Ir ao conteúdo

compatibilidade de BIOS com processador e necessidade de placa de Vídeo

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Recentemente adquiri uma B450M-A Pro Max ,um Ryzen 5 5600 e uma RX 550 low profile, sou bem leigo no assunto porém realizei as conexões (sem a placa de Vídeo momentaneamente )e o pc ligou porém sem vídeo algum

a minha duvida é, a imagem de BIOS deveria aparecer mesmo sem a placa de Vídeo conectada ? ou somente vai aparecer a tela de BIOS se for conectada a placa de Vídeo ?

também vi em alguns tópicos sobre a BIOS precisar estar atualizada para aceitar os processadores da serie 5000, se a placa estiver com uma BIOS que não suporta o processador atual, eu precisarei atualizar ela para uma BIOS mais nova e adicionar o processador atual junto a uma placa de vídeo 

• Solução
Postado

Um PC com Ryzen 5600 e sem placa de vídeo não vai mostrar nada no monitor quando for ligado, no máximo vai bipar o código de erro de vídeo.

Para a (MSI) B450M-A PRO Max ter compatibilidade com o Ryzen 5600 precisa estar com pelo menos o BIOS 7C52v3E de 20 de Abril de 2022, como são quase dois anos é provável que a versão que comprou esteja compatível. A versão mais atual do BIOS atual é a 7C52v3L de 31 de Outubro de 2023.

Se não estiver compatível precisa atualizar usando um CPU Ryzen mais antigo, exemplo: Ryzen 3600.

• Curtir 3
Postado

não, r5 5600 não tem vídeo integrado, você só conseguirá ter vídeo ao inserir a placa de vídeo.

Tente ligar sem atualizar a BIOS, pode ser tenha a BIOS atualizada o suficiente para dar vídeo. Mesmo se tendo, assim que abrir faça logo o download da ultima versão da BIOS e volte na BIOS para instalar.

• Curtir 1
Postado

O problema é mesmo com a BIOS, você deve procurar a empresa que vendeu ou conseguir algum processador compatível com a BIOS atual, costuma estar impressa em um dos lados da placa ma~e.

Postado

@1lokos  entrei em contato com a pichau (distribuidora que comprei as peças) e perguntei sobre a versão da BIOS mas eles não souberam responder, na sua opinião você acha melhor eu conectar a placa de vídeo primeiro e vejo se vai dar vídeo ou coloco o processador antigo para visualizar a versão da placa-mãe primeiro ?

Postado

@_GGC_ Isso não aparece na caixa, e não há problemas em colocar o processador numa placa com BIOS antiga, apenas não vai ligar, só taca logo a placa de vídeo e liga.

Postado

entrei em contato com a pichau (distribuidora que comprei as peças) e perguntei sobre a versão da BIOS mas eles não souberam responder, na sua opinião você acha melhor eu conectar a placa de vídeo primeiro e vejo se vai dar vídeo ou coloco o processador antigo para visualizar a versão da placa-mãe primeiro ?

r: eles são muito ruins ! De qq forma eu já ví só de olhar na especificação:

Supports 1st, 2nd and 3rd Gen AMD® Ryzen™

O mais baratinho q eu ví é um Athlon 200GE

Quanto a conectar a VGA, tanto faz, sem o upgrade de BIOS não vai bootar.Esse 200GE tem vídeo integrado. Custa uns R$250 novo, uns tempos atrás a AMD disponibilizou CPU para fazer esse upgrade de BIOS, teria que procurar o procedimento.

https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/pa-100

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!