Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Switch tipo caça precisa de solda para adaptar no power swtich do PC?


Ir à solução Resolvido por Renn,

Posts recomendados

Oi galera td bem?

Estava navegando na net e me deparei com um vídeo de uma coisa muito massa e criativa: alguém que está usando um switch de avião para ligar o Pc. Gostaria de saber o quão viável seria isso, se precisaria soldar pontas do power sw nele, e se isso é uma ideia boa. Sei que para ligar o computador só é necessário uma "faísca" de energia, então o fato da alavanquinha ficar só para um lado daria problema?

Grato pela atenção! 😁

Foto para referência 

image.png.d5e3521dccc3074d84b4d19cdeae9b46.png

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Renn disse:

O botão do power só faz um curto entre os dois contatos, logo qualquer botão que você ligar na placa que internamente feche um curto vai ligar o pc.

 

Mas a duvida dele acredito eu é q se tem problema se esse botão ficar pressionado vai dar algum problema já que pelo que ele falou me parece ser um botão tipo interruptor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando: como é uma alavanca, na posição 1 os contatos não se encostam e na posição 2 um curto é fechado, logo é diferente do acionamento do botão que fecha o curto apenas durante o período em que tu segura o botão. O fechar o curto que eu falo é apenas "ligar" os dois contatos da chave.

A botão normal do pc é isso aqui: image.png.50d0e0f5002c054eb2a8bb0537a84bb0.png

quando pressionado ele fecha o contato e se mantem fechado até você soltar o botão.

Já uma alavanca como essa: image.png.73bfb2ca3a50900da2d62da358c128f3.png

mantem o contato aberto ou fechado dependendo da posição que ela está. Se você colocar ela na posição on e por 1-2 segundos depois voltar ela a posição off o computador deve ligar normalmente, pois o funcionamento será igual ao do botão convencional, você fechou o contato por alguns segundos como quando pressiona o botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou é que eu queria mesmo por estética, esse aí eu já havia achado e me parece meio "sem graça"

@lucaas_dsa me veio a ideia deste vídeo, na parte "gambiarra mesa Pc, aparece no cantinho esse switch. 

@Renn então daria pra fazer? E se eu colocasse o switch em ON e quando desse vídeo eu movia de volta para OFF?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 minutos atrás, Renn disse:

na posição 1 os contatos não se encostam e na posição 2 um curto é fechado, logo é diferente do acionamento do botão que fecha o curto apenas durante o período em que tu segura o botão.

Para essa chave tipo interruptor, teria que ligar ela, esperar o PC ligar e desligar a chave novamente. Não parece uma boa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como faria a conexão do switch para a placa-mãe? Daí vem minha dúvida, precisaria comprar um cabo power sw, desencanar e soldar nas pontas do switch?

E de curiosidade, o que aconteceria se eu não colocasse no off novamente? Daria curto na placa ou algo do gênero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, RonaldoXbox disse:

precisaria comprar um cabo power sw, desencanar e soldar nas pontas do switch?

Teria que comprar um cabo tipo o do botão no link que mandei, soldar na alavanca. Vai ficar uma brincadeira cara...

14 minutos atrás, Renn disse:

O fechar o curto que eu falo é apenas "ligar" os dois contatos da chave.

Aí fica uma dúvida, inclusive minha. Quem determina a carga que vai para a placa-mãe? Pois se colocar uma chave de 5A, pode dar algum problema, ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

@Pedroou esse era meu medo...

Não sei soldar, nem possuo o equipamento, não teria uma outra forma de fechar o circuito? Aliás, assistências técnicas fazem soldas desse tipo?

Sim precisa de solda nos terminais do swich, você poderia simplesmente enrrolar os fios mas ai eles poderiam soltar, qualquer assistência faz essa soldagem pra você, só que você tem que procurar fios que solde no swich e encaixe na placa-mãe pois da pra você tirar se você quiser depois 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Pedroou disse:

Aí fica uma dúvida, inclusive minha. Quem determina a carga que vai para a placa-mãe? Pois se colocar uma chave de 5A, pode dar algum problema, ou não?

Não, os Amperes da chave só definem o quanto ela aguenta de corrente. Um curto é um curto, pode ser uma chave de 20A ou 2A ao acionada ela vai fechar dois pontos de contato na placa-mãe. Claro se a corrente que passar por ela ultrapassar o limite dela pode danificar a chave, no caso do computador a placa-mãe trabalha com correntes baixas logo qualquer chave/botão deve servir. No computador é apenas um "pulso" um curto fechado por um breve momento. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

@Pedroou é que eu queria mesmo por estética, esse aí eu já havia achado e me parece meio "sem graça"

@lucaas_dsa me veio a ideia deste vídeo, na parte "gambiarra mesa Pc, aparece no cantinho esse switch. 

