Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desde hoje cedo dia 06/04/2024 minha internet está caindo e voltando direto, o que acontece que o aparelho que converte a fibra pro meu roteador começa a piscar a luz da fibra e a internet cai, teve um momento a tarde que sustentou 1 hora após eu religar os equipamentos, mas após isso voltou a cair as vezes segura uns 5 min, outras 10 min e outras cai logo em seguida ao voltar. Ontem estava tudo funcionando normal. Devo desconfiar de ser o roteador com alguma interferência ou realmente deve ser algo do provedor ou do cabo da fibra vindo pra cá? Já tive um problema parecido( mas não o mesmo, no caso a internet nem entrava caia de 1 em 1 seg) e era no aparelho central dele. Um amigo me disse que quando o LED da fibra começa a piscar é problema no provedor. Alguém pode me dar uma ideia mais ou menos antes de chamar o provedor aqui e não ser nada nele?

Postado

Atualização: coisas que percebei, tem hora que segura bastante tempo, tem hora que não e o led da fibra não está vermelho, mas piscando verde ou apagando. 2 dias antes faltou energia enquanto eu usava o computador, antes de poder desligar o filtro de linha ela voltou e eu percebi que o led da rede da placa-mãe acendeu, tentei ligar meu pc e não ligou, só depois de religar a fonte e quando religuei a fonte minha placa de rede ja acendeu novamente. Após isso usei o dia 5 todo sem nenhuma interrupção e fui dormir, no dia 6 já começou com isso. Pode ser que minha placa-mãe esteja com curto na rede e está desconectando o adaptador de fibra? ( mesmo o computador desligado fica caindo), troquei a porta do adaptador para outra ficou um tempinho normal e depois voltou o mesmo problema, já a tarde ficou 2 horas sem cair. o que me deixa pensativo é a led da fibra que não ta ficando vermelha no ONU e só ta piscando ou apagando.

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

E ai amigo @lucas2560 seu problema foi resolvido?

Olhando a descricao do seu caso, parece uma somatoria de problemas ai contribuindo para a instabilidade da conexao, perturbacoes eletricas da rede provocam funcionamento erratico de tudo, tanto da ONU quanto dos roteadores e computadores, parece muito ser o seu caso. O correto mesmo seria analisar a parte eletrica se esta chegando a fase contratada da sua empresa de energia.

Fora isso, passa-se a investigar a qualidade do sinal optico, pode sim realmente ter alguma degradacao do sinal optico com atenuacao alta, reflectancia e/ou emendas de fibra ruins (fusao) que pode estar degradando o sinal desde a OLT ate a ONU enfim... se a sua regiao estiver sendo afetada por anomalias eletricas então pode sim estar afetando a OLT instalada no seu bairro e ai ja seria um problema muito maior que a operadora precisaria investigar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!