Ir ao conteúdo

Core i5 3470 gargalando com Radeon RX550 4gb

Ir à solução Resolvido por STAR ALPHA,

Posts recomendados

Postado

bom, decidi comprar um rx550 pra usar no meu atual setup, já que o am4 ainda tá faltando coisas, mas estou com problemas, nos tres seguintes jogos, o uso de cpu fica entre 80-100%, e a gpu entre 30-50%, claro. Dependendo do ponto do mapa em que estou, o uso de gpu sobe e cpu cai. Mas quero saber se é preocupante

essepc:

i5 3470

ga q77 d2h

rx550

4x4gb DDR3 1600mhz

Minecraft (1.12.2, 1.16 e 1.20 alem de modpacks que testei)

Lost Light

BNGdrive

nenhum deles possuem problema de desempenho, apenas esse uso colossal de cpu, principalmente no minecraft

fiz os testes com as seguintes configs:

minecraft -> alto/máximo (com um pouco de lag) (não consegui a media de frames)

Lost light -> médio 1440x900 (80fps)

BNGdrive -> baixo/médio 1440x900 (entre 80 a 120fps)

image.thumb.png.686cf3f3ad81ddad72779619708b78ff.png

OBS: os frames são bem instáveis, subindo para 500 e caindo para 200. mas não faço questão de usar limitador (talvez para 120fps)

image.thumb.png.94021cb120b798e777190ea11532da80.png

jogando a renderizassão lá em cima (32 chunks), e a qualidade gráfica também, melhora um pouco, mas continua a mesma coisa

• Membro VIP
  • Solução
Postado
22 horas atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

Minecraft (1.12.2, 1.16 e 1.20 alem de modpacks que testei)

Lost Light

BNGdrive

São todos jogos cpu bond , então o seu i5 3470 vai sofrer um pouquinho mesmo em condições normais. 

Quanto ao minecraft em específico se usar shaders pode talvez conseguir deixar o uso da gpu maior durante o uso assim diminuindo a percepção do gargalo .

Quanto aos jogos no geral tente procurar configurações que exijam mais do gráfico , como "gráficos caprichados" , "escala de exibição 3D" , efeitos e similares. 

Se arranjar mais "trabalho" pra sua gpu talvez melhore 

• Curtir 1
Postado

@Pedro Vinicius G. C. Eu tenho esse i5 3470, ´é de 3ª geração. Mas, mesmo tendo 4 núcleos e 4 threads ele já é um processador antigo e fraco. O meu equipamento de uso tem um i5 de uma geração acima deste, ou seja é de 4ª geração. E ainda sim em certas situações é normal altos picos de uso do processador. São tecnologias mais antigas e mais limitadas. Para título de informação e comparação, seu i5 se equivale a um i3 de 8ª geração e o 4590 se equivale a um Core i3 de 10ª. Podemos dizer que o comparativo fique assim:

Processadores de 3ª geração  versus Intel de 8ª geração pra cima:

1. i3, 2 núcleos e 4 threads = Pentium
  2. i5, 4 núcleos e 4 threads = i3
  3. i7, 4 núcleos e 8 threads = i5 

Processadores de 4ª geração versus Intel de 8ª pra cima

1. i3, 2 núcleos e 4 threads = Pentium / Celeron
  2. i5, 4 núcleos e 4 threads = i3
  3. i7, 4 núcleos e 8 threads = i5

Porque não aparecem os i7 mais atuais nesses comparativos? Pois processadores XEON mais antigos e os primeiros core i9 se equivaleriam aos i7 mais modernos, de 8ª geração pra cima.

Acho que fica bem compreensível. Mesmo que seu Intel Core i5 3470 tenha uma relativa frequência em giga-hertz ele tem limitações por conta da tecnologia empregada e do restante do hardware. Então é claro que tenhamos perda de performance com nossos equipamentos de gerações mais antigas. O que poderia ser feito, no nosso caso, para uma melhora de performance sem ter de fazer um gasto mais elevado é a troca do processador por um i7 da mesma geração. Por exemplo o i7 de 3ª geração, 3770 terá os seguintes parâmetros:

• Litografia 22 nm

• 4 núcleos 8 threads 

• Frequência turbo max: 3.90 GHz

• Frequência da Tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0‡: 3.90 GHz

• Frequência base do processador: 3.40 GHz

• Cache: 8 MB Intel® Smart Cache

• Velocidade do barramento: 5 GT/s

• TDP: 77W

Se comparar com o seu i5 3470 verá, claramente, porque tens perda de desempenho.

Então, mesmo com a RX 550 4Gb, que ainda é um ótimo custo-benefício, se optar pela troca do i5 pelo i7 terá um desempenho ainda melhor. Mas o ideal, no caso e sempre é o que deveria ser a melhor opção não fossem os preços atualmente, era pegarmos gerações dos i3 e/ou i5 bem mais novas dos Intel Core. Por exemplo de 8ª pra cima. Abaixo disso é Core i7 ou Xeon. Ai sim ainda teríamos uma boa performance em uso que exijam mais do nosso equipamento.

No seu caso ai, para contornar um pouco o alto consumo em certos usos que faz da máquina é o seguinte:

• Otimize o seu sistema operacional desabilitando recursos que não use
  • Remova apps desnecessários, principalmente os modernos que vem pré-instalados.
  • Deixe na inicialização estritamente o necessário
  • Faça ajuste nos seus jogos deixando os gráficos no alto para que direcione mais o uso a GPU
  • Evite usar resolução muito alta - até por conta da RX 550 que vai muito bem em 720p. Acima disso sentirá uma certo "peso".

Fazendo estes ajustes, com o que tens ai, deve ter uma leve melhora. Eu já tive uma RX 550 4Gb, é uma GPU muito boa, ainda hoje. Estou até comprando outra pra por no PC com AMD da minha esposa. Mas é preciso entender que existem detalhes que vão impactar na performance. Então, estando ligado nisso vai conseguir seguir usando as coisas que deseja. Mas, claro, não terá a melhor performance do mundo devido ao seu setup.. Ainda sim consegue ser feliz do mesmo jeito. Informática ta caro, isso é um fato.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...