Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando e ligando portas USB, além de perder vídeo e voltar


Posts recomendados

Boa tarde!

As vezes o meu computador tem desligado e ligado as portas USB (vejo os leds do mouse e teclado desligando) e o monitor ficando preto e voltando junto do mouse e do teclado. Acontece normalmente uma vez por dia e de forma aleatória, mas nunca aconteceu jogando ou fazendo algum tipo de atividade pesada no PC. Já verifiquei a temperatura e está ok. Não sei se pode ser curto da USB, do controle USB que uso (Redragon Saturn) ou alguma configuração no sistema (Uso o Ryzen Master e fiz um undervolt pelo programa meses atrás e ficou estável) ou algo a mais.

 

Minha configuração:

 

Ryzen 5600G

MSI B550M PRO-VDH WiFi

GPU GeForce GTX 3070 Ti Gigabyte 8 Gb

2x16 GB Kingston Fury 3200 MHz

NVMe Kingston NV2, M.2 2280 1 Tb

SSD Kingston 240 Gb

HD Kingston 1 TB 7200 RPM

Fonte XPG Core Reactor 750W

WC Coolermaster MasterLiquid 120 mm

Gabinete Wheeljack (com 4 ventoinhas funcionando)

Windows 10 Pro 64 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é usb, eu diria fonte, mas sua fonte é muito boa.

Então ficamos em 3 coisas: driver ou placa-mãe ou "Economia de energia" mal configurada.
A terceira hipotese eu peguei pelo "nunca aconteceu jogando ou fazendo algum tipo de atividade pesada no PC".

Não entendi a parte de "ficou estável", então está ok? ou está ocorrendo o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Swalls disse:

Como é usb, eu diria fonte, mas sua fonte é muito boa.

Então ficamos em 3 coisas: driver ou placa-mãe ou "Economia de energia" mal configurada.
A terceira hipotese eu peguei pelo "nunca aconteceu jogando ou fazendo algum tipo de atividade pesada no PC".

Não entendi a parte de "ficou estável", então está ok? ou está ocorrendo o problema?

 

O problema ainda acontece. Eu já troquei o teclado e o mouse para USB 2.0 para ver se talvez seja um problema de instabilidade com o controle na porta USB 3.0 frontal e vou, em breve, atualizar o driver de vídeo.

 

Sobre a "economia de energia" eu já vi todos as configurações possíveis sobre desligar para economizar energia, seja monitor ou USB, e nada está ativo. Aparentemente está tudo ok nessa parte.

 

Já li na internet que as vezes o Windows atualiza e pode mexer com a configuração da USB e que seria interessante também reinstalar os drivers das portas USB, porém o que me deixa com o pé atrás é o monitor ficar com tela preta e voltar (ele nem chega a desligar) estando no cabo DP da placa de vídeo, o que também pode ser o driver da GPU (não descartaria).

 

O que me recomendaria a fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

limpe as memórias ram também, em raros casos pode ser ela, mas daria tela azul ou lentidão e não piscadas, mas limpe.

porque você comprou um Ryzen G se já tem placa de vídeo?

 

essa sua MSI B550M PRO-VDH WiFi tem algo a mais no fim? por ex VDH MAX?

driver da BIOS

driver chipset

driver da onboard, já que você tem um Ryzen G

driver do PCI

driver do wifi, se você usa.

driver do sata

baixe também a ultima versão do adrenaline edition. e verifique se há drivers para a integrada disponíveis.

manda o nome completo do SSD, para eu ver se tem drivers. (cmd: wmic diskdrive get model)

manda um print dos controladores USB que aparecem no seu gerenciador de dispositivos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/03/2024 às 08:49, Swalls disse:

limpe as memórias ram também, em raros casos pode ser ela, mas daria tela azul ou lentidão e não piscadas, mas limpe.

porque você comprou um Ryzen G se já tem placa de vídeo?

 

essa sua MSI B550M PRO-VDH WiFi tem algo a mais no fim? por ex VDH MAX?

driver da BIOS

driver chipset

driver da onboard, já que você tem um Ryzen G

driver do PCI

driver do wifi, se você usa.

driver do sata

baixe também a ultima versão do adrenaline edition. e verifique se há drivers para a integrada disponíveis.

manda o nome completo do SSD, para eu ver se tem drivers. (cmd: wmic diskdrive get model)

manda um print dos controladores USB que aparecem no seu gerenciador de dispositivos.

