Ir ao conteúdo

Pasta térmica para processadores

Ir à solução Resolvido por FKLR,

Posts recomendados

Postado

Pesquisei sobre pasta térmica e achei vários nomes.

Sendo uma das mais recomendadas a snowdog.

Porém, uma grama, custa cinquenta reais.

Existe outra que tenha qualidade parecida e que custe menos?

• Membro VIP
Postado

O teclab tem um comparativo de pastas térmicas

https://teclab.net.br/testes-comparativos-de-pastas-termicas-do-teclab-definitivo/

Quanto maior a condutividade térmica W/mk melhor a temperatura , porém o investimento em pastas térmicas de altíssimo desempenho não é necessário para cpus normais , se fosse um i9 valeria a pena mas esse não é o seu caso

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@FKLR @JotaCF @RonaldoXbox  Obrigado pelos exemplos (e links).

Em modo geral (processador desk ou note), qual seria o mais recomendado?

A cooler master 2,5g, 5w por 26 reais?

Ou a ts-cold 4g, 10w por 39,27 reais?

Outra dúvida.

É um por processador?

Ou os dois tem como usar em mais de um processador?

Postado

@xlemes 4g de pasta dá pra aplicar várias vezes na quantidade certa. basicamente uma gota no meio do tamanho de um grão de feijão e você espalha com a espátula ou dedo mesmo. eu compraria pasta mais barata mesmo, ela é boa o bastante pro que custa e a diferença de uma pasta pra outra no final das contas não faz muita diferença a ponto de compensar os valores altos de algumas marcas.

• Curtir 2
Postado

Novamente, depende da cpu que for usar, se ela não esquentar muito uma como a da implastec ou cooler master já estarão mais que perfeitas, cpus com tdp baixo não beneficiam em nada com as pastas "chiques", esse tipo de coisa deveria ser sua preocupação se usasse, como esclarecido pela colega acima, uma cpu do nível de um 13900k, ou alguns outros que sejam muito esquentados.

Em termos de durabilidade, depende muito, pasta térmica boa dura bastante tempo (em torno de 3-5 anos) então não precisa, nem faz sentido para o usuário comum, comprar um pote de 100 gramas de pasta, uma de 10 gramas já vai durar muito, mas muito tempo.

23 minutos atrás, xlemes disse:

@FKLR @JotaCF @RonaldoXbox

Outra dúvida.

É um por processador?

Ou os dois tem como usar em mais de um processador?

O um por processador se refere ao tubo de pasta? Não sei se entendi certo.

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, JotaCF disse:

@xlemes 4g de pasta dá pra aplicar várias vezes na quantidade certa. basicamente uma gota no meio do tamanho de um grão de feijão e você espalha com a espátula ou dedo mesmo. eu compraria pasta mais barata mesmo, ela é boa o bastante pro que custa e a diferença de uma pasta pra outra no final das contas não faz muita diferença a ponto de compensar os valores altos de algumas marcas.

Digamos que uma gota da pasta seja 0,5g, então 4g da pra aplicar em 8 processadores?

13 horas atrás, RonaldoXbox disse:

O um por processador se refere ao tubo de pasta? Não sei se entendi certo.

Isso

Postado

Está bem exagerado isso, não acho que chegue a meio grama, provavelmente menos. 

Mas supondo que fosse na média 0,5g por aplicação, se o tubo tivesse 4 gramas, e imagina que troque a pasta a cada 6 meses (baita exagero e gasto desnecessário de pasta, mas só pra pensar mesmo), esse tubinho de 30 reais vai durar 4 anos. Na realidade vai durar bem mais que isso, mas só te dei este exemplo pra mostrar como 4g já é muito.

Como assim 8 processadores? Tem várias máquinas em casa? Kkkkk, estou brincando, sei que quis dizer que daria pra passar 8 vezes na mesma cpu, mas isso varia bastante mas acho que seria uma média parecida com essa.

Postado

Aqui, recomendam bastante a TS Cold da Implastec. Lá fora, vejo recomendarem a Kryonaut Thermal Grizzly. A diferença de preço é absurda. Acho que a melhor opção é a TS Cold. Qualquer outra pasta seria porque você tem dinheiro sobrando e não sabe o que fazer com ele.

• Curtir 2
Postado
Em 20/04/2024 às 09:52, RonaldoXbox disse:

Como assim 8 processadores? Tem várias máquinas em casa? Kkkkk, estou brincando, sei que quis dizer que daria pra passar 8 vezes na mesma cpu, mas isso varia bastante mas acho que seria uma média parecida com essa.

Cada membro da família tem um notebook.

Somos em quatro aqui.

Sem contar o gabinete na sala e um no meu quarto.

A cada seis meses eu desmonto tudo e faço limpeza.

E nessa limpeza eu sempre troco a pasta térmica.

Totalizando doze limpezas e doze trocas de pasta térmica por ano.

Se um tubo dura um ano, pra mim está ótimo gastar 40 reais a cada ano 👍

Postado

Nossa, nunca havia visto uma realidade assim, mas acho que vai durar até mais! 

4g é muita pasta de qualquer forma, mas talvez valha a pena pesquisar um pouco e ver aqueles potes de uns 100 gramas que ao longo prazo acho que economizaria dinheiro.

Postado
46 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Nossa, nunca havia visto uma realidade assim, mas acho que vai durar até mais! 

4g é muita pasta de qualquer forma, mas talvez valha a pena pesquisar um pouco e ver aqueles potes de uns 100 gramas que ao longo prazo acho que economizaria dinheiro.

Obrigado 👍

Postado

@xlemes Não sei como é sua situação financeira mas existe folhas de grafeno que substituem a pasta térmica. Aí, quando você for fazer a limpeza, é só tirá-la e depois colocar de volta. Elas ficam sólidas o tempo todo e duram bastante tempo. Tem vários vídeos comparando a eficiência delas em relação às pastas térmicas convencionais. Se for de seu interesse, pesquise por Carbonaut (da Thermal Grizzly).

Postado
8 horas atrás, Nito disse:

@xlemes Não sei como é sua situação financeira mas existe folhas de grafeno que substituem a pasta térmica. Aí, quando você for fazer a limpeza, é só tirá-la e depois colocar de volta. Elas ficam sólidas o tempo todo e duram bastante tempo. Tem vários vídeos comparando a eficiência delas em relação às pastas térmicas convencionais. Se for de seu interesse, pesquise por Carbonaut (da Thermal Grizzly).

Nunca ouvi falar

Obrigado pela indicação 👍

Vou pesquisar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...