Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

comprei um rx 580 2048sp


Ir à solução Resolvido por kuwanaa,

Posts recomendados

Boa tarde, eu sou nova aqui e estou com um erro que não consigo dar tela no meu computador após colocar o a placa de vídeo devido ao secure boot ligado, ao desliga-lo ela da tela, mas para que eu possa jogar valorant o secure boot tem que estar ativo, alguém sabe alguma solução?
Eu ja fiz o teste de ligar e desligar o secure boot, e realmente é so porque eu ativo se eu desativo, a placa de Vídeo não inicia
Windows 11 pro
Processador  AMD Ryzen 5 3400G with Radeon Vega Graphics
placa-mãe A520h
Placa de vídeo RX 580 8GB  2048sp
RAM 16GB


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Secure Boot só funciona no modo UEFI. A sua instalação do Windows está no padrão UEFI? Aperte a tecla "Windows" + R e depois digite "MSInfo32" (sem aspas), na janela que abrir terá várias coisas, mas também terá uma linha escrito "BIOS Mode", na frente precisa estar "UEFI" e não "Legacy".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GuilhermeGB disse:

sim esta no modo UEFI

 

imagem_2024-04-18_171856636.png

o meu computador funciona normalmente sem a placa de vídeo, com ou sem o secure boot ativo.. o negocio é quando eu coloco a placa de vídeo que só funciona se o secure boot estiver desativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kuwanaa entendi. Existem diversos fatores que podem causar esse problema, mas na maioria das vezes a culpa está na BIOS da placa-mãe ou placa de vídeo, ou algum conflito de funcionamento acontecendo esses os dois hardwares. Dúvida: você está utilizando Windows 10 ou Windows 11? Se estiver no 11, foi feita uma instalação limpa ou upgrade a partir do 10? No momento da instalação do Windows, o secure boot estava ativado na BIOS?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kuwanaa no caso, quando você ativa o secure boot na BIOS, ao iniciar o PC você ainda consegue acessar a BIOS ou é preciso fazer o reset para voltar a dar vídeo? Porque eu vi casos de pessoas que tem tela preta somente para o Windows, mas ainda conseguem acessar a BIOS. E parece que nesse caso, somente uma formatação limpa do sistema (com secure boot já ativado) resolve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/04/2024 às 16:52, kuwanaa disse:

@GuilhermeGB vou tentar fazer uma formatação limpa com o secure boot já ativo, para ver se resolve a solução obrigada, volto aqui caso resolva :3

 

então aparentemente eu fiz todo o processo de formatação limpa do windows 11 com o secure boot ativo e mesmo assim não funcionou 😞

1 minuto atrás, kuwanaa disse:

então aparentemente eu fiz todo o processo de formatação limpa do windows 11 com o secure boot ativo e mesmo assim não funcionou 😞

me tira uma dúvida na hora da formatação eu tive que tirar a placa de vídeo, então depois da instalação e da inicialização do mesmo desliguei coloquei a placa de vídeo e não foi, era para ter feito de outra forma? porque só consegui assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kuwanaa você não deveria ter problema para usar a placa de vídeo durante a formatação, precisaria funcionar tudo normal durante o processo inteiro. Aparantemente tem algum conflito no funcionamento dessa placa de vídeo com seu PC, se você conhecer alguém que possa testa-la em outro PC, seria uma boa para ver como ela se comporta tentando ativar o Secure Boot e tudo mais.

 

@Swalls consegue identificar algum problema que eu não consegui ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kuwanaa verifica se na BIOS tem uma opção chamada CSM suport, desabilite.

sua BIOS está atualizada com a versão de Mar 25, 2024 ?

A opção de BIOS ou a tela de post aparece quando você liga o pc com secure boot + placa de vídeo?
 

 

você não respondeu a pergunta do guilherme.

Em 21/04/2024 às 16:54, GuilhermeGB disse:

@kuwanaa no caso, quando você ativa o secure boot na BIOS, ao iniciar o PC você ainda consegue acessar a BIOS ou é preciso fazer o reset para voltar a dar vídeo? Porque eu vi casos de pessoas que tem tela preta somente para o Windows, mas ainda conseguem acessar a BIOS. E parece que nesse caso, somente uma formatação limpa do sistema (com secure boot já ativado) resolve.

Responder isso aqui é importante, pois como sua CPU tem vídeo integrado, precisamos saber se você está desativando a opção "automatico" e colocando somente o vídeo da placa de vídeo. (não se preocupe, para retornar ao automatica é só resetar a BIOS).

 

Ah, antes de tudo, você tentou a coisa mais simples? resetar a BIOS?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls não, se o secure boot estiver habilitado não consigo nem mexer na BIOS com a placa de vídeo instalada, agora se ele está desabilito, sim consigo mexer

não fiz o reset também não porque não sei nem onde é kkk

@GuilhermeGB eu não tenho, só tenho amigos que teriam notebook, pelo menos os próximos que dariam para que eu pudesse testar 😞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, kuwanaa disse:

 

não fiz o reset também não porque não sei nem onde é kkk

 

tira da tomada

tira a placa de vídeo

tira a bateria da placa-mãe (uma moedinha prateada)
aperta o power por 20 segundos (com tudo desligado)

coloca sua placa de vídeo

liga o pc na tomada (Sem a bateria ainda)

a BIOS terá resetado.

coloque a bateria de volta.

 

isso fará o reset.

 

agora dentro da BIOS há a versão dela, verifique se a data corresponde a versão que lhe mandei acima!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kuwanaa está informando que sua BIOS foi resetada. Mas verifiquei que você ta na primeira versão de BIOS ainda da placa-mãe, já foram lançadas 10 BIOS depois dessa primeira aí, a última é a F18. Se a culpa aí for de algum bug na BIOS, atualiza-la pode resolver.

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/A520M-H-rev-1x/support#support-dl-BIOS

 

Aparentemente não tem nenhum requisito para versão anterior, você pode ir direto para a última versão.

 

Se não souber fazer, tem um tutorial aqui no Youtube, deve ser igual para a maioria das placas da Gigabyte:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Swalls atualizei a BIOS, entrei no windows mas quando eu ativo o secure boot na BIOS salvo e entro no windows, ele diz que não está ativo

17145202994295206174060031429116.jpg

mesmo fazendo todo processo de aditivar o csm, entrar no secure boot ativar eu salvo, e quando entro está como desativado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls sim ativou no windows, mas aí volta todo o processo anterior que é, ao ligar o secure boot a placa não dá Vídeo, e nem vídeo pra BIOS

deixa eu te fazer uma pergunta, teria como o computador reconhecer primeiro o HDMI que está nele, depois da placa de vídeo?

tipo reconhecer primeiro na placa-mãe e depois reconhecer na placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ebsturbius não está funcionando, eu voltei a estaca 0 que foi onde eu abri o o comentário KKkkkk ela não funciona se o secure boot está ativo ainda, não dá tela nem tela de BIOS

eu fiz todo processo que me ajudaram, de fazer formatação limpa, de atualização da BIOS, de verificação da UEFI e aparentemente vô joga fora essa placa de vídeo porque não é possível KKkkkk 

acho que cliquei em solucionado sem querer, mas não tá não 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!