 

 

 

Comprei um Ryzen G porque estava sem GPU anteriormente. Já verifiquei as memórias e estão ok!

 

A BIOS já está atualizada. 

 

Irei atualizar todo o resto.

 

Nome do SSD e do HD:

 

KINGSTON SA400S37240G
KINGSTON SNV2S1000G
ST1000DM003-1CH162

 

Obs.: Estava jogando e fui buscar água, quando voltei o monitor estava preto e logo após voltou a imagem, mas o teclado e o mouse estavam aparentemente normais, na verdade o som e tudo mais estava normal.

 

Começo a achar que talvez possa ser o cabo DP e vou testar o cabo HDMI do monitor (monitor AOPEN Fire Legend 27). Edit.: Fui testar o cabo HDMI e não deu sinal de vídeo, mas acho que é porque o cabo já estava com defeito. Troquei as entradas do cabo DP e dei uma limpada nas entradas.

 

 

sad.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que é kingston use o SSD manager  para atualizar o firmware do SSD.
Tenho péssimas experiências com displayport, apesar de ser o que eu mais uso também. 😅

o windows é original? rode o SFC /scannow no powershell como administrador.

abra o gerenciador de dispositivos, na parte de usb, clique com botão direito em todos os USB 3.1 extensible host controllers, e desinstale eles.

reinicie a maquina, verifique se o problema continua.
se continuar baixe o usbtreeview e use-o, veja se aparece algo estranho nas informações.
se não funcionar mesmo assim, abra um tópico na parte de malware aqui do forum e peça uma verificação.
Em ultimo caso, você pode fazer um backup da imagem do windows, dps usar o DDU, voltar para a placa integrada e atualizar tudo do zero.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

14 minutos atrás, Swalls disse:

Já que é kingston use o SSD manager  para atualizar o firmware do SSD.
Tenho péssimas experiências com displayport, apesar de ser o que eu mais uso também. 😅

o windows é original? rode o SFC /scannow no powershell como administrador.

abra o gerenciador de dispositivos, na parte de usb, clique com botão direito em todos os USB 3.1 extensible host controllers, e desinstale eles.

reinicie a maquina, verifique se o problema continua.
se continuar baixe o usbtreeview e use-o, veja se aparece algo estranho nas informações.
se não funcionar mesmo assim, abra um tópico na parte de malware aqui do forum e peça uma verificação.
Em ultimo caso, você pode fazer um backup da imagem do windows, dps usar o DDU, voltar para a placa integrada e atualizar tudo do zero.

 

 

Irei baixar o SSD Manager

 

Fiz a atualização de tudo que mandou acima (inclusive do driver de vídeo da GPU, por sinal durante a atualização a tela ficou preta - sei que é normal -, mas fez o barulho de desconexão da USB e a tela voltou), mas resta aguardar porque o problema acontece de forma aleatória.

 

Tentei desinstalar os USB 3.1 extensible host controllers e sempre que reinicio eles voltam.

 

Fiz o scannow, o Windows encontrou arquivos corrompidos e reparou com êxito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Aldaninque disse:

Fiz a atualização de tudo que mandou acima (inclusive do driver de vídeo da GPU, por sinal durante a atualização a tela ficou preta - sei que é normal.

 

É normal como você disse, isso ocorre até com driver de som.

Eles tem que voltar mesmo, falei para desinstalar porque o sfc scannow vai reparar eles caso estejam corrompidos, e dps instalar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/03/2024 às 16:00, Swalls disse:

É normal como você disse, isso ocorre até com driver de som.

Eles tem que voltar mesmo, falei para desinstalar porque o sfc scannow vai reparar eles caso estejam corrompidos, e dps instalar novamente.

Após os updates e tudo mais, o monitor, aparentemente, parou de ficar preto e etc, mas o problema da USB continua existindo, no caso o teclado e o mouse se desconectaram e retornaram imediatamente, inclusive fazendo o som do USB do Windows.

 

Ideias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em que momento isso ocorreu?
você tentou trocar a porta usb?
Está usando filtro de linha? qual?

Me lista todos os periféricos que tem na sua máquina.

