Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso ativar o CSM na AMD para dar vídeo na GPU?


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Boa noite, pessoal.

Eu estou indo para a plataforma AM4, saindo da LGA 1200 da intel (10ª Geração).
Eu tenho uma dúvida em relação ao CSM que me incomoda um pouco:
O processador que vou usar na plataforma AM4 vai ser um Ryzen 5 5500 (sim, um 5500. O dinheiro está apertado e estou sem condições de comprar um 5600) em uma placa-mãe MSI B450M-A PRO MAX II, e, como eu sou usuário de Intel, eu queria saber para que serve o CSM na AMD. O que me preocupado é se é preciso ativar o CSM para dar vídeo, porque na plataforma Intel o CSM serve para isso. Se não me engano é isso, já que uso I3 10100F e é necessário ativar o CSM para dar vídeo na GPU, Agora na AMD, eu não faço ideia.

 

Não sei se expliquei muito bem, mas, é em relação do CSM. Se ele é necessário ter ativado ou desativado para dar vídeo na GPU, já que o CPU não tem vídeo integrado.

OBS: A BIOS da placa-mãe está atualizada para suportar esse processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aizen_. Nunca vi falar nada sobre isso de ativar o CSM para dar vídeo na GPU.

 

O que sempre vi falar é de colocar a GPU e ligar e pronto, já funciona, sem mexer em nada na BIOS, tanto para Intel quanto para AMD.

 

E já vi dizer que o CSM é para outra coisa diferente do de vídeo.

 

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/posso-desativar-meu-csm-sem-perder-Vídeo-da-minha/125bc3eb-21d6-4a03-a859-28f378b42b0a

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi. É que no meu pc atual (Intel) foi necessário ativar o CSM por causa do CPU que não tem vídeo integrado.

Agora na AMD eu não sei se precisa, já que eu sai de um i3 2100 (que tinha Vídeo integrado) pra um i3 10100f (que não tem vídeo integrado). Agora eu vou sair de um 10100f e ir para plataforma Ryzen, que é totalmente diferente.

Eu não sei se vai precisar ativar algo na BIOS para dar vídeo na GPU (por causa do CPU sem vídeo integrado), já que eu nunca mexi em plataforma AMD (Só Intel).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Aizen_. Os dois links citados demonstra que não precisa de CSM ativado para dar vídeo por GPU, seja processador com ou sem vídeo integrado.

 

Pelo que li em um dos links, CSM só é necessário quando é algo relacionado a sistema fora do padrão UEFI.

 

Talvez no seu 10100F foi preciso o CSM por conta disso, e nãõ por ele não ter vídeo integrado.

 

CSM e placa de vídeo não tem relação entre si, são coisas totalmente diferentes e para propósitos diferentes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, valeu por explicar. Pelo que vi, CSM tem algo mais haver com compatibilidade com sistemas mais antigos.

Não entendo o "por que" de ativar o CSM no i3 10100f.

Bom, essa vai ser a minha segunda vez que vou utilizar AMD, estudei bastante pra evitar algum erro na escolha de peças. (É uma longa história explicar isso, mas a primeira deu errado porque eu escolhi a placa-mãe errada pra um R5 1600AF. E desta vez, vai ser a  minha segunda vez (pelo menos aprendi com os erros que cometi na primeira tentativa))

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aizen_. A gente aprende assim, errando.

 

Quando for formatar um pendrive com imagem do Windows 10, caso faça isso usando o rufus, coloca para colocar em UEFI, tendo isso, pelo que li, não precisa do CSM.

 

E é estranho isso ai que falou sobre a placa-mãe errada para X processador, já que atualmente, AM4, funciona em qualquer placa-mãe, então o seu kit inicial com o 1600AF não era para dar problema.

 

A combinação de 5500 com B450 está boa a meu ver, claro que o custo beneficio atual seria pegar o 5600, e de placa-mãe que eu recomendaria é B550 ou A520, mas tem várias combinações a serem feitas com AM4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo.
No caso do 1600AF foi uma A320M da Colorfull que não atualizei por burrice minha. E no caso dessa placa, dizem por aí que é horrível até pra atualizar.

E a placa-mãe não tinha a lista de CPUs compatíveis quando comprei e olhei semanas depois, só foram adicionar meses depois que comprei aquela placa (Última vez que vi que adicionaram foi em 2022, ano onde eu vendi essa placa.)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aizen_. Bom, ai foi erro mesmo, mas de marca.

 

Evite marcas diferentes das comuns.

 

Se ver ASUS, MSI, ASRock, Gigabyte, e Aorus (essa é da gigabyte também), pode comprar, qualquer modelo com o socket AM4, e que tenha a lista de processadores compatíveis para lhe dar 100% de certeza que é ela.

 

Marcas como Colofull, Duex, e outras que encontrar, evite por conta disso ai.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2024 às 22:01, Aizen_. disse:

Boa noite, pessoal.

Eu estou indo para a plataforma AM4, saindo da LGA 1200 da intel (10ª Geração).
Eu tenho uma dúvida em relação ao CSM que me incomoda um pouco:
O processador que vou usar na plataforma AM4 vai ser um Ryzen 5 5500 (sim, um 5500. O dinheiro está apertado e estou sem condições de comprar um 5600) em uma placa-mãe MSI B450M-A PRO MAX II, e, como eu sou usuário de Intel, eu queria saber para que serve o CSM na AMD. O que me preocupado é se é preciso ativar o CSM para dar vídeo, porque na plataforma Intel o CSM serve para isso. Se não me engano é isso, já que uso I3 10100F e é necessário ativar o CSM para dar vídeo na GPU, Agora na AMD, eu não faço ideia.

 

Não sei se expliquei muito bem, mas, é em relação do CSM. Se ele é necessário ter ativado ou desativado para dar vídeo na GPU, já que o CPU não tem vídeo integrado.

OBS: A BIOS da placa-mãe está atualizada para suportar esse processador.

recentemente montei um pc com esse cpu e deu Vídeo sem precisar ativar nada, eu estava usando uma 4060 e uma placa-mãe b550m aorus elite

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!