Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É normal a placa de vídeo girar as fans apenas ao abrir programas ou jogos?


Ir à solução Resolvido por Vitoria Gabriela,

Posts recomendados

  • Moderador

Sim, é a função quiet, elas só giram a partir de determinada temperatura, algo em torno de 50ºC a 55ºC, para manter um nível baixo de ruído.

 

Você pode fazer uma curva de fans manual e desativar essa função se achar necessário.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para É normal a placa de vídeo girar as fans apenas ao abrir programas ou jogos?
  • Solução
13 minutos atrás, Felipe_17 disse:

Ventoinhas da minha placa de vídeo RX 7600 da Gigabyte Girando Apenas ao Abrir Programas ou Jogos Pesados é normal?

É sim, se chama "0dB Fan mode" se não me engano, que foi aderido às placas de vídeos mais novas como as RTX3000+ e às placas de vídeo AMD também, basicamente a placa de vídeo manterá as fans paradas enquanto sua temperatura for inferior a 50º-55ºC e sua tensão estiver inferior a 50W no momento de uso, quando essas condições ultrapassam os quesitos passados que citei, as fans voltam a sua rotação normal para ajuste de temperatura da placa de vídeo.
Há a opção de desabilitar esse modo de fan caso lhe incomode, mas eu não vou saber lhe explicar como o fazer, se desejar, alguém mais experiente do grupo poderá lhe dizer como fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba dá pra fazer isso pelo app adrenalin da AMD, desligando isso e talvez queira ajustar a curva de fan. Não vejo o porquê de fazer isso já que esse modo além de fazer com que o Pc fique mais silencioso ainda economiza um pouco de energia e vida útil das fans, que só ativarão quando a gpu estiver sob estresse, jogando por exemplo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

se não me engano, que foi aderido às placas de vídeos mais novas como as RTX3000+ e às placas de vídeo AMD também

Não pois a GTX tem essa função, quanto a AMD não sei dizer até para qual modelo eles atualizaram o driver.

4 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

já que esse modo além de fazer com que o Pc fique mais silencioso ainda

Em 15% a 20% de rotação nem se escuta diferença de ruído em relação a deixar as fans ligadas, e talvez mantenha sua placa de vídeo abaixo dos 50ºC boa parte do tempo. Mas não há necessidade de fazer.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pedroou disse:

Não pois a GTX tem essa função, quanto a AMD não sei dizer até para qual modelo eles atualizaram o driver.

Ah legal saber, eu fui ver essa função somente quando adquiri minha RTX, até então quando eu ainda tinha minha GTX 1050 Ti, não deveriam ter implementado essa função à elas, com isso achei que foi aderido a somente às mais atuais.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!