Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Switch tipo caça precisa de solda para adaptar no power swtich do PC?


Ir à solução Resolvido por Renn,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Na época do Pentium eu tive defeito na mola da chave liga desliga eu pressionava o botão e ele não voltava, ai a ventoinha ligava por uns três segundos e depois o computador desligava sem mostrar nada na tela. Hoje eu repeti o teste com um Dell Optiplex 3020, deixei o botão pressionado e aconteceu que a ventoinha ligou por um segundo e desligou logo em seguida sem mostrar nada na tela.

A chave para ligar o computador não pode ser do tipo liga ou desliga, tem que ser do tipo ou estilo campainha, como já observado nos comentários acima.

Minha sugestão para ficar com o seu estilo seria usar apenas a capa protetora sobre o botão já existente:

Capa.jpg.5e6435a17907a3d1a8bedd262bf11b9d.jpg

E colar uma extensão sobre o botão já existente de modo a imitar a chave de liga desliga e desta forma para acionar, basta pressionar e soltar.

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GusGraf alterou o título para Switch tipo caça precisa de solda para adaptar no power swtich do PC?

@Renn a única coisa que pretendo terceirizar seria a solda, de resto consigo fazer eu mesmo. Agora a chave, qual diria que é melhor: uma que eu tenha que fechar e abrir o circuito manualmente ou a que volta sozinha? Então deixe me ver se entendi, compro o switch+power sw separado(não quero ferrar o  gabinete, já que vou esperar uns meses pra fazer isso)+cabo paralelo. Corto a ponta do power sw que vai para a chave que não quero e deixo o fio meio desencapado. Pego este, o switch e o cabo e mando soldar a ponta do power sw em uma ponta do cabo paralelo, aí soldar a outra extremidade nos contatos da chave, peço para que encapem o que ficar exposto. Aí só espeto o power sw na placa-mãe e voilà. Seria isso mesmo?

 

@Pedroou ótima ideia! Vou fazer como disse, só executar mesmo o projeto depois de comprar todo o computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox Uma do tipo campainha é o modelo correto. Isso é mais ou menos isso que descreveu, o resto é organização sua (passar o cabo, prender o botão na mesa, fazer o cabo sair do gabinete etc...) pense bem nas etapas antes de comprar ou começar qualquer coisa e tudo certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, RonaldoXbox disse:

dá pra encontrar o switch de caça com mola de retorno fora do mercado livre ou Aliexpress?

Eu sei que na Santa Efigênia tem, fora isso não conheço outros sites confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi seria esta a loja? Eles entregam fora de SP? De qualquer forma, pegarei no mercado livre, mais fácil e já tem boas avaliações 

@Pincipi@Pedroou @Renn @STAR ALPHA @lucaas_dsa @PedraX

Muito obrigado pela ajuda de todos! Algumas horas atrás não achava que isso era possível, agora só falta comprar as peças e mandar soldar, quando ficar pronto enviarei uma foto aqui!

Também estou pensando em fazer uma base de argila e pintar de preto, mas isso é outros quinhentos kkkkkk.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No anúncio não tem o esquema elétrico.

Pelo que me lembre é uma linha dupla, a entrada está nos pinos do meio e as saídas nas extremidades, se virar a chave para um lado dá contato em uma extremidade e se girar para o outro lado dá contato na outra extremidade.

O certo mesmo seria usar um multímetro para confirmar.

Outra forma seria ir testando as combinações até achar a que funciona para ligar a placa.

Esse negócio de terceirizar uma solda me incomoda, eu comprei meu primeiro ferro de solda quando tinha uns 13 anos de idade e de lá para cá descobri que não posso viver ser um ferro de solda.

O preço que vai pagar para fazer o serviço dá para comprar um ferro básico já com um pouco de estanho e fazer o serviço você mesmo, garanto que não vai se arrepender do investimento e depois vai querer comprar um multímetro básico e pronto! Não existirão mais limites para seus projetos.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Sei que para ligar o computador só é necessário uma "faísca" de energia, então o fato da alavanquinha ficar só para um lado daria problema?

Problema não dá, mas se deixar direto seu PC não desliga.

Ao clicar no "desligar" do menu do Windows o PC reinicia.

7 horas atrás, RonaldoXbox disse:

nossa, então acho que vou ter que pegar outro modelo, esse é mais simples? Ou esta?

Tanto faz.

Prefira a primeira, é mais barata.

A segunda só é mais cara por ser a prova d'água.

 

A ligação é fácil...

Sempre o terminal do meio, em todo tipo de chave ele é obrigatório usar.

Nessas chaves, temos 3 posições. A primeira é a do meio com a chave parada.

