Ir ao conteúdo

Clock do Ryzen 7 5700X caindo. Fonte Cooler Master 500 Elite V3

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

boa tarde, tenho um Ryzen 7 5700x + rx6650xt e uma placa-mãe b550 da maxsun terminator. sentia umas travadas meio estranhas, as vezes apenas usando a internet baixei hw monitor e o clock do processador está abaixando e subindo muito desenfreadamente, não sei se esse problema é por conta da placa-mãe, windows 11, processador em si ou da fonte de energia, até porque uso uma Fonte Cooler Master 500W Elite V3 - MPW-5001-ACAAN1 .

clock processador.jpgimage.png.55e4eb6d6a787708545459fd06aa2cc1.png

• Batata Defumada alterou o título para Clock do Ryzen 7 5700X caindo. Fonte Cooler Master 500 Elite V3
  • Solução
Postado

Isso pode ser culpa de fonte ruim, altas temperaturas no processador ou no VRM da placa-mãe.

Já ouvi falar que esse modelo de placa-mãe aí é até OK, provavelmente não traria problemas, as temperaturas do processador também parecem boas, mas a sua fonte aí está na "lista da vergonha", está classificada como Tier E (deve-se evitar):

https://cultists.network/140/psu-tier-list/

A troca da fonte é obrigatória, independente de qualquer situação, ela é um risco para o seu PC.

Sugiro pra você a Cooler Master MWE Bronze 500W (versão ACAAB), que é um modelo de qualidade da Cooler Master, classificada no Tier B, e tem 5 anos de garantia.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15225/fonte-cooler-master-mwe-v2-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-5001-acaab-br

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-500-80-plus-bronze-mpe-5001-acaab-br

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB muito obrigado, eu pensei que poderia ser a fonte mesmo.. vou fazer a troca por uma de 600w ou algo do tipo, ou seria melhor eu continuar com uma de 500w? a Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze
essa seria uma boa opção?

fonte.jpg.7da0413fe16bf71575dab722f5503b66.jpg

Postado

@Batata Defumada  eu adquiri essa fonte 18/11/2018. Sinceramente eu tinha um Ryzen 5 1600x + rx 470. Nunca houve nenhum problema, mas também não me recordo de verificar se clock estava oscilando, já fiz oc e nunca notei algum problema, mas obrigado por me ajudar a tempo, antes que a fonte dê algum curto ou algo do tipo.. muito obrigado 

• Amei 1
Postado

@jivaldo essa fonte da MSI é inferior, e também sofreu recentemente um downgrade nos componentes internos, é uma boa evitar. Seu computador não precisa de mais do que 500W, até mesmo 500W já vai ter uma boa folga.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!