Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformando meu Notebook em um Desktop


Posts recomendados

Olá pessoas,

 

Há algum tempo tenho um notebook que a tela esta quebrada, porém é um notebook que atendia até que bem as minhas necessidades.
Até enviei para consertar a tela dele, porém ele é um notebook Avell que já saiu de linha a algum tempo e as telas que encontrei para troca eram R$1200 e não fazia sentido pagar, já que eu usava ele mais em casa mesmo.
Porém durante a pandemia comecei não apenas a jogar jogos mais pesados como a fazer streaming eles e foi ai que começaram os problemas.
Eu não entendo praticamente nada de Hardware, o pouco que sei foi vendo alguns videos na internet.
Meu notebook é um Avell A62 liv, com as seguintes configurações:
Intel Core i7-10750H com 6 núcleos e 12 threads, clock base de 2.6 GHz e máximo de 5.0 GHz.
NVIDIA GeForce GTX 1650 Ti com 4 GB DDR6
SSD de 512 GB do tipo NVMe
16G de RAM
A placa-mãe dele pelo que eu entendi é da própria Avell.


Estava pensando em fazer alguns upgrades, porém o que mais me atrapalha hoje é a minha placa de vídeo de apenas 4GB.

Pesquisando na internet vi que é possível utilizar uma GPU externa, mas o meu notebook não tem Thunderbolt, então pelas ''gambiarras'' que vi, pode ser conectada também pelo M.2 NVMe e sei que meu notebook tem 2 slots M.2.
Seria possível colocar toda essa gambiarra dentro de uma gabinete? Pensei também em comprar uma tela com a mesma entrada da tela do notebook, pra ficar dentro do gabinete apenas para conseguir mexer na BIOS, já que hoje não tenho acesso, pois a imagem da BIOS não vão para o monitor externo.

Pensando em tudo isso fiz uma pesquisa em relação a valores, que gastaria com todas essas mudanças e gostaria de entender se faz sentido fazer tudo isso. Coloquem na balança que estou comprando minha casa própria agora e gostaria de gastar o menor valor possível nesse momento, e essas peças poderiam ser usadas posteriormente para montar de fato um pc de mesa.
Tela 14pol. 40pinos: R$280
Placa de Vídeo RTX 3060 Dual OC Palit NVIDIA GeForce, 12GB GDDR6 R$1700
Gambiarra EGPU R$240
Fonte para EGPU: Fonte XPG Kyber SuperFrame, 750w, 80 Plus Gold, Cybenetics Gold, Com conector PCIe 5.0, PFC Ativo, KYBER750G BK C BR (PROMOÇÃO: R$423)
Gabinete com 6 fans R$300
TOTAL: R$2943,00

Enfim, se conseguirem me dar um auxilio ficarei muito grata!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus EduS Mas não seria apenas a compra da placa-mãe.
Eu teria que comprar SSD, placa-mãe, memória RAM e o processador.
Isso ficaria mais de uns 2Mil reais além do que já foi mencionado, para ter o mesmo desempenho que eu já tenho no meu notebook hoje.

Sendo que na gambiarra eu estaria gastando apenas R$519

A ideia é fazer essas alterações posteriormente, pensando que eu já vou ter muitas das peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Kiszinha disse:

Fonte para EGPU: Fonte XPG Kyber SuperFrame, 750w, 80 Plus Gold, Cybenetics Gold, Com conector PCIe 5.0, PFC Ativo, KYBER750G BK C BR (PROMOÇÃO: R$423)

Essa fonte eu evitaria, o teclab a testou e em carga máxima ficou se desligando.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kiszinha Olha, se eu fosse por você, não optaria pela gambiarra a fins de segurança.

 

Como o amigo disse, é sim uma ideia interessante, mas a chance de acontecer alguma coisa e levar o seu SETUP inteiro, não é tirada de cogitação.

 

Se você optasse por:

 

Ryzen 5 5600

a520m MSI

2x8GB 16GB 3200Mhz

SSD 1TB Kingston

 

Vai dar: R$ 1900

 

Fora que o Ryzen 5 5600 é de certa forma melhor que o seu i7.

 

Talvez esperar mais tempo e optar por algo mais '' sólido '' seja uma opção mais viável entende...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de gambiarra só recomendaria ser feita por alguém que entenda bastante do assunto, como esse não é seu caso, se fizer isso pode dar bem errado, como dito acima melhor pegar um Pc novo. 

A configuração acima é muito boa, e vai te suprir melhor que seu note, mas para complementar-lá, recomendo a RTX 4060.

Precisa de uma placa bem poderosa para rodar jogos e fazer live.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!