Ir ao conteúdo

Upgrade - saindo de um i7-7700

Ir à solução Resolvido por Middoken,

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia.

Preciso de dicas referente a um upgrade, tenho meu PC comprado em 2017 e desde então fiz upgrade na placa de vídeo e cooler, saindo de uma GTX 1060 6GB para uma RTX 3060 12GB.

Meu setup atual:

i7-7700

H110M (gigabyte)

32GB RAM - 3600mhz (corsair - DDR4)

RTX 3060 12GB (gigabyte)

Water Cooler 240mm (cooler master)

Fonte 550w (corsair)

A dúvida é: 
subir para AM4 (5700x3D) ou ir direto para plataforma AM5?

Ou até mesmo vender o setup e iniciar do zero, minha vontade hoje é ter um setup para jogos high end e skyrim com 300gb em mods rsrsrs

Postado

@allan8 Bom dia,

Qual seria o seu orçamento?

12 minutos atrás, allan8 disse:

subir para AM4 (5700x3D) ou ir direto para plataforma AM5?

Ou até mesmo vender o setup e iniciar do zero, minha vontade hoje é ter um setup para jogos high end e skyrim com 300gb em mods rsrsrs

Subir para o 5700x3D seria uma ótima opção, dependendo do seu orçamento é claro. Já AM5 não compensa, o preço que você vai pagar com placa-mãe e memória DDR5 está elevado demais levando em consideração um ótimo computador AM4.

15 minutos atrás, allan8 disse:

Fonte 550w (corsair)

É uma fonte da linha CV da Corsair?

• Moderador
Postado

@allan8 Eu tinha a mesma configuração que a sua, também havia montado em 2017 e recentemente fiz upgrade completo, acabei optando por um i5 13600KF e um B660M, recomendo essa mesma configuração.

O i5 13600KF é um monstrinho, melhor do que i7 e i9 da geração anterior a dele, sobra em todo jogo atual, já vi testes dele in game com um RTX 4090 e ele segura tranquilamente a placa.. hoje é o melhor custo-benefício Intel.

• Curtir 4
Postado

Se você for ficar mais alguns bons anos sem upgrade, igual sua configuração atual, então pode ficar no 5700X3D mesmo. Kit AM5 está muito caro, até compensa o investimento se você pretende fazer upgrade em poucos anos, porque se você ficar com AM4 não vai ter upgrade sem precisar trocar tudo de novo.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, allan8 disse:

@Middoken Um máximo de 3.000 se fosse o caso de ir para AM4.

Bom, levando em consideração que você só precisaria de processador, placa-mãe e talvez trocar a fonte ( por uma de melhor qualidade ), vou te mandar o seguinte:

Processador: Ryzen 7 5700x3d

placa-mãe: B550m MSI WI-FI

Fonte: 600w Cooler master 80 plus bronze

Deu: 2724 ( sem incluir o frete ).

Por mais que uma fonte de 500w Cooler master já servisse para você, vou optar pela de 600w por estar literalmente mais barata e de dando uma margem boa para investir numa melhor GPU no futuro.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Middoken disse:

Bom, levando em consideração que você só precisaria de processador, placa-mãe e talvez trocar a fonte ( por uma de melhor qualidade ), vou te mandar o seguinte:

Por mais que uma fonte de 500w Cooler master já servisse para você, vou optar pela de 600w por estar literalmente mais barata e de dando uma margem boa para investir numa melhor GPU no futuro.

Um upgrade na GPU seria bem vindo ou desnecessário para dar conta desses jogos atuais?

Postado

@allan8 A RTX 3060 ainda aguenta bastante coisa, o caminho de upgrade para essa placa seria pelo menos um RX 7700 XT da AMD. Atualmente é encontrada na casa dos R$3.000, mas nos próximos meses deve começar a se aproximar mais dos R$2.500, seria a melhor hora pra compra-la.

