Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Atualmente eu tenho um Ryzen 5 5600G e uma RTX 4060 8GB.

Meu próximo upgrade é uma placa-mãe com o chipset B550, justamente por ser a mais custo-benefício com PCIe 4.0 (tanto pra SSD, quanto pra GPU), porém sempre quando vou verificar a compatibilidade dentro do site das fabricantes, as descrições são um pouco "confusas" pra mim.

No print abaixo por exemplo, é uma Gigabyte B550M K, onde informa que tem 1 slot PCIe x16. Como o meu processador é da série 5000 G por ter gráficos integrados, no primeiro hífen mostra que tem suporte para PCIe 4.0.

Já na linha de baixo, que é onde se enquadra a minha CPU, informa que tem "suporte PCIe 3.0 x16". 

O que eu gostaria de saber é, como eu não utilizo os gráfico integrados do meu processador (opção está até desativada na BIOS), se eu comprar essa placa-mãe citada acima, minha placa de vídeo irá funcionar com o PCI Express 4.0 x16?

Desde já agradeço o tempo de vocês pelas respostas, tenha um bom final de semana a todos! 🙂

Link da Gigabyte que usei como base: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B550M-K-rev-10/sp#sp

image.png.b085e4dc787cef240f0783cd597145c5.png

Postado

@FellipeMcFly Fisicamente o PCIe é compatível com qualquer GPU do mercado, sem exceção.

Nas especificações do 5600G diz PCIe 3.0, ver aqui: https://www.amd.com/en/product/11176

Segundo o site do fabricante da placa-mãe, o PCIe x16 slot integrado ao processador, para os 5600G funciona em 3.0, isso não importa se o vídeo integrado está ou não desativado, ele ainda não deixa de ser um 5600G.

Em resumo, compra e usa, tudo vai funcionar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!