Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto para aquecedor de agua com termostato


Ir à solução Resolvido por Mega Blaster,

Posts recomendados

18 minutos atrás, .if disse:

Geralmente não comento em tópico resolvido a não se quando me chamam ou .. sinto vontade .. como agora...😁

Só de curiosidade.. estes 75°C são bem amenos e de fato bem fácil de automatizar o controle. Porque não pode ser usada uma estufa comum ou com alguma convecção forçada pra manter a homogeneidade da temp? Porque tem que ser na água?

Como minha professora falou no curso: " o acrílico não se importa se você está fazendo na água, ou no microondas, contanto que tenha calor" 

Mas os 2 métodos que se convencionou usar para polimerização foram só esses mesmo:

Água ( mais lento e precisa monitorar o tempo todo )

Microondas ( extremamente rápido, pra laboratório com alta demamda e o mais suscetível a dar errado, derreter mufla etc  ah e usa água tmb, numa quantidade beeeeeeeem pequena, tipo 50ml para hidratar o gesso )

Polimerizadora ( com água também mas automatizada e  mas muito cara seja lá qual for )

A grande questão é o gesso específico para o cozimento que obrigatoriamente tem que estar hidratado e essa estufa de convecção , pelo que eu vi aqui, ela trabalha a seco totalmente.

Ruim pra mufla, ruim pro gesso tipo IV e ruim pra resina.

Componentes químicos não admitem alteração . A resina nem se pode cozinhar logo de cara, precisa de um descanso de 12 horas prensada na mufla. 

Um aluno do curso esqueceu de hidratar o gesso , no microondas, colocou sem a pequena quantidade de água exigida no prato. Em 3 minutos a resina ferveu a um ponto que explodiu a mufla e quase arrancou a porta do microondas kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem quase entendi. Existe mufla (clique) e mufla para prótese dentária (clique) que são trecos distintos. Talvez aí a origem da [minha] confusão. Parece que atém da temperatura você precisa de controle também da umidade. A não se que de fato ela literalmente fica em banho maria totalmente imersa na água a 75° ... bem, nota-se que obviamente não sou do ramo mas é interessante saber como exatamente seu sistema vai operar pra que o amigo @Mega Blaster lhe proponha o projeto com mais assertividade.. P.ex. a localização do sensor é quase importante pois pode haver diferenças mínimas de temperatura na água principalmente por não estar em ebulição.

 

Sucessos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado amigo.

Só no microondas que ela não fica imersa. Mas precisa ter água por causa do gesso. Coloca-se água no próprio prato do micro.

Mufla pra prótese pode ser de plástico ou latão. 

Eu li que o sensor não pode estar em contato com o metal da panela que aí a medição será diferente realmente 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 3 controladores da Fullgauge em casa (01 TIC17, 01 MT512 e 01 TC900) fazem parte do meu estoque de reposição . Vou fazer um protótipo para testar e apresentar o esquema. Vai de você informar seu orçamento para que compre as peças. Vou ver o que encontro na minha sucata referente à resistência. E sobre ela (a resistência), posso mandar fazer do jeito que eu quiser (tamanho, formato, potência e tensão) à um custo bem baixo. Isto feito, poderá executar ai na sua localidade. Para as coisas que não domina ou não tem habilidade, sugiro contratar um profissional competente da área, que seja honesto e faça os ajustes necessários em suas instalações e na montagem do projeto. Mas lhe afirmo categoricamente: Será muito simples e fácil. Apenas a questão da panela é que precisará fazer uns 3 furos e, talvez, alguma solda em alumínio. Se quiser investir num controlador mais caro, ficará com o mesmo equipamento que custa R$ 4.000 pilas ao preço das coisas que comprar.

 

EDIT:

 

Nesse tipo de equipamento, qual a finalidade do compressor?

 

https://www.dentalcremer.com.br/panela-eletrica-polimerizadora-digital-4-vrc-dc25004.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui numa loja que vende equipamentos para restaurantes fazer uma verificação de materiais. Como disse, me interessei e quero mostrar como se faz e comprovar a simplicidade da montagem. Na listagem e descrição não tem tudo o que precisa para concluir o projeto, mas o que falta não deve sair muito caro. Então, basta ver o interesse e pesquisar esses materiais e peças na sua região. Vou deixar alguns links para verificação e o vídeo que fiz na loja numa demonstração meio grotesca e básica. Muita coisa pode variar de preço mas nada muito significativo, creio. Vou considerar a tensão em 220 V fase/fase (127 V fase/neutro).

 

EDIT:

A forma de pizza ficou melhor como base de proteção do que a forma de flandres.

 

Controlador MT512 2HP:

https://www.frigelar.com.br/controlador-full-gauge-resfriado-com-degelo-natural-bivolt-com-sensor-sem-sitrad/p/kit3229

 

Resistência:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1549357977-resistncia-para-panela-polimerizadora-protecni-_JM

 

DSJ 10 A:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1901342437-disjuntor-bipolar-duplo-10a-16a20a-25a-32a40a-50a-63a-_JM?searchVariation=86428652491#searchVariation=86428652491&position=29&search_layout=stack&type=item&tracking_id=a18b70d5-eceb-48ee-ab85-853ab80c16c7

 

Plugue macho com terra 10 A:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3231828732-plugue-tomada-macho-3-pinos-90-prensa-cabos-10-amperes-_JM?variation=176811081531#reco_item_pos=2&reco_backend=recomm-platform_ranker_v2p&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=d5edcd9d-b1ca-4709-856f-44363f967968

 

Forma.jpg

Kit panela.jpg

Resistência.webp

Custo básico.txt

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if

É porque a hidratação do gesso e importante. Mesmo no microondas precisa haver uma película de água no prato do microondas .

Esse sistema que você mencionou , se entendi direito, é um aquecimento a seco. Não serve para polimerização do acrílico.

@Mega Blaster caraca, que show. Quando eu chegar em casa vou ler com calma e lhe falo. Vou ver esses materiais.

Agora o lance do compressor é que essa panela serve também para aparelhos móveis de ortodontia, esses não precisam de calor, só imersão em água fria e 20 ou 30 libras de pressão para não criar bolhas no acrílico. 

Ou seja , ela serve para duas funções .

Tem alguns profissionais que injetam ar mesmo no cozimento sinceramente não sei pra quê, porque a mufla é super parafusada . No.microondas e na panela não há nem como injetar ar. Esse procedimento especifico , ao meu ver, não tem lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!