• Curtir 2
Postado
24 minutos atrás, allan8 disse:

Um upgrade na GPU seria bem vindo ou desnecessário para dar conta desses jogos atuais?

Não teria necessidade de trocar sua GPU no momento, ela aguenta de boa os próximos 4/5 anos em diante.

• Curtir 2
Postado
57 minutos atrás, Middoken disse:

A fonte modular ou não influencia em alguma coisa?

Postado
10 minutos atrás, allan8 disse:

A fonte modular ou não influencia em alguma coisa?

Geralmente fonte com uma qualidade maior são modulares, mas não são todas. Basicamente como o amigo ali em cima disse, em quase todos os casos é só pra deixar mais caro, até por que em parâmetros de estética ou até na organização dos cabos elas são melhores.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, Middoken disse:

Permita-me discordar dessa indicação, não vejo sentido em pagar praticamente o mesmo valor (1,7K) de um i5 13600KF por esse 5700X3D que é inferior..

É uma boa configuração com certeza e melhor do que a atual configuração do amigo @allan8 , mas eu recomendo o seguinte:

CPU - Intel Core i5 13600KF

placa-mãe - MSI PRO B760M-P

Fonte - Cooler Master MWE 600W

Total: 2.826,97

Esse sim é melhor o investimento que pode fazer!!

• Amei 2
Postado
2 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Permita-me discordar da indicação, não vejo sentido em pagar praticamente o mesmo valor (1,7K) de um i5 13600KF por esse 5700X3D que é inferior.

É uma boa configuração com certeza e melhor do que a atual configuração do amigo @allan8 , mas eu iria no seguinte:

CPU - Intel Core i5 13600KF

placa-mãe - MSI PRO B760M-P

Fonte - Cooler Master MWE 600W

Total: 2.826,97

Esse sim é melhor o investimento que pode fazer!!

Esse processador é DDR4 mas com suporte para DDR5?

Postado
1 minuto atrás, guilherme_dr disse:

O i5 13600KF pode ser utilizado tanto em DDR4 como em DDR5.

Irei ponderar referente a sua indicação também, pelo pequena diferença no preço e plataforma parece estar mais vantajoso.

Postado

@allan8 não vale a pena pensar em DDR5 nesses processadores, é um investimento muito alto em placa-mãe e memória RAM para pouco ganho na prática. E você nem poderá reaproveitar essas memórias DDR5 numa configuração nova no futuro, estarão completamente defasadas, pois as memórias DDR5 ainda estão no início.

O gráfico mais abaixo, feito pelo site TechSpot (dos mesmos autores do canal Hardware Unboxed), compara o desempenho do 5700X3D com outros processadores, incluindo o 13600K, só que testaram o 13600K com memórias DDR5 7200MHz, que são extremamente caras. Ele ficou 4% acima do 5800X3D, provavelmente ficaria no mesmo nível ou um pouco abaixo dele com memórias mais baratas (abaixo de 6000MHz). E talvez usando DDR4 fique no nível do 5700X3D em jogos.

Em muti-tarefas o 13600K continua sendo MUITO SUPERIOR ao Ryzen 7 5700X3D (coisa de 50% mais rápido), porém deve-se considerar que a Intel só conseguiu atingir alto nível de desempenho nesses novos processadores porque liberou o limite de energia deles sem dó. Um Core i5 13600K em carga máxima consome 187W, isso é mostrado em testes práticos e também é o que a própria Intel diz no seu site. Para refrigerar um processador que chega a consumir essa quantidade de energia é necessário um cooler bem parrudo, e mesmo assim ele vai operar em temperaturas elevadas, então tenha isso em mente.

Average-p.webp

Postado
4 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@GuilhermeGB Eu tenho um 13600KF e um WC de 240mm de entrada e nunca cheguei a 80ºC, uma média de 55~65ºC in game. Sobre o consumo energético do processador, o TDP máximo sem overclock é de 125W.

