Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc desligando quando abre jogos ou programas


Ir à solução Resolvido por MarkolaBR,

Posts recomendados

Olá pessoal estou com este problema a cerca de 4 meses, desde quando comprei o meu computador isso acontece, não devolvi pois achei que o problema tinha resolvido em fim, vou explicar o que acontece.

Meu Pc é Ryzen 5600g

placa-mãe a520m amd

Fonte 500w

memória ram 16gb

3 fans frontal, 1 fan traseiro, coolerbox universal 

É algo muito estranho que acontece, quando eu ligo ele a primeira vez no dia ele roda jogos como sea of thieves, gta v, cs2 normal, porém quando eu desligo ele dou uma pausa e depois ligo novamente o pc fica insuportável, pois qualquer jogo que abrir ele simplesmente desliga, eu uso uma tv de 32p como monitor, quando o pc desliga ele simplesmente desliga o monitor, os periféricos e os botões de liga/ desliga e reset deixam de funcionar, porém os fans ligados no monex e na placa-mãe ficam ligados normalmente, unica forma de ligar o pc novamente seria retirar o cabo da energia e conectar novamente.

Outra coisa bizarra é que jogos do tipo euro truck, civilization vi, against the storm, desligam o pc mesmo quando liga na primeira vez, o estranho é que se eu colocar teste de stress de CPU e GPU o pc não desliga, o pc fica em 100% a 97°C e não desliga, só quando abre jogos.

Outra coisa que achei estranho é que esse 5600g consome 65w na potência maxima, porém com os testes de stress o maximo que ele consome é 35.5w, acho isso muito estranho. Desculpe-me pelo texto enorme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rambo0z disse:

Olá pessoal estou com este problema a cerca de 4 meses, desde quando comprei o meu computador isso acontece, não devolvi pois achei que o problema tinha resolvido em fim, vou explicar o que acontece.

Meu Pc é Ryzen 5600g

placa-mãe a520m amd

Fonte 500w

memória RAM 16gb

3 fans frontal, 1 fan traseiro, coolerbox universal 

É algo muito estranho que acontece, quando eu ligo ele a primeira vez no dia ele roda jogos como sea of thieves, gta v, cs2 normal, porém quando eu desligo ele dou uma pausa e depois ligo novamente o pc fica insuportável, pois qualquer jogo que abrir ele simplesmente desliga, eu uso uma tv de 32p como monitor, quando o pc desliga ele simplesmente desliga o monitor, os periféricos e os botões de liga/ desliga e reset deixam de funcionar, porém os fans ligados no monex e na placa-mãe ficam ligados normalmente, unica forma de ligar o pc novamente seria retirar o cabo da energia e conectar novamente.

Outra coisa bizarra é que jogos do tipo euro truck, civilization vi, against the storm, desligam o pc mesmo quando liga na primeira vez, o estranho é que se eu colocar teste de stress de CPU e GPU o pc não desliga, o pc fica em 100% a 97°C e não desliga, só quando abre jogos.

Outra coisa que achei estranho é que esse 5600g consome 65w na potência maxima, porém com os testes de stress o maximo que ele consome é 35.5w, acho isso muito estranho. Desculpe-me pelo texto enorme

qual modelo da sua fonte? essa temperatura de 97°c não está normal mesmo em "full load". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rambo0z disse:

@MarkolaBR é da PCWELLS PK-550

pode ser a fonte, essas fontes quando tem essa chavinha seletora é bomba. 

agora, MarkolaBR disse:

pode ser a fonte, essas fontes quando tem essa chavinha seletora é bomba. 

sem esquecer é claro do superaquecimento... verifica se o cooler está bem encaixado e a pasta térmica se não está seca. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rambo0z vou te explicar, quando o cpu esta esquentando muito para ele não desligar ou explodir o processador diminiu a potencia e as tensões também, no seu caso o processador esta esquentando e caindo o desempenho para ele não ser danificado, entendeu?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XDLMAO troquei a pasta térmica porém fica em 97°C no stress, acho que tem essa limitação devido ao fato que você disse anteriormente, acredito que passa dos 100°C sem dificuldade mas para não houver danos fica limitado.

Usei a pasta branca, deve ser por isso, ou também o coolerbox de qualidade inferior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rambo0z disse:

@XDLMAO troquei a pasta térmica porém fica em 97°C no stress, acho que tem essa limitação devido ao fato que você disse anteriormente, acredito que passa dos 100°C sem dificuldade mas para não houver danos fica limitado.

Usei a pasta branca, deve ser por isso, ou também o coolerbox de qualidade inferior

acredito que tenha algum problema com seu aircooler, consegue mandar uma foto dele? 

agora, MarkolaBR disse:

acredito que tenha algum problema com seu aircooler, consegue mandar uma foto dele? 

mesmo utilizando a pasta térmica branca, não é normal 97°c, sem o teste de stress fica quanto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarkolaBR quando é dia de muito calor, na area de trabalho fica cerca de 43°C, quando é de manhã mais fresco fica em 39°C

@MarkolaBR esse mesmo modelo, até a mesma cor que o meu

D_NQ_NP_721409-MLB70020080588_062023-O.webp

@MarkolaBR acabei de rodar sea of thieves e pegou 98°C lembrei de uma dica, diminuir a energia do processador pra 30%, aparentemente resolveu, agora ta rodando cerca de 79°C porém o desempenho igual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
18 minutos atrás, Rambo0z disse:

@MarkolaBR quando é dia de muito calor, na area de trabalho fica cerca de 43°C, quando é de manhã mais fresco fica em 39°C

@MarkolaBR esse mesmo modelo, até a mesma cor que o meu

D_NQ_NP_721409-MLB70020080588_062023-O.webp

@MarkolaBR acabei de rodar sea of thieves e pegou 98°C lembrei de uma dica, diminuir a energia do processador pra 30%, aparentemente resolveu, agora ta rodando cerca de 79°C porém o desempenho igual

Recomendo a troca da fonte e do cooler, e utilizar pasta térmica cinza... 

 

Recomendações: 

FONTE COOLER MASTER MWE 450

COOLER PARA PROCESSADOR DEEPCOOL AK400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!