Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

cat5e sem perder banda para cat6


Posts recomendados

o modem e conversor de fibra fica na sala, e tem um cabo cat5e que leva ate o quarto, onde tem outro modem a questão é que nn tenho como passar o conversor para o quarto e queria saber se usando o cat5e ligado no modem na porta wan (queria saber também qual clipagem usar) eu perderia banda se usasse na porta lan o cat6 ligado no pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Psicod3lico sinto muito amigão, não entendi nada da sua explicação, poderia reexplicar de forma separada? 😅
por ex:

têm um modem na sala com cabo cat5e que leva até o quarto.

tem outro modem no quarto? não roteador ou switch?

Se for roteador acredito que você quis dizer na porta LAN?

 

precisamos saber o nome dos dispositivos.

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se puder explicar melhor a situação ficaria grato, por que não compreendi muito bem como foi informado.

do mesmo jeito aqui vai minha interpretação

O que tem na sua residência é uma instalação FTTH, onde passa de um conversor de fibra para um roteador(Rp, roteador principal), e desse roteador ele passa para outro roteador(Rs, roteador secundário) que fica no quarto, o cabo cat6 está ligado do conversor de fibra para o Rp, tendo um cabo cat5e conectando do Rp para o Rs, e você queria saber se trocando a posição do roteador principal ele iria afetar na banda que chegaria via o cabo cat5e do roteador principal para o computador correto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MK1P seguinte meu velho, eu tenho 2 roteadores e um conversor de fibra
roteador 1 fica colado ao lado do conversor recebendo os dado enquanto outro roteador fica no quarto(atualmente sem uso)

tem um cabo cat5e que vai da sala (onde ta o roteador 1 e o conversor), ate o quarto que é onde esta o roteador 2

pergunta número 1
se eu pegar esse cabo cat5e(que vai da sala ate o quarto) e conectar na entrada wan do modem 2 e conectar um cabo cat6 na lan ligando diretamente no pc, eu perco banda pelo fato de ser um cat5e transferindo esses dados para o roteador 2?

pergunta número 2 
caso seja possível, qual configuração no modem 2 eu devo usar?

pergunta número 3
tem alguma clipagem especifica pra isso(crossover?) ou uso a padrão ?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Psicod3lico Tarde

 

Para internet até 1Gbps o cat5 atende tranquilamente.

E a crimpagem você pode usar tanto o padrão A ou padrão B em ambas as pontas que vai funcionar, recomendo usar o padrão A que é o mais comum.

dd4301efc764e40531ca18c99f4bcde5

Já a forma de configurar o segundo roteador eu uso dessa forma.

repetidor.JPG

E passe o plano de internet que você utiliza e quais modelos de roteadores que você utiliza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Psicod3lico Resposta rapida tá ai, o cabo cat5e já é mais do que o suficiente para 1gigabit, e colocando um cabo cat6 do secondario para a lan do seu computador ira ficar limitado apenas a frequência do cabo cat5e, ainda mais se os roteadores não tiverem suporte para cat6, de qualquer forma ele vai ficar limitado a velocidade de banda e frequência de dados do cat5e, e de qualquer forma não vai ter diferença se os aparelhos por si não tenham suporte para o cabo cat6, e só tenham suporte para cabos até o cat5e

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, Psicod3lico disse:

@Edvaldo J. Frederico Opa, meu plano é de 100mb fibra e os modens são, um da ASUS RT-AC59U (quarto) e um TP-Link TL-WR829N (Sala)

Se eu fosse você eu inverteria o roteador do quarto com o da sala.

O roteador da ASUS já é dual band e também possui todas a portas gigalan, já o tp-link usa apenas o padrão fast 10/100 e usa padrão muito antigo no WIFI apenas padrão n 2.4Ghz.

Mais a ligação permanece a mesma, roteador principal IP 192.168.0.1 com DHCP ligado e roteador secundário 192.168.0.2 DHCP desligado, e só ligar porta LAN com porta LAN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Psicod3lico disse:

pergunta número 1
se eu pegar esse cabo cat5e(que vai da sala ate o quarto) e conectar na entrada wan do modem 2 e conectar um cabo cat6 na lan ligando diretamente no pc, eu perco banda pelo fato de ser um cat5e transferindo esses dados para o roteador 2?

 

Perde banda mas não por essa razão. Pode perder até uns 40% de banda por usar a porta WAN. A menos de cenários muito específicos nunca deve usar a porta WAN em roteadores secundários. Além da perda de banda vai ter uma série de outros problemas, com coisas como impressoras, arquivos, acesso remoto e espelhamento de telas.

 

5 horas atrás, Psicod3lico disse:

pergunta número 2 
caso seja possível, qual configuração no modem 2 eu devo usar?

 

Imagino que fale do segundo roteador. O melhor é  não usá-lo como tal e ligar via LAN. O simples é usá-lo como switch e ponto de acesso wifi apenas.  E servidor DHCP para atender o wifi e as portas ethernet desse lado com menor latência

 

4 horas atrás, Psicod3lico disse:

Opa, meu plano é de 100mb fibra e os modens são, um da ASUS RT-AC59U (quarto) e um TP-Link TL-WR829N (Sala)

 

4 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Se eu fosse você eu inverteria o roteador do quarto com o da sala.

O roteador da ASUS já é dual band e também possui todas a portas gigalan, já o tp-link usa apenas o padrão fast 10/100 e usa padrão muito antigo no WIFI apenas padrão n 2.4Ghz.

Mais a ligação permanece a mesma, roteador principal IP 192.168.0.1 com DHCP ligado e roteador secundário 192.168.0.2 DHCP desligado, e só ligar porta LAN com porta LAN.