Você pode movê-la pra qualquer lado, o terminal do meio liga a um contato da ponta quando isso acontece.

Mas é invertido, pois é uma alavanca se empurra a chave para cima, o contato de baixo é quem liga e vice-versa.

Essa mesma explicação também vale para aquela chave 6 terminais postada antes, se ela sair mais barato que essas aí pode ir sem medo.

A diferença é:

Pegou o contato do meio, o outro deve ser o que está ao lado.

Se for cruzado ou o outro também do meio nenhum dos dois serve.

 

7 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Eu realmente gostaria de comprar um kit de solda e aprender um dia, mas o problema é que não tenho o material nem experiência então seria algo que eu faria no futuro mesmo. 

Olha, comecei mexer com essas coisas ainda criança, inclusive com chavinhas desse tipo, meu pai tinha várias delas.

Só que o ferro e a solda ele escondia com medo de eu mexer e queimar as mãos.

Então o que eu fazia era enrolar os fios nos contatos, passava o fio pelo buraquinho igual se faz com linha e agulha e depois torcer. Os dedos pequenos de criança ajudavam a fazer o serviço!

Se você fizer um amarrado bem feito e cobrir com um termo retrátil, a chance de dar mau contato é pequena, ainda mais que é uma coisa que se usa pouco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como um colega já disse anteriormente, os pinos de liga desliga do power on/off na mb sao projetados para ficarem abertos,  então na hipótese de ficarem fechados o tempo todo tem o risco da BIOS enviar uma mensagem ambígua ao sistema operacional e o PC fica ligando/desligando. 

Gambiarra é  isso, porisso não aconselho 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, RonaldoXbox disse:

então acho que vou ter que pegar outro modelo, esse é mais simples? Ou esta?

O primeiro é perfeito, o segundo é igual ao primeiro acrescentado da capa a prova de água.

A ligação elétrica está na foto dele, um fio você liga no meio e o outro fio você liga nas duas outras pontas, assim, tanto faz virar a chave para um lado ou para outro lado que vai ligar o computador.

Como neste caso não tem vibração, a ideia de apenas amarrar o fio vai dar certo e se não tiver o termo retrátil ou fita isolante, dá para forçar um pedaço de palito de dentes ou fósforo no buraco para dar firmeza e evitar mau contato.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 muito obrigado pela explicação detalhada! É bem mais simples do que imaginei. E se eu pegasse o de 6 contatos, posso só conectar um dos lados?

 

@Pincipi se refere ao primeiro que enviei antes que tem 6 pinos para contato com o cabo, ou o segundo com apenas 3 e sem a capinha a prova d'água? O primeiro com seis pinos funcionaria ou precisaria de mais alguma coisa? Como faria para ligar o fio nos dois contatos? Teria que separar uma metade dele e por um pouco de um lado, um pouco do outro? 

 

 

Obrigado pela ideia de só amarrar os fios dos dois, acho que vou amarrar a parte desencapada do cabo paralelo nos contatos do switch e passar fita isolante que tenho, mas o contato do power sw e a outra extremidade do paralelo mandarei soldar pra evitar problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

 se refere ao primeiro que enviei antes que tem 6 pinos para contato com o cabo, ou o segundo com apenas 3 e sem a capinha a prova d'água? O primeiro com seis pinos funcionaria ou precisaria de mais alguma coisa? Como faria para ligar o fio nos dois contatos? Teria que separar uma metade dele e por um pouco de um lado, um pouco do outro?

Calma, a coisa é bem simples; Todos eles servem para o seu propósito, com 3 ou seis pinos, com ou sem capa. Para ligar nos dois contatos pode usar uma ponte ou extensão com outro pedaço de fio qualquer encapado para evitar curto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cheve.jpg

Também pode usar um conector fêmea para prender o fio no pino e depois envolver em fita isolante ou termo retrátil.

conector.jpg.3f86dbb14b5a1558bc1d8488c4343d07.jpg

Eu já fiz conectores com lata de alimentos, tesoura e alicate. O básico é cortar um pedacinho do metal e enrolar, ai encaixa tudo, pino, fio, conector e aperta com o alicate.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi não entendi muito bem o que fez na primeira foto, há como eu só conectar/soldar o cabo em uma extremidade do switch e só usar empurrar a alavanquinha naquela direção? 

E se tanto a de 6 quanto 3 contatos funcionam da mesma forma, precisaria de mais cabo pra conectar os 4 pinos da de 6? 

