Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual boot não funciona


Posts recomendados

Bom dia galera! Tô com um problema que não é tão problema, mas preciso de ajuda para resolver.

 

Seguinte, tenho dois SSD com OS diferentes instaladas, em um tenho W11 e no outro o Ubuntu 22.04.0. Sempre que ligo o PC, ele vai direto para o OS do SSD que está como prioridade de boot na BIOS. Ou seja, se quero acessar o W11, eu preciso definir o SSD que tem esse sistema como prioridade e para o ubuntu é a mesma coisa. Simplesmente não aparece a tela de dualboot para que eu selecione em qual sistema quero entrar. Já vi se o problema era o tempo que a tela de dualboot fica aparecendo, mas está definido como 30 segundos, então não é isso.

 

Outra coisa, tem uma partição de boot do Windows: Windows Boot Manager. Se eu coloco essa partição como boot principal, o SSD do windows como secundário e o linux como terciário, o pc inicia em uma tela que aparece um erro de arquivo corrompido "winload.efi".

 

Alguém sabe o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pobre disse:

Se eu coloco essa partição como boot principal, o SSD do windows como secundário e o linux como terciário, o pc inicia em uma tela que aparece um erro de arquivo corrompido "winload.efi".

Para inicializar o Windows você apenas escolhe a opção windows Boot Manager.

 

Acredito que seja mais fácil você colocar para inicializar sempre no Linux e fazer um sudo update-grub no terminal do ubuntu pra ele mostrar a opção de inicializar também o windows.

 

 

https://itsfoss.com/update-grub/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tiberio disse:

Para inicializar o Windows você apenas escolhe a opção windows Boot Manager.

 

Acredito que seja mais fácil você colocar para inicializar sempre no Linux e fazer um sudo update-grub no terminal do ubuntu pra ele mostrar a opção de inicializar também o windows.

 

 

https://itsfoss.com/update-grub/

 

Opa, eu fiz o processo e está aparecendo o windows boot manager no grub, mas o problema do winload.efi persiste. Eu não consigo iniciar o windows pelo boot manager, só inicia se eu colocar o disco como boot principal.

 

image.png.d3e04a01430327db259a1738cad9bad1.png

 

Essa é uma imagem semelhante a que vejo, só que muda o código de erro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio O disco do windows é MBR, o do linux é GPT.

 

Vou formatar o PC e tentar o W10 agora para ver no que dá. Tentei utilizar o windows update para instalar uma versão de reparo do windows mas dá um erro dizendo que meu PC não é compatível. Fora que antes tinha dado uns erros na instalação de atualizações, acredito que tenha corrompido algum arquivo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, pobre disse:

O disco do windows é MBR, o do linux é GPT.

Acredito que ambos os sistemas tem que está instalado no modo uefi ou legacy, pelo que você falou o windows está no modo legacy e o linux em uefi.

 

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Avancado/Problema-bootgrub-em-dual-boot-1/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio Fala, bom dia!

 

Formatei e instalei o windows 10, dessa vez em partição GPT. Estou conseguindo o dual boot pelo grub, mas acredito que o problema não seja o tipo de partição. 

 

Observei que aparecem dois windows boot manager, um deles acessa o W10 e o outro aparece a tela de erro que mostrei. 

 

Também notei que, por algum motivo, o windows boot manager de erro está em uma partição de 1GB que eu criei no SSD do ubuntu na hora da instalação do OS, criei essa partição seguindo uma orientação de um vídeo que vi no Youtube, mas acredito que o objetivo dela seja o boot do Linux e não do windows. Não entendi o motivo disso, vou reinstalar o ubuntu pra ver se dessa vez nenhum erro acontece. 

 

De qualquer forma, parte do problema foi resolvido. Agradeço pela ajuda e atenção. Muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!