Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade de PCIe entre placa-mãe e GPU.


Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Atualmente eu tenho um Ryzen 5 5600G e uma RTX 4060 8GB.

 

Meu próximo upgrade é uma placa-mãe com o chipset B550, justamente por ser a mais custo-benefício com PCIe 4.0 (tanto pra SSD, quanto pra GPU), porém sempre quando vou verificar a compatibilidade dentro do site das fabricantes, as descrições são um pouco "confusas" pra mim.

 

No print abaixo por exemplo, é uma Gigabyte B550M K, onde informa que tem 1 slot PCIe x16. Como o meu processador é da série 5000 G por ter gráficos integrados, no primeiro hífen mostra que tem suporte para PCIe 4.0.

Já na linha de baixo, que é onde se enquadra a minha CPU, informa que tem "suporte PCIe 3.0 x16". 

 

O que eu gostaria de saber é, como eu não utilizo os gráfico integrados do meu processador (opção está até desativada na BIOS), se eu comprar essa placa-mãe citada acima, minha placa de vídeo irá funcionar com o PCI Express 4.0 x16?

 

Desde já agradeço o tempo de vocês pelas respostas, tenha um bom final de semana a todos! 🙂

 

Link da Gigabyte que usei como base: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B550M-K-rev-10/sp#sp

 

image.png.b085e4dc787cef240f0783cd597145c5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FellipeMcFly Fisicamente o PCIe é compatível com qualquer GPU do mercado, sem exceção.

 

Nas especificações do 5600G diz PCIe 3.0, ver aqui: https://www.amd.com/en/product/11176

 

Segundo o site do fabricante da placa-mãe, o PCIe x16 slot integrado ao processador, para os 5600G funciona em 3.0, isso não importa se o vídeo integrado está ou não desativado, ele ainda não deixa de ser um 5600G.

 

Em resumo, compra e usa, tudo vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!