Mesmo que seja mais barata, me parece mais difícil e cansativa de fazer, provavelmente vou pegar a de 3 pinos então 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na primeira foto o fio verde é a entrada que conecta no pino central, já o fio cinza é a saída que conecta nos dois pinos laterais, nesta condição tanto faz o lado que acionar a chave que vai funcionar normalmente. Tudo isso tanto no caso do conector de seis pinos como no do três. No de seis pinos basta deixar os outros três sem nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi acho que agora entendi, mas daria pra desencapar um pedaço do cabo paralelo, dividir em três partes os fios dentro dele e colocar nos 3 contatos (e depois passar uma fita isolante só pra ficar bem seguro) do switch de 6 contatos?

 

Então de curiosidade, se usando só três o de seis funciona, para que ele tem 6 contatos? Para controlar mais coisas de um só lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

5 horas atrás, RonaldoXbox disse:

A que você respondeu era uma dúvida de curiosidade mesmo kkkk, o que eu queria entender é o abaixo.

 

Daria pra desencapar um pedaço do cabo paralelo, dividir em três partes os fios dentro dele e colocar nos 3 contatos (e depois passar uma fita isolante só pra ficar bem seguro) do switch de 6 contatos?

 

Ou precisa mesmo de um outro cabo para fazer os contatos entre as duas pontas? E consigo fazer o switch funcionar se só ligar na do meio e uma das extremidades aí só puxo a alavanca para um lado ou isso não seria uma boa ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, RonaldoXbox disse:

E se eu pegasse o de 6 contatos, posso só conectar um dos lados?

Sim, é exatamente isso. 

16 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Obrigado pela ideia de só amarrar os fios dos dois, acho que vou amarrar a parte desencapada do cabo paralelo nos contatos do switch e passar fita isolante que tenho, mas o contato do power sw e a outra extremidade do paralelo mandarei soldar pra evitar problemas.

A parte que vai no computador, é a que menos precisa de solda. 

Basta uma emenda bem feita. 

14 horas atrás, RonaldoXbox disse:

 mas o que seria essa extensão?

Um par de fios compridos. 

Para sair de dentro do gabinete do PC e poder colocar o interruptor na onde achar melhor. 

14 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Daria pra usar um pedaço do cabo paralelo?

Isso, é um cabo paralelo. 

De preferência fino, pois se for muito grosso, desse tipo que se usa nas casas pra instalação elétrica de lâmpadas e tomadas, atrapalha e dificulta a instalação. 

14 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Para o de 6 pinos preciso conectar os 4 pinos que estão nos cantos ou só dois de um lado servem? 

No computador só tem 2 fios para ligar, então vai mesmo sobrar os outros 4 na chave. 

Eu expliquei isso acima, tem os locais certos pra ligar. 

 

14 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Mesmo que seja mais barata, me parece mais difícil e cansativa de fazer, provavelmente vou pegar a de 3 pinos então 

Screenshot_20240413_020940_AdblockBrowser.jpg.4fa6d052d60aba3898d829f56b3cee1d.jpg

Não tem nada de cansativo, é só ligar igual ao desenho. 

11 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Então de curiosidade, se usando só três o de seis funciona, para que ele tem 6 contatos? Para controlar mais coisas de um só lugar?

Essas chaves são genéricas, quem fabrica não sabe para que vai ser usada. 

Então serve para muitas coisas, você já respondeu uma, podemos controlar coisas que trabalham com tensão diferente. 

Posso ligar de um lado uma coisa que funciona em 110V de um lado e do outro um led de 2V.

Também existe a opção de virar a chave para um lado liga uma coisa, pro outro lado liga outra e deixa no meio desliga tudo. 

E ainda existe uma ligação que se faz com os 6 pinos que serve para inverter a rotação de motores.

Tipo o vidro elétrico dos carros, a chave que tem lá é esse mesmo tipo de 6 pinos, mas com acabamento diferente. 

6 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Daria pra desencapar um pedaço do cabo paralelo, dividir em três partes os fios dentro dele e colocar nos 3 contatos (e depois passar uma fita isolante só pra ficar bem seguro) do switch de 6 contatos?

Não tem necessidade disso. 

6 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Ou precisa mesmo de um outro cabo para fazer os contatos entre as duas pontas? E consigo fazer o switch funcionar se só ligar na do meio e uma das extremidades aí só puxo a alavanca para um lado ou isso não seria uma boa ideia?

Se a chave tiver 3 posições, tem duas opções de ligação. 

A primeira é a que está no desenho que postei acima. Você só usa dois terminais da chave, não importa se ela tem 3, 6 ou quantos for. 

 

A segunda, e conforme a figura abaixo:

Screenshot_20240413_020940_AdblockBrowser.jpg.e7e8a5b6955b625f3f7a580b6dbd5943.jpg

Unindo os terminais das pontas, tanto faz o lado empurrar a chave seu PC vai ligar. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!