Ir ao conteúdo

É normal a placa de vídeo girar as fans apenas ao abrir programas ou jogos?

Ir à solução Resolvido por Vitoria Gabriela,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Sim, é a função quiet, elas só giram a partir de determinada temperatura, algo em torno de 50ºC a 55ºC, para manter um nível baixo de ruído.

Você pode fazer uma curva de fans manual e desativar essa função se achar necessário.

• Curtir 3
  • Pedroou alterou o título para É normal a placa de vídeo girar as fans apenas ao abrir programas ou jogos?
  • Moderador
  • Solução
Postado
13 minutos atrás, Felipe_17 disse:

Ventoinhas da minha placa de vídeo RX 7600 da Gigabyte Girando Apenas ao Abrir Programas ou Jogos Pesados é normal?

É sim, se chama "0dB Fan mode" se não me engano, que foi aderido às placas de vídeos mais novas como as RTX3000+ e às placas de vídeo AMD também, basicamente a placa de vídeo manterá as fans paradas enquanto sua temperatura for inferior a 50º-55ºC e sua tensão estiver inferior a 50W no momento de uso, quando essas condições ultrapassam os quesitos passados que citei, as fans voltam a sua rotação normal para ajuste de temperatura da placa de vídeo.
Há a opção de desabilitar esse modo de fan caso lhe incomode, mas eu não vou saber lhe explicar como o fazer, se desejar, alguém mais experiente do grupo poderá lhe dizer como fazer.

• Curtir 1
Postado

Que eu saiba dá pra fazer isso pelo app adrenalin da AMD, desligando isso e talvez queira ajustar a curva de fan. Não vejo o porquê de fazer isso já que esse modo além de fazer com que o Pc fique mais silencioso ainda economiza um pouco de energia e vida útil das fans, que só ativarão quando a gpu estiver sob estresse, jogando por exemplo 

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

se não me engano, que foi aderido às placas de vídeos mais novas como as RTX3000+ e às placas de vídeo AMD também

Não pois a GTX tem essa função, quanto a AMD não sei dizer até para qual modelo eles atualizaram o driver.

4 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

já que esse modo além de fazer com que o Pc fique mais silencioso ainda

Em 15% a 20% de rotação nem se escuta diferença de ruído em relação a deixar as fans ligadas, e talvez mantenha sua placa de vídeo abaixo dos 50ºC boa parte do tempo. Mas não há necessidade de fazer.

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

Não pois a GTX tem essa função, quanto a AMD não sei dizer até para qual modelo eles atualizaram o driver.

Ah legal saber, eu fui ver essa função somente quando adquiri minha RTX, até então quando eu ainda tinha minha GTX 1050 Ti, não deveriam ter implementado essa função à elas, com isso achei que foi aderido a somente às mais atuais.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...