Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu PC aguenta o upgrade da GeForce RTX 2060 para RTX 3060?


Posts recomendados

Estou pensando em trocar minha atual placa de vídeo para uma RTX 3060 da galax, porém preciso saber se meu Pc aguenta trocar somente a placa ou algo a mais vai precisar ser alterado

 

Minhas configurações são:

 

Placa-mãe: Steel legends B450M
Placa de vídeo: RTX 2060 Galax
Processador: Ryzen 5 3600
memória: XPG 8G Spectrix D41 (2x)


Fonte: Pichau Nidus 500w
SSD: XPG S41 TUF, 256GB
HD: 1T BarraCuda
Gabinete: Mancer Ultraflow

 

Será necessário um watercooler também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Meu PC aguenta o upgrade da GeForce RTX 2060 para RTX 3060?
  • Moderador
10 minutos atrás, srgigante disse:

Será necessário um watercooler também?

Water cooler é para processador, não tem relação nenhuma com placa de vídeo.

 

O ganho não é tão grande, seria melhor tentar uma RTX 4060.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 3060 vai ficar ótima nessa config! Mas eu recomendaria trocar essa fonte da Pichau, não são lá das melhores, prefira por esta. Aliás possui fans no gabinete? Se suas temperaturas estiverem altas vale a pena trocar gabinete. E mais uma coisa, do meu ponto de vista vale a pena pegar uma RX 6600, quase mesma performance da 3060 mas é mais barata, e se puder investir mais um pouco recomendo a RTX 4060, incrível placa com as mais novas tecnologias 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, srgigante disse:

Estou pensando em trocar minha atual placa de vídeo para uma RTX 3060 da galax, porém preciso saber se meu Pc aguenta trocar somente a placa ou algo a mais vai precisar ser alterado

 

Minhas configurações são:

 

Placa-mãe: Steel legends B450M
Placa de vídeo: RTX 2060 Galax
Processador: Ryzen 5 3600
memória: XPG 8G Spectrix D41 (2x)


Fonte: Pichau Nidus 500w
SSD: XPG S41 TUF, 256GB
HD: 1T BarraCuda
Gabinete: Mancer Ultraflow

 

Será necessário um watercooler também?

 

Sim, mas dependendo da GPU, a fonte tem que ser trocada junto. Até o meu leva a 4060, se for essa a escolha...

 

Se for trocar a fonte, eu iria de MSI MAG de 650W  que custa menos de R$300

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Mas eu recomendaria trocar essa fonte da Pichau, não são lá das melhores, prefira por esta.

27 minutos atrás, Herbet Queiroz disse:

Sim, mas dependendo da GPU, a fonte tem que ser trocada junto.

Eu não sei de ondes vocês tiraram que precisa trocar fonte... a Nidus é a melhor do mercado? Com certeza que não, mas nem de longe que é ruim, tanto que era ela a recomendada alguns anos atrás quando tinha menos concorrência. Se fosse questão de potência para colocar uma 4090, beleza, mas isso também não é problema, 500w é mais que suficiente para uma config fraquinha dessas.

 

Não façam o cara jogar dinheiro fora.

29 minutos atrás, Herbet Queiroz disse:

Se for trocar a fonte, eu iria de MSI MAG de 650W  que custa menos de R$300

Pffff, e também não recomende essa fonte. Primeiro que também não é lá das melhores, que nem a nidus. Segundo que a MSI foi pega com a boca na botija alterando componentes internos, não aconselhe dar dinheiro para uma marca que faz isso.

 

1 hora atrás, srgigante disse:

Estou pensando em trocar minha atual placa de vídeo para uma RTX 3060 da galax, porém preciso saber se meu Pc aguenta trocar somente a placa ou algo a mais vai precisar ser alterado

Seu PC até suporta, mas considere jogar uma grana extra para já pegar a 3060ti e ficar com um up mais substancial. Não é tão mais caro que a 3060 normal, a versão TI vale os 1500 dela.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Imakuni disse:

Seu PC até suporta, mas considere jogar uma grana extra para já pegar a 3060ti e ficar com um up mais substancial. Não é tão mais caro que a 3060 normal, a versão TI vale os 1500 dela.

O pessoal aqui estava falando que suporta até a RTX 4060, considero pegar ela? pelo que vi n ta tão cara, seria da galax também

 

10 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Não precisa, Cpu simples como a sua um deepcool ag400 aguenta de boas, aliás está usando cooler box ou um cooler separado?

Saberia o modelo das fans?

Quais as temps atuais das peças em média? 

@RonaldoXbox  4 Fans pichau Wave RGB, ultimamente tem esquentando um pouco, vi que chegou a 85ºC esses dias, uso a propria fan da CPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox @Herbet Queiroz @Pedroou A diferença de preços da RTX 3060 e RTX 4060 é pequena

 

https://www.kabum.com.br/produto/470127/placa-de-Vídeo-RTX-4060-1-click-oc-2x-galax-nvidia-GeForce-8gb-gddr6-dlss-g-sync-46nsl8md8loc

 

https://www.kabum.com.br/produto/174762/placa-de-Vídeo-galax-nvidia-GeForce-RTX-3060-12gb-gddr6-lhr-1-click-oc-15gbps-ray-tracing-dlss-36nol7md1voc

 

Compensa mais então eu pegar uma 4060 e trocar a fonte?

 

8 minutos atrás, Pedroou disse:

Pode colocar um AG400 se seu gabinete suportar. Veja na descrição dele, precisa ter suporte air cooler ou cpu cooler até 150mm ou mais.

 

A RTX 4060 é uma opção melhor, e sim sua configuração suporta.

