Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 4500 com clock travado!


Posts recomendados

Recentemente instalei um water cooler no meu Ryzen e tava pensando em fazer alguns OCs nele. Ele normalmente roda a 3.9ghz em stock durante jogos e nunca passa disso. Mesmo usando o Ryzen master não consegui subir mais que 100mhz nele. O máximo que ele chega é 4.0ghz mesmo tentando subir além disso.

Alguém poderia me ajudar? 
Ryzen 5 4500
B450M DS3H V2 GIGABYTE

FONTE 600W 80 plus white

IMG-20240419-WA0000.jpg

IMG-20240419-WA0001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Imakuni disse:

Comece resetando a BIOS (e depois habilite o DOCP). Feito isso, abra o HWInfo64 e deixe rodando enquanto joga; tire print dos sensores após alguns minutos.

Fiz o clear CMOS e deixei um teste rodando e esses são os resultados:image.png.e9862cbc5e851252e60be0a1b2c3f2ca.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Flogs disse:

Fiz o clear CMOS e deixei um teste rodando e esses são os resultados

Ué, parece tudo normal... 100% de uso, clock no valor que deveria, temperaturas boas, tensão ótima... não tem nada de errado com essa máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Imakuni disse:

Ué, parece tudo normal... 100% de uso, clock no valor que deveria, temperaturas boas, tensão ótima... não tem nada de errado com essa máquina.

Eu sei, mas queria saber por que o CPU não está aceitando o overclock? Não entendo o motivo dele não passar em hipótese alguma dos 4ghz, sendo que o boost dele é 4.2ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Flogs disse:

Eu sei, mas queria saber por que o CPU não está aceitando o overclock?

Ei, pera, mas você mexeu na BIOS para fazer overclock? Aí é outra história. Que configs tentou rodar?

 

3 minutos atrás, Flogs disse:

Não entendo o motivo dele não passar em hipótese alguma dos 4ghz, sendo que o boost dele é 4.2ghz.

Primeiro que o boost máximo é de 4.1. E segundo que isso é só com 1 núcleo em uso; quando com vários, o boost é menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Flogs disse:

Eu sei, mas queria saber por que o CPU não está aceitando o overclock? Não entendo o motivo dele não passar em hipótese alguma dos 4ghz, sendo que o boost dele é 4.2ghz.

Tudo normal. Meu Ryzen 5 3600 (boost de 4.2GHz máximo) só pega 3900-4000MHz em estresse máximo quando está em stock. Se você não está conseguindo fazer overclock, provavelmente é porque não está sabendo fazer. Mas te adianto uma coisa: overclock não vai mudar muita coisa na prática, processadores Ryzen não são tão bons assim de overclock. Ou você escolhe estabilidade e baixa temperatura, ou escolhe ganhar algumas migalhas de desempenho e ter um processador quase pegando fogo em tarefas mais pesadas (dependendo do seu cooler).

 

Na verdade o problema aí foi você ter comprado um Ryzen 5 4500, esse processador, apesar de ter "4000" no nome, ele é bem capado. Ele usa a mesma arquitetura dos processadores de 3ª geração, como o meu Ryzen 5 3600, só que ele tem 1/4 da quantidade de cache L3, são apenas 8MB contra 32MB do meu 3600. Isso reflete em uma diferença bem grande de desempenho em vários jogos quando se compara os dois processadores rodando os mesmos tipos de jogos

 

Se você quiser ganhar desempenho em jogos mais pesados para CPU, vai ter que trocar de CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Imakuni disse:

Ei, pera, mas você mexeu na BIOS para fazer overclock? Aí é outra história. Que configs tentou rodar?

 

Primeiro que o boost máximo é de 4.1. E segundo que isso é só com 1 núcleo em uso; quando com vários, o boost é menor.

Em teste que vi ele sempre roda a 4.2ghz, dá uma olhada  

 E em relação ao OC, eu só fiz uns testes sem mexer na tensão colocando ele a 4.1ghz com 1.2v só para teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Flogs disse:

Em teste que vi ele sempre roda a 4.2ghz, dá uma olhada  

 E em relação ao OC, eu só fiz uns testes sem mexer na tensão colocando ele a 4.1ghz com 1.2v só para teste.

Nem se compara, você está estressando seu CPU no máximo para fazer o teste, e nos jogos aí o CPU trabalha com mais folga, os jogos não chegam a usar 100% do CPU. Fora que cada processador é cada processador, você pode pegar dois 4500 e colocar lado a lado, eles não vão ter exatamente o mesmo boost de desempenho. E como eu te disse antes, não faz praticamente nenhuma diferença esses 200MHz a mais ou a menos, o maior problema do seu processador é que ele é capado em cache L3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Flogs disse:

Em teste que vi ele sempre roda a 4.2ghz, dá uma olhada  

Das duas uma: erro de leitura, ou então está em overclock. No caso, eu acredito que esteja em over...

 

De qualquer forma, esse vídeo claramente não é confiável. Só de bater o olho e ver que fizeram dois testes completamente diferentes você já deveria ter clicado fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!