Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ambiente naturalmente quente vs air cooler/water cooler


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Bom, eu moro no Nordeste, e estou na minha saga de montar um pc bom para mim. Logo, estou fazendo muitas pesquisas, porém, não conseguir encontrar nenhum comparativo entre air e water cooler em ambientes naturalmente quentes sem ar-condicionado. Alguém sabe dizer se a diferença entres os dois tipos de resfriamento dentro do gabinete e grande? ou tudo vai depender do pc como um todo? Não quero que o pc vire um forno.

 

A configuração que pretendo montar é esta:

 

  • Ryzen 5 5600 ou 5600x e uma RX 6650XT ou RTX 4060 vai depender do preço no dia que eu for comprar.

 

  • O gabinete será um Superframe Star, já vem com 3 ventoinhas frontais mais a traseira que também irei pôr.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiro que na minha opinião deveria cair por terra que Water cooler esfria mais que um bom air cooler, não adianta você pagar 200 reais em um water cooler da rise mode e achar que ele irá esfriar o seu computador de uma maneira eficiente.

 

Claro, existem bons water coolers, porém também existem bons air cooler.

 

Eu iria de um bom air cooler pelo custo beneficio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
13 minutos atrás, Barryz disse:

Alguém sabe dizer se a diferença entres os dois tipos de resfriamento dentro do gabinete e grande? ou tudo vai depender do pc como um todo? Não quero que o pc vire um forno.

Em temperaturas normais, não tem diferença, os dois funcionam como deveriam.

 

14 minutos atrás, Barryz disse:
  • Ryzen 5 5600 ou 5600x

Os dois são o mesmo processador, só que um é mais caro que o outro.

 

14 minutos atrás, Barryz disse:

uma RX 6650XT ou RTX 4060 vai depender do preço no dia que eu for comprar.

Não esqueça que a 4060 nada mais é do que uma 3060ti mais cara (e marginalmente pior). Talvez até valha no seu caso pela eficiência energética, para esquentar o quarto o mínimo possível... mas se não estiver nem aí para isso, vá na 3060ti mesmo.

 

Mas enfim, sobre o cooler, eu sou partidário de já ir num WC de 240mm direto. Além do bom custo/benefício, de brinde ajuda a arrumar o airflow da máquina, além de facilitar na manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

moro no norte que é extremamente quente, eu tenho a certa config: R7 5700X e uma 2060, e usava um air cooler relativamente caro que chagava a 90 graus para +, depois troquei pelo WC da rise mode aura frost pro de 240mm eu não tive bo nenhum, caiu para 71 gruas em media jogando jogos pesados. e ficou super de boa. compra um gabinete onde a frente não fique fechado, aqueles que sao tipo cheios de furingo na frente e tal, tem uns que sao muito bonitos e barato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Imakuni disse:

Em temperaturas normais, não tem diferença, os dois funcionam como deveriam.

 

Os dois são o mesmo processador, só que um é mais caro que o outro.

 

Não esqueça que a 4060 nada mais é do que uma 3060ti mais cara (e marginalmente pior). Talvez até valha no seu caso pela eficiência energética, para esquentar o quarto o mínimo possível... mas se não estiver nem aí para isso, vá na 3060ti mesmo.

 

Mas enfim, sobre o cooler, eu sou partidário de já ir num WC de 240mm direto. Além do bom custo/benefício, de brinde ajuda a arrumar o airflow da máquina, além de facilitar na manutenção.

Se a diferença entre os processadores além do X e o preço vou no mais barato mesmo.

 

Vou pesquisar mais sobre essa diferença entre a 3060TI e 4060. Uma das coisas que me fez escolher a 4060 foram as tecnologias mais atuais, e, consequentemente com uma vida útil maior.

 

Obrigado!

47 minutos atrás, Luqzao disse:

Bom, primeiro que na minha opinião deveria cair por terra que Water cooler esfria mais que um bom air cooler, não adianta você pagar 200 reais em um water cooler da rise mode e achar que ele irá esfriar o seu computador de uma maneira eficiente.

 

Claro, existem bons water coolers, porém também existem bons air cooler.

 

Eu iria de um bom air cooler pelo custo beneficio.

 

Eu vi alguns vídeos falando a mesmo coisa, mas eles sempre dizem que o ambiente de testes tinham uma temperatura controlada, ou seja, tinham ar-condicionado. Em condições onde você não tem o ar qual a diferença entre eles? Essa sempre foi a minha dúvida.

18 minutos atrás, Alexandre Guilherme disse:

moro no norte que é extremamente quente, eu tenho a certa config: R7 5700X e uma 2060, e usava um air cooler relativamente caro que chagava a 90 graus para +, depois troquei pelo WC da rise mode aura frost pro de 240mm eu não tive bo nenhum, caiu para 71 gruas em media jogando jogos pesados. e ficou super de boa. compra um gabinete onde a frente não fique fechado, aqueles que sao tipo cheios de furingo na frente e tal, tem uns que sao muito bonitos e barato. 

 

É uma boa diferença! 

O gabinete que quero pegar tem a tela "mesh", que é justamente essa cheia de furos na frente. Isso para mim é o ideal pra evitar que vire um forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!