Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixa de som Edifier MG300 cortando o volume de certos sons


Posts recomendados

Olá.

Recentemente minha caixa de som começou a abafar certos sons em jogos ou em vídeos. Exemplos:

 - Som de chuva;

 - Som de navegação em menu de jogos, como o de Elden Ring;

 - Sons ambientes mais baixos em jogos (esse acontece bem raramente).

Com abafar, digo literalmente ficar no mudo.

 

Não mexi em configurações antes do problema surgir. Fui nas configurações do Windows > Sistema > Som e lá desativei qualquer tipo de aprimoramento de som, entretanto não resolveu.

 

Houve atualização do Windows há um tempo e cheguei a testar o Nvidia App, mas deu problemas e voltei para o GeForce Experience. Percebi esse problema ± nessa época, mas não sei se está relacionado.

Parece mais algum tipo de configuração de software do que a caixa de som, pois ela funciona sim sons baixos.

Caixa de som: Edifier MG300

 

 

Alguma ideia do que pode ser? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se a equalização de intensidade não está ativada.

Caso esteja, desative-a.

  • Botão direito do mouse em "Alto Falantes";

  • Abrir Configurações de Som;

  • Saída > Propriedades do Dispositivo > Configurações Relacionadas > Propriedades Adicionais do Dispositivo;

  • Na aba "Aperfeiçoamentos", a última opção na janela é "Equalização de Intensidade".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Esraeu, é pouco comum, mas há uma chance que a fase de um dos canais de áudio esteja soldada invertida dentro da caixa de som. Tenta tocar um som mono através de celular ou do PC, e se o som mono realmente ficar nulo, é solda feita errada na fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Esraeu, exato, ocorreria em todo som mono também, por isso imagino que possa ser o caso.
Se testar no mono e não constatar o problema de volume reduzido, ou se testar com outros dispositivos e o problema sumir em vídeos que toquem o mesmo som que fica baixo, pode ser treta do Windows mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Caixa de som Edifier MG300 cortando o volume de certos sons

@Mikhail Kosevich Volkov Ativei o áudio mono. Irei fazer testes.

 

Esse barulho sempre acontecia quando eu navegava muito no menu do Elden Ring, fazendo aquele barulho "tic tic" por muito tempo, daí imagino que ele detectava isso como um ruído e abafava.

Para minha felicidade ou infelicidade eu tentei replicar esse problema para gravar e não aconteceu! -.-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Esraeu, se o áudio mono não ficar com tudo praticamente mudo, não há problema com a caixa, então nenhum falante está invertido.
É capaz que tenha sido alguma configuração no jogo ou no PC, por via das dúvidas, eu reinstalaria o driver de áudio da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mikhail Kosevich Volkov O áudio ficou normal, sem nenhuma alteração de volume.

 

Aparentemente isso é alguma configuração, o que não faz muito sentido pois não alterei nada para que acontecesse. Acredito tenha sido em alguma atualização e certamente irão corrigir ou já corrigiram.

 

Vou acompanhar para ver se continua, caso continue, iriei procurar uma solução.

Obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Como é a alimentação dessa caixa? Você coloca o USB no PC ou direto na tomada?

Caso seja no PC, tente colocar um adaptador de celular e bote na tomada (o ideal seria ter uma tomada USB que nem aquelas de shopping).

Se puder, também abra um live Linux e rode alguma aplicação com som. Se tiver um armazenamento sobrando, instale um Windows nele limpo também e teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Necklace A caixa de som tem apenas um cabo, que é USB e vai direto na placa-mãe do PC.

Infelizmente não tenho armazenamento sobrando para instalar um Windows limpo. Irei pesquisar e tentar o Live Linux.

 

Quando eu colocava o som muito alto (≥75%), não acontecia de abafar o som, ao menos não aconteceu no pouco tempo que usei com esse volume. Sabendo disso, resolvi fazer um teste colocando o som do Windows em 100% e abaixando o volume pela própria caixa de som, o abafamento ocorre da mesma maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!