Ir ao conteúdo

Software para atualizar Drivers de forma automatiza.

Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal!
Alguém saberia algum software de atualização de drivers desses que fazem buscas em bases de dados on-line como: Driver Easy, Driver Hub, Driver Max, etc., porém que fosse possível executar as operações de forma automatiza, só bastando abrir o software que ele já iniciaria fazendo o escaneamento e logo depois atualizando os drivers encontrados que precisem atualizar, isso tudo sem interação do usuário.

• Membro VIP
Postado

Prezados usuários,

O uso de atualizadores de drivers deve ser evitado, pois esse tipo de software costuma instalar programas potencialmente indesejados (PUP) e adware, que são software de propaganda. Além disto, esses programas muitas vezes instalam drivers genéricos, modificados por terceiros ou que não chegaram a ser aprovados pela Microsoft – pra ser aprovado pela Microsoft, um driver precisa passar por mais de 1.500 testes, e somente depois de comprovada a sua estabilidade ele recebe o certificado do Windows Hardware Quality Labs (WHQL, Laboratório de Qualidade de Hardware do Windows), indicando que o driver é estável e dificilmente causará instabilidades no sistema operacional.

Se quiserem se aprofundar mais sobre esse assunto, sugerimos os artigos abaixo:

Drivers do Windows a fundo – Parte 1

Drivers do Windows a fundo – Parte 2

A praga dos otimizadores de PC

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
14 minutos atrás, Pedroou disse:

Prezados usuários,

O uso de atualizadores de drivers deve ser evitado, pois esse tipo de software costuma instalar programas potencialmente indesejados (PUP) e adware, que são software de propaganda. Além disto, esses programas muitas vezes instalam drivers genéricos, modificados por terceiros ou que não chegaram a ser aprovados pela Microsoft – pra ser aprovado pela Microsoft, um driver precisa passar por mais de 1.500 testes, e somente depois de comprovada a sua estabilidade ele recebe o certificado do Windows Hardware Quality Labs (WHQL, Laboratório de Qualidade de Hardware do Windows), indicando que o driver é estável e dificilmente causará instabilidades no sistema operacional.

Se quiserem se aprofundar mais sobre esse assunto, sugerimos os artigos abaixo:

Drivers do Windows a fundo – Parte 1

Drivers do Windows a fundo – Parte 2

A praga dos otimizadores de PC

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

Entendo essa questão, é que no cenário que gostaria de aplicar isso, seria algo após Formatações de computadores, o desejo seria automatizar o processo, até mesmo se existisse alguma forma de realizar tal operação via Windows Update, mas sinceramente com o Windows Update tenho mais problemas do que com outros programas em relação a drivers. Por exemplo, drivers de Touchpad de notebooks, ao atualizar via Windows Update alguns casos simplesmente fazem parar de funcionar, ai tenho que recorrer a programas de terceiros ou driver pelo site do fabricante do equipamento (isso se existir ainda).

• Membro VIP
Postado

Não sei algum software que vá fazer isso e seja confiável. Sei que a Intel tem o assistente de drivers, ela busca os do fabricante, mas precisa instalar manualmente. 

10 minutos atrás, Suporte ENTEC disse:

ao atualizar via Windows Update alguns casos simplesmente fazem parar de funcionar

Também não utilizo ele.

@DiF

• Curtir 1
Postado

@Suporte ENTEC O ideal, para atualização de drivers, ainda mais pós formatação, mesmo que o PC seja pra você, é ir no site do fabricante e pegar lá, que terá os drivers corretos.

Ou no maior dos casos, ir no site do fabricantes dos próprios drivers.

O uso de programas não é lá uma boa opção, e é até arriscado, pois pegam versões de drivers que nunca esteve e nunca vai estar no site do fabricante do computador em si, que é o local correto para download.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou

8 minutos atrás, Pedroou disse:

Não sei algum software que vá fazer isso e seja confiável. Sei que a Intel tem o assistente de drivers, ela busca os do fabricante, mas precisa instalar manualmente. 

Também não utilizo ele.

@DiF

Eu vou garimpar um pouco na net e também aguardar mais um pouco aqui pra ver se mais alguém possa indicar algo ou alguma solução, caso eu encontrar posto aqui e/ou encerro o tópico. Grato.

• Curtir 1
Postado

Infelizmente, TODOS esses programas de instalação de drivers tem adware junto, eles cumprem o que prometem mas instalam esses programas propagandas no pc. Poderia fazê-lo e depois desinstalar as propagandas mas as vezes fica meio escondido também. Por esse motivo acho mais válido instalar manualmente os drivers de forma oficial.

Postado

Uso a versão gratuita do driver easy há anos e parece que ele não instala adware.
Acho que ele acelera a instalação de muitos drivers de uma só vez, como quando você precisa reinstalar o Windows após uma formatação do disco rígido. 
Fazer tudo manualmente sempre leva um pouco mais de tempo...

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Pedroou   @Suporte ENTEC   Não recomendo usar esses programas de instalação de drivers.  como por exemplo Driver Booster e similares.   Estes programas sempre baixam a primeira versão que encontra sem levar em conta a configuração da sua máquina.  Simplesmente baixa sempre o mais recente, e nem sempre a ultima versão é a ideal.  Além disso,  a maioria tem adwares e coisas a mais... que se não tiver atenção, você instala junto. 

O ideal e recomendado é sempre entrar no site do fabricante da peça e ler as especificações e informações de acordo com o que você tem aí.  Por exemplo,  Drivers da placa-mãe,  sempre procure na página do modelo da sua placa-mãe, contido no site do fabricante... se é driver de placa de Vídeo,  se for Nvidia por exemplo, procure no site da Nvidia de acordo com o modelo da sua placa.

E por aí vai...  Fazendo manualmente, você tem um controle melhor e sabe o que você está instalando...   então o que recomendo é você entrar nestes sites, e salve eles no seus favoritos..  Crie uma pasta por exemplo  "Drivers do PC" e joga todos os sites que você vai usar pra baixar estes drivers... assim você sempre terá na mão quando precisar e de forma rápida.

Uma dica,  se a sua placa de Vídeo é uma Nvidia, instale o GeForce Experience...  ele tem controle de versão do driver e sempre avisa quando tem driver novo.  Quanto a AMD, eu não sei.   Os drivers de placa-mãe,  na maioria das vezes, fica muito tempo sem ter atualizações.. talvez as placas mais recentes do mercado podem estar recebendo alguma atualização de driver.. por isso é bom sempre pesquisar no site deles..

Por exemplo, a minha placa-mãe que é uma ASRock  B450 Steel Legend,  a maioria dos drivers a ultima versão foi lançada entre 2021 e 2023.     E só alguns apps como do controle de RGB e utilitários da placa-mãe que receberam atualização em 2024... 👍

• Curtir 2
Postado

@DiF Eu entendo realmente essa questão de sempre o melhor é a partir do site do fabricante de forma manual, gostaria de algo para tentar automatizar em uma escala maior de computadores, mas vou estudar possibilidades sobre. de qualquer forma Obrigado 🫡🤝

• 3 semanas depois...
Postado

@Suporte ENTEC  Caro forista pelo amor do que é mais sagrado neste mundo, se for pra escala maior de computadores pior ainda usar esses "atualizadores automáticos de driver". Fuja de verdade.

Você mencionou escala maior de computadores, está em ambiente corporativo? Se sim, já deu uma olhada em WSUS, Intune, SCCM, e outras ferramentas corporativas pra gerenciar seu parque de PCs?

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...