Ir ao conteúdo

Overclock não está garantindo velocidade máxima das memórias

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal! Como vocês estão?

Eu instalei 3 pentes memórias RAM no meu computador e elas tem 3200MHz, mas no overclock elas não estão indo para velocidade máxima, estão se mantendo em 2400MHz.

Eu estive pesquisando bastante de ontem pra hoje e vi muita gente falando que tem que ativar a função AI OVERCLOCK TUNER, mas não tem esta função na minha BIOS, minha placa-mãe é ASRock B450M.

Vocês podem me ajudar?

imagem_2024-04-03_095405777.png

imagem_2024-04-03_095416220.png

imagem_2024-04-03_095425598.png

Postado
14 minutos atrás, Edson Borges N disse:

vi muita gente falando que tem que ativar a função AI OVERCLOCK TUNER

Isso é de placas-mãe ASUS, nada a ver. Você só precisar entrar na BIOS e em "Load XMP Setting" colocar o perfil XMP.

• Solução
Postado
37 minutos atrás, Edson Borges N disse:

@Flávio Pedroza Sim! Aparece tudo lá dos 3200MHz, mas quando o PC liga não está aplicado nada.

@Shaman93 Pois é... Eu coloquei o XMP, aparece as informações atualizadas da memória, mas quando o computador liga, não aplicou nada.

Comece jogando fora esse pente de 8gb que não serve para nada. Deixe só os 2 de 16, nos slots 2 e 4, e ative XMP. Fazendo isso, aí sim você deve ver a RAM rodar no perfil de overclock dos pentes de 16.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Edson Borges N Tarde

O que está acontecendo no seu caso, é quanto maior o número de módulos de memória, é mais difícil se alcançar clock maiores, mais quando se tem modelo de memória diferentes.

32Gb já é mais do que suficiente para quem usa para jogos ou tarefas pesadas, se você instalar mais memória do que isso o PC não vai ficar mais rápido.

Só vai fazer diferença se você usa muita memória a maior parte do tempo com por exemplo em um renderização de imagem ou vídeo, ou rodando diversas máquinas virtuais.

images?q=tbn:ANd9GcRIdO6v9bqPR5RrrUteeNL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...