Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen 5 4600G com clock travado em 0,37 GHz


Posts recomendados

Olá, boa tarde, meu processador estava funcionando normalmente, fui dormir, acordei e notei uma lentidão absurda no computador, peguei e testei o Aida64, e para minha surpresa, meu processador estava com o clock em 400mhz mesmo em 100%, e a temperatura estava estavel em 34 graus, sem subir nem descer.

Estranhei e tentei mudar la na Economia de energia para alto desempenho, o que não resultou em mudança alguma.

Tentei então, entrar na BIOS e reseta-la para o modo de fábrica, o qual também  não fez diferença.

Então, pela ultima tentativa, Mudei o Clock do processador para 3,7GHZ na BIOS (Padrão dele sem o turbo boost), o que resultou em o pc não dar vídeo...

 

Informações :

Windows = 11

Processador = R5 4600G

Fonte = Thunder 400W

 

Prints image.png.fe83259804790b56eb27512e7621373c.png:image.png.8f2feb04d3e06f4106baea061a501c7a.png

PS: Detalhe que notei, é o 12V absurdo que ta constando, se fosse certeza que esse era o valor real, eu diria que possívelmente era a fonte, porém li que esses dados não são tão precisos...

 

Detalhe, na BIOS, consta o v12 da fonte como 12,6, um valor até que aceitavel..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Batata Defumada alterou o título para AMD Ryzen 5 4600G com clock travado em 0,37 GHz

o pc esta no Vídeo integrado ou esta com placa de Vídeo? se for Vídeo integrado o windows pode ter instalado o driver errado e acabou apresentando problemas o clock do cpu
ou você pode instalar o Ryzen master e ver se você alterou alguma coisa e acabou esquecendo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, STAR ALPHA disse:

Por qual motivo você deixou a tensão do cpu em 0.780 o VCore do cpu normal seria 1.100 ?

 

eu não mexi nela não amigo, ta padrão assim...

agora, STAR ALPHA disse:

Por qual motivo você deixou a tensão do cpu em 0.780 o VCore do cpu normal seria 1.100 ?

 

tanto a configuração de tensão, quanto de clock, ta em auto la na BIOS.

tentei tirar o clock de auto e por em 3,6 GHz, porém o pc não deu Vídeo..

image.thumb.png.ea092a546dbd0be89ed2863e7c874b65.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, User19685 disse:

tanto a configuração de tensão, quanto de clock, ta em auto la na BIOS.

tentei tirar o clock de auto e por em 3,6 GHz, porém o pc não deu Vídeo..

Tente mudar a tensão para 1.100 , usar o cpu com tensão abaixo de 1.0 traz instabilidade e baixo desempenho 

 

8 minutos atrás, User19685 disse:

eu não mexi nela não amigo, ta padrão assim...

Qual a sua placa-mãe?

Esse "padrão" não está dentro da normalidade .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutos atrás, User19685 disse:

quanto a tensão, eu mudo onde na BIOS isso ?

Sim você deve alterar a tensão na BIOS 

 

Alternativamente se não conseguir pela BIOS , tente usar o Ryzen master 

Leia este tópico sobre o uso do Ryzen master

Assim você terá uma maior referência 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Vai aba simplificada (post #27 do tópico acima), marca alto OC e testa. Se funcionar, vai nas configurações do Ryzen Master e ativa gravar na BIOS, aplica e depois reinicia o PC.

 

A tensão abaixo de 1v é até poderia limitar o clock, mas não tanto. Aqui até deve ficar estável com 1,05V, mas o clock não deveria diminui assim. 

 

Mas a primeira tentativa antes de começar a mexer em tensão e clock, seria dar um reset na BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother, fiquei aqui uma meia hora mexendo nas config da placa-mãe, porém não achei nenhum local para aumentar a tensão.

 

de todo caso, liguei o pc e me deparei com essa informaçãoimage.thumb.png.c1e0fcdbd47176ff52d84a598cf04bbb.png

o qual durou 3 minutos e voltou aos 0,37 GHz...

detalhe, temperatura do processador ta super baixa.

image.thumb.png.efa05e20813711ec7c3eef4520ceff56.png

agora, Pedroou disse:

Vai aba simplificada (post #27 do tópico acima), marca alto OC e testa. Se funcionar, vai nas configurações do Ryzen Master e ativa gravar na BIOS, aplica e depois reinicia o PC.

 

A tensão abaixo de 1v é até poderia limitar o clock, mas não tanto. Aqui até deve ficar estável com 1,05V, mas o clock não deveria diminui assim. 

 

Mas a primeira tentativa antes de começar a mexer em tensão e clock, seria dar um reset na BIOS.

Quanto ao Ryzen Master, baixei e mostrou que não era compatível com o processador, porém li que nas versões atuais dos drivers era, to atualizando aqui e vou ver se vai da certo.

agora, Pedroou disse:

Vai aba simplificada (post #27 do tópico acima), marca alto OC e testa. Se funcionar, vai nas configurações do Ryzen Master e ativa gravar na BIOS, aplica e depois reinicia o PC.

 

A tensão abaixo de 1v é até poderia limitar o clock, mas não tanto. Aqui até deve ficar estável com 1,05V, mas o clock não deveria diminui assim. 

 

Mas a primeira tentativa antes de começar a mexer em tensão e clock, seria dar um reset na BIOS.

to achando que é possívelmente a fonte que pode estar passando pouca energia, sepa ta indo de ralo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Dá um reset na BIOS, se não resolver, tem chance de ser a fonte sim. Ainda mais que ela é bem duvidosa.

 

Para fins de teste, remova tudo que não precisa da fonte (fans, HD extra) e veja se volta ao normal. (vai que cola)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Pedroou disse:

Dá um reset na BIOS, se não resolver, tem chance de ser a fonte sim. Ainda mais que ela é bem duvidosa.

 

Para fins de teste, remova tudo que não precisa da fonte (fans, HD extra) e veja se volta ao normal. (vai que cola)

já resetei a BIOS, resetar de novo para ver.

agora, Pedroou disse:

Dá um reset na BIOS, se não resolver, tem chance de ser a fonte sim. Ainda mais que ela é bem duvidosa.

 

Para fins de teste, remova tudo que não precisa da fonte (fans, HD extra) e veja se volta ao normal. (vai que cola)

e sim, só deixar o essencial e ver.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ne windows 7 não.

to testando ainda aqui, possívelmente posso ter resolvido o problema, ainda não sei, ainda requer mais tempo para ver se era isso mesmo

.

18 minutos atrás, User19685 disse:

 

 

Peguei e desconectei todos os cabos, e conectei tudo novamente, seguiu a mesma coisa, porém notei que ao apertar os fios do cabo de 4 pinos que envia energia ao CPU, ele voltava ao normal, aos 1350volts. to testando ainda, se permanencer assim, vou passar uma fita isolante sobre os fios da entrada de 4 pinos ali, pra não se desconectarem mais

Tentei ver se funcionava a 2 conexão de 4 pinos, que a fonte tem 4x2, porém aparentemente  a outra é só um complemento da principal, q diz CPU

image.png.fd94b1660f93867fc4f93e3c386c1ba3.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!