Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho 16GB de RAM instalados mas o Windows diz que é apenas 8GB


Posts recomendados

Tenho 2x8 GB.

 

Um contexto pra situação:

 

Cerca de uns 20 dias atrás meu PC parou de ligar do nada, sem dar sinal de vida. Levei então pra um técnico confiável que disse ser um problema na placa-mãe, ele consertou o problema e o PC voltou a funcionar normalmente. 10 dias depois ele parou de ligar de novo numa sexta feira a noite (da mesma forma que o anterior, do nada parou de ligar), segunda levei pro mesmo técnico que me disse que o PC ligou normalmente, sem problema nenhum. Fui lá e busquei o PC e tenho usado ele normalmente, mas senti ele lento e com a performance piorada e acabo de perceber que o Windows tá dizendo que apenas 8 gb de RAM está utilizável no pc.

 

Já fiz isso aqui pra tentar resolver:

 

1. Tirei limitação de RAM no msconfig

2. Editei Registro

3. Troquei as Rams de lugar (elas tavam nos slots 2 e 4, mudei pra 1 e 3)

 

Placa-mãe:  Gigabyte Aorus B450 Aorus M

memória RAM: 2x8 XPG Spectrix D45G 3600MHZ

 

image.png.df692bb42166bd639ce321bead20ba9d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, buttignol disse:

O correto é o slot 2/4 tenta passa o teste de memória do próprio windows

Passei pra esse slot e rodei o teste, o Windows afirmou 0 problemas. Mas descobri o motivo, fazendo teste individual das Rams descobri que 1 não tá funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Lubra disse:

Olá amigo.

Qualé sua fonte? Já tentou Single channel pra ver se uma das rams está defeituosa?

Realmente é uma das Rams, testei as 2 no slot 4 e com uma delas o PC não deu Vídeo enquanto a outra deu normal. Tentei limpar com borracha e até o slot com um pincel e nada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Lubra disse:

Bom que achou o problema. Mas tem de pensar qual foi a causa. Te perguntei sobre a fonte (modelo), pesquisa e vê se é de qualidade.

É uma XPG Pylon, 550W, 80 Plus Bronze. Até onde vi é bem boa sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!