Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos travam após trocar de CPU


Posts recomendados

Meu computador:

Ryzen 7 5800X3D

RX 6650 XT OC 8GB
ASUS B450M Gaming BR (a versão de 4 slots de RAM, a BIOS ta atualizada para a última versão, pois a versão de fábrica não era compatível com esse Ryzen 7 que comprei)
2x8GB XPG Spectrix D41 RGB 3000MHz
Fonte de 500W bronze (não lembro a marca pois não estou em casa agora, estou no trabalho)

Armazenamento: 1 SSD SATA3 480GB Kingston, 1 HDD 2TB 7200RPM, 2 HD 500GB cada

Recentemente troquei de processador, eu tinha um Ryzen 7 2700 e troquei pra um Ryzen 7 5800X3D, porém um problema que eu não tinha antes da troca do processador, é que meus jogos não travavam, jogava COD com 80fps, tinha quedas ocasionais de fps no modo Warzone, mas isso pois o processador não conseguia acompanhar a GPU (eu imagino), pois quando troquei de processador, o jogo até mesmo com tudo no maximo rodava há 120-150 FPS, porém jogo tudo no baixo-médio e tenho travamento do jogo e do sistema, que duram pouco menos de 2 segundos, somente no modo MW Zombies, Warzone, no multiplayer funciona normal, GPU fica em 49ºC, ocasionalmente fica em 55ºC, já o processador fica em em 70ºC ou 75ºC, isso também acontece no League of Legends, tentei limitar o FPS, ao invés de usar 240fps ou sem limite, deixei em 120fps e o problema persistiu, outros jogos como It Takes Two, acontece o mesmo, não sei se é a fonte que não consegue alimentar a CPU, se a placa-mãe é muito inferior ou se é os 2 juntos. Vale lembrar que o computador pode travar mas ele nunca deu tela azul ou se desligou, para uso normal ele não trava, mas para jogo é como expliquei.
Obs.: caso precise trocar a fonte e a placa-mãe, tenho orçamento total de 1700 (parcelado)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, alexrose disse:

Meu computador:

Ryzen 7 5800X3D

RX 6650 XT OC 8GB
ASUS B450M Gaming BR (a versão de 4 slots de RAM, a BIOS ta atualizada para a última versão, pois a versão de fábrica não era compatível com esse Ryzen 7 que comprei)
2x8GB XPG Spectrix D41 RGB 3000MHz
Fonte de 500W bronze (não lembro a marca pois não estou em casa agora, estou no trabalho)

Armazenamento: 1 SSD SATA3 480GB Kingston, 1 HDD 2TB 7200RPM, 2 HD 500GB cada

Recentemente troquei de processador, eu tinha um Ryzen 7 2700 e troquei pra um Ryzen 7 5800X3D, porém um problema que eu não tinha antes da troca do processador, é que meus jogos não travavam, jogava COD com 80fps, tinha quedas ocasionais de fps no modo Warzone, mas isso pois o processador não conseguia acompanhar a GPU (eu imagino), pois quando troquei de processador, o jogo até mesmo com tudo no maximo rodava há 120-150 FPS, porém jogo tudo no baixo-médio e tenho travamento do jogo e do sistema, que duram pouco menos de 2 segundos, somente no modo MW Zombies, Warzone, no multiplayer funciona normal, GPU fica em 49ºC, ocasionalmente fica em 55ºC, já o processador fica em em 70ºC ou 75ºC, isso também acontece no League of Legends, tentei limitar o FPS, ao invés de usar 240fps ou sem limite, deixei em 120fps e o problema persistiu, outros jogos como It Takes Two, acontece o mesmo, não sei se é a fonte que não consegue alimentar a CPU, se a placa-mãe é muito inferior ou se é os 2 juntos. Vale lembrar que o computador pode travar mas ele nunca deu tela azul ou se desligou, para uso normal ele não trava, mas para jogo é como expliquei.
Obs.: caso precise trocar a fonte e a placa-mãe, tenho orçamento total de 1700 (parcelado)

 

hora que puder enviar o modelo certo da fonte, o TDP do Ryzen 7 2700 é 65w, enquanto o Ryzeb 7 5800X3D é de 105w, pode ser que a fonte não esteja conseguindo alimentar o sistema inteiro direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MarkolaBR disse:

hora que puder enviar o modelo certo da fonte, o TDP do Ryzen 7 2700 é 65w, enquanto o Ryzeb 7 5800X3D é de 105w, pode ser que a fonte não esteja conseguindo alimentar o sistema inteiro direito.

 

2 horas atrás, Rúben Roosevelt disse:

É tá no limite, mais ainda aguenta, se for colocar outro componente, ela não aguenta mais. Mas depende de marca né, tem umas que enganam e coloca o valor errado para enganar o consumidor.

Eu vou para casa daqui 3h, então assim que eu tiver em casa, eu pego o modelo exato da fonte e passo para vocês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/03/2024 às 14:59, MarkolaBR disse:

hora que puder enviar o modelo certo da fonte, o TDP do Ryzen 7 2700 é 65w, enquanto o Ryzeb 7 5800X3D é de 105w, pode ser que a fonte não esteja conseguindo alimentar o sistema inteiro direito.

