Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera tudo bem?

Pretendo adquirir um desses 3 aircoolers, já que onde moro é muito quente e o cooler box da AMD é o suficiente pra não dar Thermal throttling, então basicamente por todos vejo o ag400 recomendado mas descobri recentemente que a sua fan é barulhenta, tenho Pc com fonte bomba e a ventoinha dela me irrita muito, então não gostaria que trocasse 6 por meia dúzia.

Aí vem o ak400, sei que o Ag é a versão melhorada dele e também é mais barato mas eu não quero economizar 50 reais pra ficar com um cooler barulhento por muitos anos. Dei uma olhada na review dele do gamers Nexus e eles disseram que era "decente pelo preço", afirmando que a pressão dele sobre a ihs é fraca então não sei se ele também não valeria a pena, mas pelo menos não vi ninguém reclamando do barulho dele.

E por último há este, que conheci há pouco tempo atrás por uma recomendação aqui no fórum por ele ser mais barato que o ag400 e ter mesma performance, além de ter uma review positiva do GN dizendo que era melhor que o ak400 e pela mesma faixa de preço valia pegar o da Thermalright.

Qual opinião de vocês no assunto?

Pretendo usar em um gabinete bem ventilado (air 903 base) com um 5500, ou 5600 se as ofertas da black fraude forem boas.

Agradeço demais pela atenção!

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

então basicamente por todos vejo o ag400 recomendado mas descobri recentemente que a sua fan é barulhenta

Para um Ryzen 5 5600 não, mal vai usar 60% de rotação.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

então basicamente por todos vejo o ag400 recomendado mas descobri recentemente que a sua fan é barulhenta

Tenho um AG400 instalado aqui e não acho barulhento, a grande vantagem do AG400 é a instalação dele que é bem simples.

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

usa gabinete fechado? Ele fica muito distante de você?

Sim, gabinete fechado, fica aqui do meu lado na parte de baixo.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Ele é barulhento em 100% de rotação, com 31DBA, mas uma 120mm sickleflow tem 27DBA máx . Tendo 4 ou 5 fans no PC mais a as da placa de vídeo, essa preocupação com barulho nem faz sentido.

Teria que comprar fans muito caras e silenciosas para realmente o air cooler ser relevante. Tipo uma Noctua P12 que tem menos de 20 DBA, e custa R$ 130,00 cada uma.

8 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

em 60% de rotação ele fica audível?

Não sei diferenciar o que é ruído do air cooler, cooler fan ou fan da placa de vídeo. Teria que desligar todos e estressar só o processador, o que não vou fazer pois nem faz sentido.

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

mas descobri recentemente que a sua fan é barulhenta

A ventoinha sendo barulhenta ou não, se você mantê-la em baixa rotação, você normalmente nem vai notar diferença. Geralmente só começará a ouvir alguma coisa (considerando que estará sem headset, e que as outras ventoinhas do gabinete não camuflem o som), você deverá começar ouvir alguma coisa acima dos 1000 RPM.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se você realmente tem a preocupação e/ou necessidade um ambiente silencioso, precisa fazer algo quase nível profissional. Isolar a porta e colocar o PC do outro lado da parede.

Se não, só coloque ele longe da mesa. O ventilador comum de 6 pás 30cm no mais fraco faz mais barulho que o PC. 

Postado

Obrigado pelas opiniões!

Achava que era bem mais barulhento, 31dba em gabinete fechado no chão nem vou notar então.

Para terem ideia a fan da minha fonte (ela é tão bomba que a fan tá na lateral 😂, e com um decibelímetro digital no total silêncio ela emite seus 60dbA)

E qual opinião de vocês sobre a pressão irregular do ak400? Ou não faria diferença em cpus de tdp nominal?

E esse Assasin Spirit, recomendariam?