O local (sua casa ou onde for) tem aterramento?
Fez aquela limpeza de execuções no windows? (msconfig, agendador de tarefas, regedit, etc)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2024 às 15:02, Swalls disse:

Em que momento isso ocorreu?
você tentou trocar a porta usb?
Está usando filtro de linha? qual?

Me lista todos os periféricos que tem na sua máquina.

O local (sua casa ou onde for) tem aterramento?
Fez aquela limpeza de execuções no windows? (msconfig, agendador de tarefas, regedit, etc)

 

Então, é aleatório, não tem um momento específico que aconteça. Por exemplo, liguei o computador, fui ao banheiro e quando voltei o teclado e o mouse desconectaram uns 3 segundos, reconectaram e voltaram a funcionar. Apareceu até o ícone de algo conectando na USB perto do relógio do Windows.

 

Sim, já tentei USB 2.0 e 3.0 traseiras.

 

Estou usando um filtro de linho antigo, mas aparentemente está ok porque o modem e o monitor não estão dando problema.

 

Periféricos:

Teclado Razer Blackwidow TE Chroma V2

Mouse Redragon Cobra M711 (Uns meses atrás ele parou de funcionar, mas não sei porque motivos simplesmente voltou)

Caixa de som bem genérica (Já mudei ela de porta USB) (Ela tem ficado as vezes com um leve chiado, troco de entrada e aparentemente some, talvez um mau contato ou curto?)

Headset Logitech G332 (Tenho um antigo de um modelo inferior também da Logitech - G230 - e já testei, mas o problema continua)

Controle Redragon Saturn

 

Eu moro em apartamento, então não sei te dizer como é a questão de aterramento

 

Como faço essa limpeza?

 

Eu já entrei no gerenciador de dispositivos e configurei todas as portas USB para o Windows não desligar automaticamente para economizar energia, mas o problema continua ocorrendo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então vamos partir para os testes.

baixe o memtest e execute uma verificação.

 

baixe o heavyloader e bote ele para estressar seu pc, deixe uns 10 minutos e verifique se o USB falha nesse meio tempo.

 

limpeza:

windows + R → msconfig → serviços → ocultar serviços microsoft → desativa tudo. → inicialização → abrir o gerenciador de tarefas → botão direito em um por um e desativar → abre o menu iniciar → digita agendador de tarefas → entra no agendador e clica em biblioteca do agendador de tarefas → botão direito em cada um que aparecer e desativar. → windows + R → digita shell:startup → se tiver algo dentro apaga → agora digita shell:common startup → apaga também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Swalls disse:

Então vamos partir para os testes.

baixe o memtest e execute uma verificação.

 

baixe o heavyloader e bote ele para estressar seu pc, deixe uns 10 minutos e verifique se o USB falha nesse meio tempo.

 

limpeza:

windows + R → msconfig → serviços → ocultar serviços microsoft → desativa tudo. → inicialização → abrir o gerenciador de tarefas → botão direito em um por um e desativar → abre o menu iniciar → digita agendador de tarefas → entra no agendador e clica em biblioteca do agendador de tarefas → botão direito em cada um que aparecer e desativar. → windows + R → digita shell:startup → se tiver algo dentro apaga → agora digita shell:common startup → apaga também.

 

Passei o memteste e deu zero erros.

 

Usei o heavyloader e a USB não falhou.

 

Farei a limpeza conforme me indicou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Swalls disse:

@AldaninqueBom, se a limpeza de processos não resolver, nem os drivers, só posso acusar placa-mãe ou fonte.
 

@Pedroou alguma dica, você pode ajudá-lo?

 

Eu fiz o memtest e o teste foi longo, coisa de 3 ou 4 horas. Em nenhum momento houve desconexão das portas USB. Talvez uma configuração do Windows? Algum periférico em curto? Formatação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Essa placa-mãe é boa, mas pode ocorrer de ter algum defeito que em teste rápido não foi detectado.

 

Se tiver como testar, remova tudo que não precisa. Deixe sem placa de vídeo, somente um sdd e memória RAM. Se der problemas, grande chance de ser a placa-mãe. 

 

Se quer saber se o problema é drivers, instala um Linux.

 

Mas parece ser problema na placa-mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Computador desligando e ligando portas USB, além de perder vídeo e voltar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!