 

Em 16/03/2024 às 15:05, Rúben Roosevelt disse:

É tá no limite, mais ainda aguenta, se for colocar outro componente, ela não aguenta mais. Mas depende de marca né, tem umas que enganam e coloca o valor errado para enganar o consumidor.

Então desculpe não atualizar vocês ontem sobre o modelo, acabei esquecendo, eu demorei um pouco pra achar o modelo pois só aparecia BV e BA, porém é esse daqui: FONTE EVGA 500B 80 PLUS BRONZE PFC ATIVO 500W
https://www.pichau.com.br/fonte-evga-500b-80-plus-bronze-pfc-ativo-500w-100-b1-0500-kr
https://br.evga.com/articles/00763/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte é muito boa e também a gpu e o processador não está sofrendo de superaquecimento.

Então primeiro, trocou a pasta térmica quando trocou o processador? Viu se as memória está em dual channel?

Também recomendo atualizar o windows (até as atualizações opcionais), para ver se algum problema do windows, e atualizar os drivers (para ver se tem algum driver incompatível com a cpu).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Rúben Roosevelt disse:

Essa fonte é muito boa e também a gpu e o processador não está sofrendo de superaquecimento.

Então primeiro, trocou a pasta térmica quando trocou o processador? Viu se as memória está em dual channel?

Também recomendo atualizar o windows (até as atualizações opcionais), para ver se algum problema do windows, e atualizar os drivers (para ver se tem algum driver incompatível com a cpu).

Sim, troquei a pasta termica, limpei lindo tinindo, o processador eu to usando há pouco mais de 1 mês. Sim as memórias estão em dual channel, sobre atualizar o windows confesso que não atualizei pois ele ta corrompido e somente reinstalando o mesmo (foi fazer isso na segunda de noite, pois vai chegar o SSD NVMe e nele quero deixar o windows quando for formatar), os drivers da GPU estão sempre atualizados, eu checo quase todo dia que abro o adrenaline pra jogar cod, para os outros drivers tem algum site/app que você recomendaria? vi que algumas pessoas não recomendam o driver booster por exemplo (eu não uso nenhum aplicativo do genero, só falo pois vi por aqui no site mesmo)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sites para atualizar os seus drivers, atualize segundo o seu sistema (win 10 ou Win 11), não instale o driver do chipset e o do vídeo, porque os da amd é o mais recente:

https://www.amd.com/pt/support

https://www.ASUS.com/br/supportonly/prime b450m-gaming-br/helpdesk_download/

 

E você pode atualizar o firmware do SSD para reparar erros, mais pode corromper o SSD, problema que pode ser ruim no disco que tiver o windows estiver instalado ou que não tenha baclup, então faça isso antes de formatar.

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

Depois de atualizar me avisa se mudou alguma coisa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Rúben Roosevelt disse:

Sites para atualizar os seus drivers, atualize segundo o seu sistema (win 10 ou Win 11), não instale o driver do chipset e o do vídeo, porque os da amd é o mais recente:

https://www.amd.com/pt/support

https://www.ASUS.com/br/supportonly/prime b450m-gaming-br/helpdesk_download/

 

E você pode atualizar o firmware do SSD para reparar erros, mais pode corromper o SSD, problema que pode ser ruim no disco que tiver o windows estiver instalado ou que não tenha baclup, então faça isso antes de formatar, e se quiser eu posso passar o sites de atualização dos outros discos

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

Depois de atualizar me avisa se mudou alguma coisa.

Tenho 1 HD externo de 1tb para fazer backup, vou baixar esse app para reparar erros, depois que eu fizer o backup e já tiver com o novo SSD, ai uso o app, os drivers pelo site da ASUS, baixei os que acho que podem ser atualizados e vou verificar certinho e o da gpu ta em dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rúben Roosevelt Você acredita que chegou meu SSD e eu não tenho o parafuso para prender na placa-mãe? Atualizei os drivers que você me passou porém os problemas de travamento continuam iguais, vou formatar quando puder instalar o SSD e torcer para que resolva, caso contrário você diria que eu troco a fonte ou a placa-mãe primeiro? Ou os dois juntos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou achando que o problema está na placa-mãe, a placa é PCI express 3.0 x16 e a placa de Vídeo é PCI express 4.0, ou quer dizer, a placa-mãe deve está limitando a GPU. Eu tenho umas dicas que pode melhorar o desempenho dos jogos antes de você querer trocar a placa-mãe:

-Permita que o processador use a VRAM da placa de vídeo. Aqui explica como.

-Se tiver uns coolers ou fans de computadores velhos, você pode colocar eles no gabinete ou se tiver dinheiro compre um gabinete mais refrigerado, porque o Ryzen tem uma função chamada XFR, que aumenta o clock da cpu automaticamente, acima do limite, se a CPU estiver devidamente refrigerado.

-Vá no gerenciador de dispositivos e habilite o cache do SSD, aqui ensina como. Acelerar o disco que tá a paginação pode melhorar um pouco o jogo, já que de vez em quando se passar algumas coisas do jogo para o HD, é raro mais acontece.

-Não esqueça de atualizar também o firmware do SSD novo, antes de formatar.

Se não prestar o jeito é trocar para outra placa-mãe, depois eu passo uma placa-mãe boa e também um gabinete bom e bem ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!