 

Acho que deve fazer como @Edvaldo J. Frederico disse. Não tem sentido usar como está. Vai limitar TODO o tráfego entre a rede da sala e do quarto a 100mbps. Na  rede local, que nada tem a ver com a internet. É claro que todo o tráfego para essa parte da rede vai passar por esse cabo

 

4 horas atrás, MK1P disse:

e de qualquer forma não vai ter diferença se os aparelhos por si não tenham suporte para o cabo cat6, e só tenham suporte para cabos até o cat5e

 

Dispositivos não tem assim suporte para cabos de certo tipo. Desde que tenha conectores compatíveis o cabo pode ser qualquer um. Mesmo. Claro os padrões oferecem garantias e devem ser seguidos, Cat5E vai até 1GB com 95+5m de cabo, mas pode ir mais além em instalações que usem cabos curtinhos e nem passem por paredes. É o mesmo caso de Cat6 ou superior. Cat5E usa pares trançados de cabo AWG24 e se você usar cabos de bitola parecida num cabo curto e que nem seja trançado e na hora da conexão os drivers podem conseguir conexões estáveis com cabos totalmente improvisados.

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls No caso ele estaria disponibilizando uma conexão Dhcp para o segundo roteador a partir da conexão do roteador principal, onde o correto seria desativar o dhcp do roteador secondario, e conectar o cabo para a lan do outro roteador, isso é uma cascata de Lan para Lan

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Psicod3lico Dia

 

Como os colegas @arfneto @Swalls @MK1P  falaram não faz sentido limitar internet em 100Mbps por conta desse roteador da tp-link.

Mesmo que sua internet é 100Mbps, quando você faz um downloads ou faz teste no speed test sempre da um pouquinho a mais, por exemplo 105Mbps rsrsr.

Outro benefício de você ligar os dois roteadores porta LAN com porta LAN, você tem acesso aos dois roteadores não importa se você está conectado no primeiro ou no segundo roteador.

Exemplo:

Você está conectado no segundo roteador e você quer mudar senha do primeiro roteador é só entrar no navegado e digitar seu ip por exemplo 192.168.0.1 e alterar, e o mesmo vale se você estiver conectado no primeiro roteador e você quiser alterar a senha do WIFI do segundo roteador é só por seu ip 192.168.0.2 e fazer o que for necessário.

Não sei qual tipo de conexão você utiliza, normalmente é PPPoe e para isso é necessário a senha e login do provedor, caso não tenha você terá que solicitar ao provedor.

Se não se conectar as vezes é precisa copiar o MAC do roteador da TpLink para o roteador da ASUS.

Agora se você se conecta por DHCP é só mudar os roteadores.

Liga a porta WAN do segundo router na porta LAN do primeiro router só e viável se for para isolar as duas redes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MK1P disse:

No caso ele estaria disponibilizando uma conexão Dhcp para o segundo roteador a partir da conexão do roteador principal, onde o correto seria desativar o dhcp do roteador secondario, e conectar o cabo para a lan do outro roteador, isso é uma cascata de Lan para Lan

 

Não existe "conexão DHCP" e nesse caso o serviço não é para roteadores. 

 

E desativar dhcp no segundo roteador é comum, mas não é correto e se pensar bem nem é muito esperto.

 

Eis o que acontece, usando esse caso como exemplo: você tem dois segmentos de rede local, potencialmente divididos em uma parte via cabo e outra parte via rádio. Essa é a camada ethernet. wifi é ethernet, cabo é ethernet.

 

Acima desses desses dois segmentos de rede ethernet vai se criar uma rede IP. Dispositivos na rede IP podem ter endereço fixo ou dinâmico. O serviço comum de atribuição de endereços dinamicamente é o DHCP.

 

Nesse caso se quer ter uma única rede IP e por exemplo os roteadores podem estar em 192.168.0.1 e 192.168.0.2 na clássica rede privada 192.168.0.0 e máscara 255.255.255.0 como sugerido por @Edvaldo J. Frederico no tópico 5.

 

Com as redes ethernet no ar alguns dispositivos vão estar ligados na rede 1, outros na rede 2. Por cabo ou rádio. Do lado IP os endereços .1 e .2 estão em uso pelos roteadores, o endereço .0 é o de rede, o .255 é o de broadcast. Restam então 252 endereços possíveis dos originais 256. E é mais  esperto usar tipo metade em cada um, com o mesmo intervalo de lease. 

 

Assim dispositivos na rede 2 vão ser provavelmente atendidos pelo servidor DHCP na rede 2, que vai responder muito mais rápido (potencialmente) que o da rede 1 que está do outro lado do cabo que vai para rede 1, claro. E vice-versa.

 

E tem redundância: se um deles demorar o outro responde sem problemas. E se um deles parar a rede do outro continua funcionando.

 

Imagine que você tem uma impressora no wifi na rede 2, um celular e um laptop  na rede 2 e uma TV na rede 2. Se a rede 1 parar tudo continua funcionando: você pode imprimir, pode passar videos do celular na TV e acessar a TV pelo laptop. E quando a rede 1 voltar tudo continua funcionando.  Mesmo uma impressora wifi ou cabo na rede 1 vai funcionar se o DHCP na rede 1 parar porque o outro vai atender. Ao vencer o prazo do DHCP se o outro servidor tiver voltado ele deve responder antes e tudo volta ao normal. Só que a rede não para e você não precisa fazer nada. Se usar um só e ele parar vai ficar sem nada, a toa, tendo outro desabilitado e ligado na mesma rede. 

 

Essa ideia de que só se pode ter um servidor DHCP na rede é algo folclórico e não sei de onde vem. Por certo não vem de empresas ou da leitura do protocolo DHCP e da topologia de uma rede IP...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!