Postado
4 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Para terem ideia a fan da minha fonte (ela é tão bomba que a fan tá na lateral 😂, e com um decibelímetro digital no total silêncio ela emite seus 60dbA)

Eu nunca cheguei a medir em dB, porque não tenho equipamento pra isso, mas a antiga Seasonic SS-350BS que usei por muitos anos com minha GTX 660, era extremamente barulhenta quando eu colocava uma carga maior nela. Olha que a GTX 660 só consome por volta de 120W, o restante do PC mal deveria chegar a 100W, então digamos que 200W de consumo e a fonte já estava louca 😂, sendo uma fonte de 350W. E por muito tempo eu não sabia que era a fonte, então comecei a investigar e descobri. Um dia tirei a carcaça dela e decidi fazer alguns testes, a velocidade da ventoinha subia conforme a medição de algum sensor de temperatura, provavelmente no dissipador. Decidi colocar uma ventoinha simples de 120mm em cima dos dissipadores dela enquanto estava aberta, só assim ela ficou silenciosa.

Postado

Nunca cheguei a abrir a fonte, mas está sempre barulhenta (olha que uso só um 3470 com HD 2500 que não consumem 50w) desde a hora que aperto o botão do gabinete até desligar o computador.

Eu nem tenho decibelímetro, usei um online qualquer mesmo provavelmente estava errado mas sei que a fonte tem fan barulhenta.

Para ilustrar, a minha é similar a de abaixo, então não acho que aceite fan de 120mm kkkkk.

image.png.12bf995f40cf789fc612916c8dec9f2e.png

Postado

@RonaldoXbox a minha também não aceita, eu só fiz o teste apoiando uma ventoinha normal de 120mm em cima pra fazer o teste enquanto estava aberta. O visual dela é tipo uma fonte genérica mesmo. O problema é que ela tem essa pequena ventoinha de 80mm que trabalha como exaustor, não dá conta de fornecer um bom fluxo de ar interno. As fontes modernas tem uma ventoinha de 120mm na parte de cima que sopra um ar frio sobre os dissipadores, sendo mais eficiente.

s-l1200.jpg

Por mais que ela seja uma fonte com boa construção para a potência que ela tem, ainda é uma fonte OEM designada para computadores de escritório. Alguns anos atrás eu fiz uma "análise meio iniciante" dela:

Postado

Pior que além de não entender sobre fontes acho que se fosse atentar um mod, provavelmente faria algo de errado e a fonte vai de Vasco... além da tomada que eu a plugar.

Nem vou mexer com ela, vai ficar com o resto do Pc caso decida vender ou precise de uma fonte de testes. O Pc novo vai ter uma de boa qualidade como as da linha boa da cooler master, então não acho que precise me preocupar com isto. Além do mais, o Pc vai ficar no chão com lateral de vidro fechada então dificilmente vou notar algum barulho.

Mas me digam, entre o ag400 e o Assasin Spirit qual diriam que vale mais a pena?

Uma pena o GN não ter feito review do Ag, já que a deepcool deve ter melhorado na questão da pressão dele.

Postado

Não é que o AG400 seja barulhento, ele é mais barulhento em comparação a outros modelos com desempenho similar.

Sobre a pressão no IHS, eu não lembro de ter visto tanto sobre o AG400 ou AK400, mas eu chutaria que deva ser, na prática, a mesma. A diferença entre eles é muito pequena. É mais a questão do acabamento superior e inclinação dos heat pipes. Quando vejo esses reviews comparativos, eu considero o AK400 e AG400 como iguais, porque, na prática, a diferença é muito pouca.

Postado

Não a razão para comprar o AK400 - a não ser que ache mais barato que o AG400 (improvável), ou ache mais "bonito", pois tem carenagem sobre a ponta dos heatpipes, pois o AG400 além de mais barato é mais eficiente uns1-2 graus - usa um fan mais forte.

Não vi comparativo direto, mas acredito que o Thermalright Spirit 120 V2 PLUS seja mais eficiente, pois tem dois fans em push-pull, o que em geral baixa uns 2 graus a mais que apenas 1 fan. Tem o AG400 Plus também com dois fans push-pull, mas o preço atual é perto dos R$ 200,00.

Os cooler da Thermalright são muito bons, tem modelo dual tower, dual fan que rivaliza com o Noctua ND-D15 que custa 3 vezes mais.

O Spirit 120 V2 PLUS é R$ 160,00 então depende por quanto achar o AG400, o preço médio era por volta de R$ 130,00 mas atualmente só vejo mais caro. No caso eu compraria o Spirit 120 V2 PLUS, pois o fan extra vale mais que os R$ 30,00 da diferença.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!