@Renn então daria pra fazer? E se eu colocasse o switch em ON e quando desse vídeo eu movia de volta para OFF?

Sim com certeza da pra fazer sim desse jeito, não precisa esperar da imagem, assim q os coolers começarem a girar pode voltar a chave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Não sei soldar, nem possuo o equipamento, não teria uma outra forma de fechar o circuito? Aliás, assistências técnicas fazem soldas desse tipo?

É algo bemmmm simples de se fazer. Tu tens 2 cabos saindo da conexão power sw, logo com o computador desligado e o power sw solto da placa-mãe você pode cortar os fios próximos ao botão(para ter um bom comprimento) desencapar e ligar na chave nova(aqui o ideal é soldar para evitar que soltem e se encostem em um momento que você não quer que isso aconteça), se você não tem o material para soldar pode levar o fio e a chave a uma eletrônica, em segundos o pessoal solda, só preste atenção se vai conseguir encaixar o botão e esconder os cabos depois.

Caso não queira cortar o cabo power sw original do gabinete você pode comprar um cabo (fio) na internet, ele só precisa ter a mesma ponta do power sw aquela que encaixa na placa-mãe. Algo assim já serve Cabo power sw, apenas corte perto da chave e solde a chave que você quer instalar. O processo todo é bem simples e barato.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renn pretendo pegar o montech 903 base, o power sw é tão longo assim? E como eu faria para conectar ele no switch e ainda colocar ele em cima da minha mesa? Pretendo colocar o Pc no chão, então preciso que o cabo seja longo. Não teria como eu simplesmente enrolar as pontas dos cabos na ponta do switch e passar fita isolante?

Agora me dei conta, como vou passar qualquer cabo pra fora do gabinete? 

Vou colocar a tampa lateral de vidro, pensei em tirar um slot PCIE a mais e passar por ali o cabo, mais daí acho que precisaria pegar mais de um cabo já que a distância é meio longa 

Aliás tem risco de dar caca e eu ferrar a parte de Power sw da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

E como eu faria para conectar ele no switch e ainda colocar ele em cima da minha mesa?

Isso não posso responder pois não sei como é sua mesa, onde o computador vai ficar, onde o botão vai ficar... Isso é uma organização sua no momento em que o fizer. Poderia abrir um furinho na mesa para passar os cabos, colocaro ao lado da mesa... enfim essa eu não posso responder. 

3 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Não teria como eu simplesmente enrolar as pontas dos cabos na ponta do switch e passar fita isolante?

hahaha ter tem mas vai estar correndo o risco dos fios se soltarem e se encostarem acionando o contato na placa-mãe em um momento em que você não deseja, ai o computador vai desligar no meio do uso ou ligar se estiver desligado, como o curto vai ficar fechado provavelmente ele vai entrar em loop e vai ficar ligando/desligando até você desencostar um fio do outro. A recomendação para que o "serviço" fique bom é soldar.

7 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Aliás tem risco de dar caca e eu ferrar a parte de Power sw da placa?

Não sei se causaria algum dano na placa, o efeito é o mesmo de ficar segurando o botão power sem soltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

@Renn

Agora me dei conta, como vou passar qualquer cabo pra fora do gabinete? 

Vou colocar a tampa lateral de vidro, pensei em tirar um slot PCIE a mais e passar por ali o cabo, mais daí acho que precisaria pegar mais de um cabo já que a distância é meio longa 

@Renn uma última pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RonaldoXbox disse:

Agora me dei conta, como vou passar qualquer cabo pra fora do gabinete? 

Talvez encontre algum furinho na parte de baixo ou algo assim, isso também só consigo dizer vendo o gabinete em mãos e é algo que não tem uma resposta certeira, pode ser feito de muitas maneiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um botão de liga/desliga de PC é tipo contato, só fecha o circuito por um momento e depois deve ser aberto o circuito novamente(é uma molinha que pula).

Ao ligar um PC na bancada é comum usar qq coisa metálica para fechar o contato e imediatamente é retirado após o boot.

Não tenho ideia se haverá algum dano se o circuito ficar fechado o tempo todo, mas como é coisa de projeto da MB não acredito ser boa ideia usar uma chave do tipo mencionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!