Ir ao conteúdo

Como ligar ventoinha da placa de vídeo na placa-mãe

Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Postado

Minha rx 580 da soyo veio com os fans ruim. Mesmo a placa batendo 90° elas não giram. Afterburner, AMD adrenaline, nada faz ela girar. Levei no técnico e eles disseram que a linha 12v que alimenta as ventoinhas está queimada. Então eu tive a ideia de ligar elas direto na placa-mãe. Gostaria de saber qual adaptador usar para fazer a extensão. Eu vi esse na kabum, vai funcionar? https://www.kabum.com.br/produto/536982/cabo-extensor-para-fan-pwm-4-pinos-trancado-preto-25cm-compatível-com-3-pinos

Postado

@Rodrigosemi Aparentemente funciona sim, antes de comprar pega o conector da fan da sua placa e confere se ela vai encaixar no da placa-mãe, se sim, esse adaptador vai funcionar!

Porém você tem que tomar cuidado, porque você vai perder a controladora da temperatura da placa de Vídeo que controla as Fans, então você tem que garantir que sempre os Fans vão estar ligados, se não pode queimar sua placa! A saída da placa-mãe da fan do CPU ja faz esse papel de sempre energizar, então você vai precisar colocar em uma dessas entradas.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Rodrigosemi disse:

mas se eu ligar direto na fonte, como vou controlar a velocidade ? Se ela for ficar a todo tempo na velocidade máxima pra mim tá bom

Pois é, a velocidade não é controlada, vai ficar sempre na rpm máxima do par de FAN.Se a controladora embutida na VGA estivesse funcionando ela variaria a velocidade conforme a temperatura,Como não terá direto do fonte, fica sempre na rpm máxima.

• Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, Rodrigosemi disse:

eu pesquiso como pra achar um cabo pra fazer essa conexão ventoinha da placa de Vídeo com a fonte ?

É um cabo split desse tipo:https://www.akasabrasil.com.br/cabo-akasa-splitter-adaptador-extensor-pwm-3-fan-cooler-k785/p/MLB28463240?pdp_filters=category%3AMLB271117|seller_id%3A1530004656#position=3&search_layout=grid&type=item&tracking_id=6ba5f2a8-6de0-4af9-a857-c78cd6cf4bca

Infelizmente não achei nenhum com só uma ponta

• Obrigado 1
  • Solução
Postado
33 minutos atrás, Rodrigosemi disse:

eu reparei na foto que o conector que vai na fonte só tem 2 conectores, é isso mesmo ?

Não é o branco maior, tem 4 pinos. Na verdade, no mesmo site achei outro mais jeitoso:

https://www.akasabrasil.com.br/cabo-akasa-splitter-adaptador-extensor-pwm-3-fan-cooler-k785/p/MLB28463240?pdp_filters=category%3AMLB271117|seller_id%3A1530004656#position=3&search_layout=grid&type=item&tracking_id=6ba5f2a8-6de0-4af9-a857-c78cd6cf4bca

Tem que prestar atenção porque os cabos vem nomeados, e nesse caso a conexão é mais simples, a conexão marcada "conect to motherboard"(conecte na placa-mãe) não será usada porque não é a temperatura na MB que vai mandar. Vai ser usada como um adaptador do cabo de 4 pinos do fonte.

• 6 meses depois...
Postado

@PedraX
Olá amigo, boa tarde.
Não entendi muito bem sua explicação, estou com o mesmo problema do rapaz.
No caso esse cabo que você recomendou, eu irei conectar ele diretamente na fonte ?
Por que verifiquei o link que você me enviou e vou te passar a imagem abaixo. É esse cabo que conecto na fonte ?

Imagem do WhatsApp de 2024-10-30 à(s) 14.51.12_149911ae.jpg

image.png

Postado

@PedraX
Entendi, mais uma pergunta, o link que você enviou n pega mais, achei esse no mercado livre, serve ?
E uma dúvida, tem alguma parte que não irei usar ? na parte que conecta na placa-mãe não é para eu fazer isso ?

image.thumb.png.e2fe1462617c8f35f3c5044092421e0c.png

Postado

Não sei de vídeo. E sim, pode haver uma sobra de cabos.

Seria bom você dizer o tipo de FAN(modelo e marca) dos FAN e o gabinete.

Esclarecendo bem: esse tipo de cabo só será bom para FAN que tenha PWM, caso não tenha é melhor um splitter comum. Lembrando também que o cabo que vai em FAN que entra ar no gabinete deve ser difrente do FAN que tira ar do gabinete.

A MB tb

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...