Bom, os testes na prática mostram resultados diferentes. Em stock chega a 187W, se liberar os limites da BIOS chega a 200W. 

power-multithread.png

Diferentes tipos de tarefas resultam em diferentes níveis de consumo de energia, conforme o gráfico abaixo mostra. Repare que em todos os testes que envolvem uso do multi-core (por exemplo: Blender, Cinebench, V-Ray, codificação de vídeo em H.264, H.265 e AV1) o consumo ficou sempre em 150W ou mais. Lembrando que os valores abaixo foram obtidos através de medições físicas no conector de 8-pinos do processador, e não através de sensores da placa-mãe.

power-per-application.png

Screenshot_81.png

Postado

Estão confundindo TDP com consumo de energia. Segundo a Intel, o consumo de energia de seus processadores é inferior ao TDP em cargas mais baixas. Além disso, o TDP máximo pode ser ultrapassado por um curto período, como durante o uso do Turbo Boost, quando a frequência da CPU é elevada temporariamente para atender a uma tarefa intensiva.

TDP é energia perdida com calor.

"Um Core i5 13600K em carga máxima consome 187W," - Isso é quanta energia foi consumida da tomada da parede.

Atualmente, a linha Ryzen 5000 (AM4) é a melhor opção de upgrade levando em conta: dinheiro, performance e consumo de energia.

• Moderador
Postado
15 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Diferentes tipos de tarefas resultam em diferentes níveis de consumo de energia, conforme o gráfico abaixo mostra. Repare que em todos os testes que envolvem uso do multi-core (por exemplo: Blender, Cinebench, V-Ray, codificação de vídeo em H.264, H.265 e AV1) o consumo ficou sempre em 150W ou mais. Lembrando que os valores abaixo foram obtidos através de medições físicas no conector de 8-pinos do processador, e não através de sensores da placa-mãe.

Eis a questão, você não deve se basear em testes de estresse, nos quais o processador é forçado ao limite ou próximo dele para se medir quanto gasta e aí dizer que esse será padrão de consumo no dia a dia de um usuário que comprará o processador para jogar, navegar na internet e afins.. 😅

Mas a minha bronca com o seu comentário anterior não é nem em relação ao consumo enegético e sim por você ter comentado que seria necessário muito investimento para manter esse i5 frio e mesmo assim seria difícil, o que é falso..

Eu volto a afirmar: tenho e utilizo o i5 13600KF e lhe garanto que com meu watercooler de 240mm mantenho ele refrigerado a ponto de nunca chegar a 80ºC, não precisei verificar testes para isso, eu mesmo provei na prática ao longo de 1 ano de uso do CPU.

(Talvez o @Edvaldo J. Frederico que também utiliza esse CPU a algum tempo, pode contribuir com sua experiência e enriquecer a discussão)

Sobre o consumo energético, no próprio gráfico que você anexou ao seu post, pode ver a Average (média) de 103,9W, ou seja, o consumo do processador não é alto como você está fazendo parecer.. é necessário entender que o CPU pode atingir PICOS de 187W ou até mais, enquanto está sendo forçado, mas sua média de consumo é baixa, na verdade até mais baixa do que a própria Intel classificou para ele (125W).

Repito, não use testes de estresse com mil tipos de renderização para afirmar que o consumo do processador será alto no dia a dia de um "usuário comum".

AQUI pode ver todos os teste relacionado a consumo do i5 13600K e aí se vê a diferença entre um teste de renderização e gaming.

Mas enfim, só quis orientar o autor do tópico que com o mesmo (ou quase) preço ele pode optar por um processador que entrega mais desempenho.

1 hora atrás, Guilherme FW Xavier disse:

Atualmente, a linha Ryzen 5000 (AM4) é a melhor opção de upgrade levando em conta: dinheiro, performance e consumo de energia.

Concordo com a classificação da linha R5 de modo geral como o melhor custo-benefício, mas no momento que você tem um 5700X3D pelo preço de um i5 13600KF o negócio muda de figura..

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...