Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumento do ping após mudança de cabo


Posts recomendados

Olá, pessoal! Estou tendo um problema com a minha internet após ter feito algumas alterações nos cabos. Vou contextualizar melhor abaixo.

 

Eu utilizava no meu computador um cabo Cat5e que era ligado em um cômodo bem distante por causa da localização do roteador principal. Recentemente mudamos o roteador principal para um cômodo mais próximo e aproveitei para comprar um cabo CAT6 blindado e puxá-lo desse novo roteador principal com porta 2.5gbps para meu computador. O cabo comprei no mercado livre modelo CAT6 (por sinal foi bem caro) e pedi ajuda do meu pai para fazer as pontas e liguei da porta 2.5gbps diretamente no meu computador. A velocidade da internet ficou sensacional, indo de 300MB/s para mais de 700MB/s (A internet aqui é de 1GB), porém, o grande problema foi que no jogo que eu mais jogo (League of Legends), meu ping aumentou simplesmente de 32 para 52, um salto absurdo de ping que está me atrapalhando bastante na hora de bater uma gameplay. Então a grande questão é, será que o problema é o cabo novo que coloquei ou pode ter outra coisa influenciando meu ping? Eu fiz um teste com NoPing e ele voltou ao padrão de 30 a 35 de ms, mas queria solucionar isso sem precisar ficar pagando mensalidade de programas terceiros. Existe a possibilidade das ponteiras do cabo terem influenciado o ping e não a velocidade da internet? Acredito que não seja interferência de rede elétrica pois o cabo anterior em que o ping estava normal passava pelo mesmo local em que o novo está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente o ping não está relacionado com o cabo.

No entanto, pode ocorrer em alguns casos estar ocorrendo uma perda de sinal/sincronia já que agora ele tenta se conectar em maior velocidade, pensando que ambos as pontas são 2.5 Gbps. Já vi alguns casos que o problema era a conector/produção os cabos, os conectores/cabos eram de baixa qualidade e não conseguiam sincronizar a 2.5 Gbps. Trocando por aqueles cabos já prontos e certificados o problema sumiu.

 

Se conectar um cabo cat5e como a rede se comporta?

(No caso o teste seria trazer o computador para mais próximo para ver como a conexão se comporta)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Eu fiz um teste conectando o cabo atual CAT6 em uma porta comum não 2.5Gbps e o ping se mantém o mesmo. A partir desse mesmo cabo CAT6, foi feito um para o computador da minha esposa que fica no mesmo escritório e o ping dela também subiu igual o meu sendo que antes o cabo dela era péssimo CAT4 ou inferior e o ping era 32. Acho difícil o problema ser a qualidade do cabo já que eu fiz questão de comprar um bem caro no mercado livre e ele veio extremamente grosso e robusto, além de ter reforço de nylon por dentro. Não sei se a ponteira por ser blindada pode impactar nessa questão do ping causando interferência ou algo do tipo. Realmente é um mistério. O que é mais estranho de tudo é que ao usar NoPing, meu ping voltou ao normal, o que indica que é um problema de rota, mas como que um cabo CAT5e que ia muito mais distante em uma porta comum tinha uma rota melhor que um CAT6 mais próximo, não faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conforme citei no início, não existe relação direta no ping e cabo, a não ser que exista problema de conexão.

 

Se com o uso de ferramenta de ping houve mudança de comportamento, provavelmente não existe relação entre cabo e ping.

 

É comum as rotas mudarem ou estarem mais ocupadas, gerando maior latência.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!