontrar a versão da placa, as informações que eu encontrei são:
DS200913, versão 2.22.1282.

 

Ela também marca a numeração E214887, mas as placas com essa numeração são diferentes (a minha é de um mini PC que usa memória So-DIMM, as outras são de PC com memória RAM normal),
 

image(9).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster

Na verdade, o Afuwin é feito pela AMI mesmo, não necessariamente da ASUS, dá pra pegar pelo site deles (https://www.ami.com/BIOS-uefi-utilities/).

 

@W46n3r

O Intel ME TXE Injector não é o Intel ME. Intel ME é um programa da Intel para alguma coisa no SO, o Intem ME TXE Injector é um programa da comunidade, disponibilizado pelo Github. Ele teria justamente a função de ler as placas que são intel e retirar a chave do produto se estiver no local correto. Link abaixo:
https://github.com/kolyandex/Intel-ME-region-injector/releases

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Voltolini disse:

Na verdade, o Afuwin é feito pela AMI mesmo, não necessariamente da ASUS, dá pra pegar pelo site deles

E que tal se tentar com Afudos então? De onde veio esse BIN que tenta subir? Consegue ler na placa se tem modelo escrito nela? Descreve como está fazendo essa operação, por favor. Tem só o chip do BIOS ou está com a placa em mãos? Está tentando via software direto pelo SO ou tem ferramenta externa de gravação? Se sim, qual marca e modelo? Está tentando só manipular o arquivo ou quer gravar diretamente (editado ou não)? É necessário mais informações para conseguirmos mais assertividade. Lembre que sempre seremos cegos, não temos o equipamentos em mãos como você. As vezes, pequenos detalhes fazem a diferença para descobrirmos o caminho certo. Muito importante agora é sabermos a marca e modelo corretos da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Voltolini disse:

Ele teria justamente a função de ler as placas que são intel e retirar a chave do produto se estiver no local correto.

 

Entendi. Dá um toque ai se der certo. Nem imaginava que dava pra fazer transferência de chave

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster

Certo, se eu esquecer de algo,me avisa, por favor:

Tenho o PC inteiro e funcionando em mãos, já com o Windows ativado (como se fosse licença retail normal). A licença que eu tenho é COEM.

 

O .rom eu consegui através do AFUWIN (do mesmo pacote que o AFUDOS), eu abro o programa, peço para ele ler a BIOS do PC e salvar em um arquivo .rom. O AFUWIN oferece a opção de eu carregar um arquivo .rom e gravar na BIOS (minha ideia original era usar o arquivo ROM fornecido pelo AFUWIN, adicionar a chave do windows e subir novamente para a BIOS usando o próprio AFUWIN).

 

Eu tenho um arquivo bin (contendo a chave de registro do Windows e a hash do hardware) e um XML, gerados pelo OA3 da Microsoft, específicos para este computador, que eu espero usar no futuro para validar a licença com a Microsoft.

 

Eu não tenho exatamente o modelo da placa, na inicialização ele fala em DS200913 2.22.1282 e na placa em si tem a marcação de E214887, mas quando eu pesquiso essa placa na internet só me retornam fotos de placas diferentes (a minha usa memória de notebook, enquanto que as do Mercado Livre têm slot de memória normal).

 

Tenho uma gravadora de BIOS CH341, mas nunca usei antes e essa BIOS está soldada na placa (eu não tenho experiência com solda para retirar da placa).

 

Sobre a forma de gravação, eu não sei te responder ao certo, a única coisa que eu realmente preciso é que o computador tenha a licença OEM injetada na BIOS para permitir que o comando "wmic path softwarelicensingservice get oa3xoriginalproductkey" funcione ou que ele consiga formatar o pc e a chave seja inserida automaticamente sem ele precisar consultar o adesivo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Voltolini disse:

Eu não tenho exatamente o modelo da placa

Isso é um problema. Ajudaria para refinarmos a pesquisa afim de saber se esse BIOS dela tem a possibilidade de editar a chave. Tenha em mente que as otimizações dos fabricantes tem muitas possibilidades, desde a simplicidade até a sofisticação. Precisa isolar o que ocasiona a recusa do software em aceitar a edição. Tenho a impressão de que o hash não bate na verificação pela contagem dos bits. O pacote retorna alterado no tamanho e ele nega a gravação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!