Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conector da bomba do Water Cooler e Fans.


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Boa noite família.

 

Tenho uma placa-mãe B550M DSH3. Ela vem com 1 entrada CPU_Fan e 2 SYS_Fan. Meu gabinete tem 4 fans Darkflash Infinity 24 Pro e as 2 do WC. O WC veio com um pequeno hub com 3 PWM com uma saída fêmea para 4 pinos.

 

Eu gostaria de saber se eu posso conectar a bomba e as 6 fans do gabinete no hub, e conectar ele no CPU_Fan. No momento as fans estão em uma controladora ARGB que não está conectada na placa-mãe, e não consigo controla o rpm delas, nem sei se estão no máximo.

As fans estão conectadas em serie, então tem 2 PWM, um para as fans do radiador e outro para as 4 do gabinete.

 

Estou na duvida se posso colocar todas no CPU_Fan ou se seria melhor colocar cada uma no SYS_Fan e deixa a bomba no CPU_Fan, ou seu eu poderia colocar apenas as fans no hub e conectar no SYS_Fan.

Não sei os cabos do PWM são longos para alcançar o SYS_Fan. Enfim, também queria saber se preciso configurar na BIOS da placa-mãe para a bomba ficar no 100% a todo momento, ou se posso deixar no automático. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De maneira geral, não passe de 4 fans por conector da placa-mãe. Então não, não pode colocar os 6 no hub.

 

Considerando seu setup, eu colocaria os fans do WC e + 2 de entrada (ou saída, se o WC está na frente) no CPU_FAN, a bomba isolada em um dos SYS_FAN, e o resto dos fans no outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni  Entendo, nesse caso, eu poderia colocar as 6 fans (e talvez a bomba do WC) nessa controladora que pega energia através do sata e coloca no CPU_FAN ou SYS_FAN? Eu gostaria quer todas as fans aumentassem a rotação conforme a temperatura da CPU. Ela veio com um cabo pwm fêmea para conectar na controladora e placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
40 minutos atrás, Luccas Vieira disse:

@Imakuni  Entendo, nesse caso, eu poderia colocar as 6 fans (e talvez a bomba do WC) nessa controladora que pega energia através do sata e coloca no CPU_FAN ou SYS_FAN? Eu gostaria quer todas as fans aumentassem a rotação conforme a temperatura da CPU. Ela veio com um cabo pwm fêmea para conectar na controladora e placa-mãe.

Se tem uma fonte de alimentação externa, pode usar sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!