@Pedroou descrição dela abaixo
 

Ventoinhas Suportadas:Frente: 3 x 120mm ou 140mm
Superior: 2 x 120mm ou 140mm
Traseira: 1 x 120mm

Water Cooler Suportado:Frente: 240/120 mm
Superior: 120 mm
Traseira: 120 mm

Altura Máxima Cooler CPU:155 mm

Comprimento Máximo da GPU:350 mm (290mm MAX com Water Cooler na frontal)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não existe nenhum motivo para trocar a fonte, se sua fonte funciona, pode colocar até uma RTX 4060 TI com ela, principalmente se não for fazer overclock.

 

Considere apenas colocar um filtro de linha Clamper, caso não use nenhum.

 

1 hora atrás, Herbet Queiroz disse:

eu iria de MSI MAG de 650W

Essa fonte teve seu capacitor principal trocado por um de menor qualidade, para a RTX 4060 a Cooler Master citada no post #3 é melhor e suficiente. Mas novamente, não tem necessidade de trocar a fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, srgigante disse:

O pessoal aqui estava falando que suporta até a RTX 4060, considero pegar ela? pelo que vi n ta tão cara, seria da galax também

A 4060 não vale. Se você tem essa faixa de ~1850, pode pegar a RTX 3070 e dar tchauzinho para ela.

 

Alternatiamente, se o nível de desempenho da 4060 te atende, boas notícias: a 3060ti é até melhor que a 4060, custando 300R$ a menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@srgigante pegue o air-cooler recomendado pelo colega acima. E essa temperatura alta, é só na Cpu ou sua gpu também tem estado quente?  A 4060 na minha opinião vale bastante a pena, e a fonte não é ideal mas não precisa trocá-la imediatamente por não ser tão bomba. A 4060 é muito eficiente energéticamente falando, mal Consome 150w

@Imakuni onde acho essa 3060 ti por 1400? Só achei ela valores acima de 2000.  Também não cheguei a achar a 3070, poderia linkar as duas que está falando sobre?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RonaldoXbox disse:

@Imakuni onde acho essa 3060 ti por 1400? Só achei ela valores acima de 2000.  Também não cheguei a achar a 3070, poderia linkar as duas que está falando sobre?

1400 só com sorte, um preço mais realista é 1500. Basta procurar com calma e negociar. Mesma coisa para a 3070, abaixo de 1800 só com sorte, o preço fica mais nos 1850~1900.

 

Lembrando, não pegue de marca chinesa que é fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema dessas placas é que por serem mais antigas é meio arriscado pegar elas, no primeiro anúncio da 3070 o vendedor já diz que tá meio oxidada, suja e já foi usada em mineração. A 3060 ti diria que vai ser uma situação similar. O problema de pegar placa usada é que dependendo do modelo, você paga caro e a placa pode ir de ralo em pouco tempo, e não tem nada que possa fazer. Já que é quase o mesmo valor que uma mais nova e moderna eu recomendaria para o colega @srgigante que pegue uma 4060 nova, já que se der BO é só acionar garantia, e a probabilidade de dar algo de ruim é baixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@srgigante Olha, se eu fosse de você eu iria de placa nova.

 

Beleza que você pode negociar uma 3060ti ou uma 3070 por um valor legal, mas se você não tem muita experiência nesse tipo de coisa, eu não aconselharia. Até pode pegar uma placa que não seja China, mas a chance de já ter sido usada em mineração, ou como o amigo ali em cima falou, o bom caráter do vendedor de assumir que está oxidada, não vale o risco, até por que quem vai ter todo o rolo de tentar devolver depois ou a dor de cabeça, vai ser você...

 

A 4060 8gb não é uma placa ruim, vai te suprir por 5 anos+ e ultimamente está sendo uma das mais indicadas pelos preços que anda apresentando. Semana passada por exemplo, apareceu a 4060 8gb Galax TECLAB por 1759, com uma garantia de 3 anos. A 3060 12gb pode ser boa, mas por 100 reais de diferença e a 4060 tendo uma tecnologia melhor, sendo mais atual e tendo um diferencial de 22%, não tem como não ir de 4060. Normalmente reclamam que a placa só tem 8Gb, mas se você for ver, depois que os preços diminuíram, é a única reclamação xD.

 

Vai de 4060 sem medo que tu não vai se arrepender, só se certifique de pegar uma com uma garantia OK.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2024 às 12:50, Imakuni disse:

Pffff, e também não recomende essa fonte. Primeiro que também não é lá das melhores, que nem a nidus. Segundo que a MSI foi pega com a boca na botija alterando componentes internos, não aconselhe dar dinheiro para uma marca que faz isso.

 

Em 26/03/2024 às 13:56, Pedroou disse:

Essa fonte teve seu capacitor principal trocado por um de menor qualidade, para a RTX 4060 a Cooler Master citada no post #3 é melhor e suficiente. Mas novamente, não tem necessidade de trocar a fonte.

 

Peço desculpa, acho que estou desatualizado.

 

 

Em 26/03/2024 às 15:53, Middoken disse:

A 4060 8gb 8GB não é uma placa ruim, vai te suprir por 5 anos+ e ultimamente está sendo uma das mais indicadas pelos preços que anda apresentando. Semana passada por exemplo, apareceu a 4060 8gb 8GB Galax TECLAB por 1759, com uma garantia de 3 anos. A 3060 12gb 12GB pode ser boa, mas por 100 reais de diferença e a 4060 tendo uma tecnologia melhor, sendo mais atual e tendo um diferencial de 22%, não tem como não ir de 4060. Normalmente reclamam que a placa só tem 8Gb  8GB, mas se você for ver, depois que os preços diminuíram, é a única reclamação xD.

 

O termo "gb" não existe, amigo. E "Gb" são gigabits, não gigabytes (GB). Na sua assinatura também está assim.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!