Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 14600KF + Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 a 104°C em stress


Posts recomendados

Boa noite pessoal
Comprei e montei (Certinho) e um amigo que entende de montagem.

Em Stress (CINEBENCH R24, CPUZ) o processador chega a 104°C.
Em jogos Warzone, não passa de 65°C.
Uso normal fica em torno de 45~55°C
Qd abro varios programas, jogo, varios videos no youtube, ele fica em torno de 85~97°C

Todos os outros compenentes do pc, desde vrm, ram, SSD, gpu, estão todos em temperaturas normais, não passam de 50~60°C em Stress. Somente o Processador fica em torno de 100 a 104°C

Config do pc:
- Processador Intel Core i5-14600KF, 14ª Geração, 5.3 GHz Max Turbo, Cache 24MB, 14 Núcleos, 20 Threads, LGA1700.

- placa-mãe GIGABYTE B760M AORUS ELITE (rev. 1.0), LGA 1700, DDR5. (BIOS atualizada para ultima versão)

- Water Cooler COOLER MASTER MasterLiquid ML240L V2, 240mm.

- memória RAM CORSAIR Vengeance, 32GB (2X16GB), 6000MHz, DDR5, CL36, Intel XPM 3.0 iCUE.

- SSD 1 TB XPG S70 Blade, PCIe Gen4x4, M.2 NVMe, Leitura: "7400MB/s" e Gravação: "5500MB/s", 3D NAND.

- Fonte XPG Kyber, 850W, 80 Plus GOLD.

- Gabinete Gamer XPG Valor Air, Mid tower, ATX, Lateral em Vidro, 4x Cooler Fan XPG.

- Placa de vídeo SOYO AMD Radeon RX 580 2048SP 8GB, Memória GDDR5 (Provisoria)

Pasta termica cooler master, condutividade de 8.
A bomba do water cooler ja está em FULL na BIOS da placa-mãe. (ligada na entrada CPU FAN, pois não tem entrada de Water Cooler)

 

O que pode estar de errado?

temperatura cinebench.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprou o Thermalright BCF (Bend Correction Frame), uma moldura para evitar o "empenamento" dos CPUs LGA1700? Quando usado pode diminuir a temperatura do CPU uns 5 graus.

 

Verifique no BIOS se a placa-mãe não esta fornecendo energia ilimitada para o CPU, pois neste caso o consumo vai para as alturas e temperatura vai junto. Nas ASUS esse limite livre se chama "ASUS Performance Enhancement".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, 1lokos disse:

Comprou o Thermalright BCF (Bend Correction Frame), uma moldura para evitar o "empenamento" dos CPUs LGA1700? Quando usado pode diminuir a temperatura do CPU uns 5 graus.

 

Verifique no BIOS se a placa-mãe não esta fornecendo energia ilimitada para o CPU, pois neste caso o consumo vai para as alturas e temperatura vai junto. Nas ASUS esse limite livre se chama "ASUS Performance Enhancement".

 

 

acabei não comprando esse frame, porque como usei water cooler, praticamente eh levinho o peso q ele faz sobre o proceessador/placa-mãe.
sobre a energia ilimitada, tem problema ela deixar usar energia a vontade? tenho uma fonte de 850w, ela suporta, pode consumir a vontade.
Será q o water cooler não da conta deste processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PWRGD SYNKOV Dia

 

Uso esse frame no meu 13600K e ajuda bem, temperatura com uso básico, navegador de internet, escrever um texto, fica entre 38 a 52º, e na média 41ºC.

Agora em jogo fica na média 52 a 66ºC.

Agora em full da um pico em 82º depois cai para uns 78º +/- isso usando um water cooler de 240mm e estou com pequeno overclock de 5.5Ghz no núcleo de desempenho e 4.4Ghz no núcleo e eficiência.

Meu gabinete possui duas fans de 120mm jogando ar frio de fora para dentro e mais 4 retirando (juntando com os 2 do WC) o ar quente de dentro.

Esse frame é muito fácil de instalar só remover o suporte original da placa e colocar o processador, frame e apertar os  4 parafusos, só apertar com dois dedos, nem precisa apertar muito.

frame_pasta_termica.jpg

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@PWRGD SYNKOV Dia

 

Uso esse frame no meu 13600K e ajuda bem, temperatura com uso básico, navegador de internet, escrever um texto, fica entre 38 a 52º, e na média 41ºC.

Agora em jogo fica na média 52 a 66ºC.

Agora em full da um pico em 82º depois cai para uns 78º +/- isso usando um water cooler de 240mm e estou com pequeno overclock de 5.5Ghz no núcleo de desempenho e 4.4Ghz no núcleo e eficiência.

Meu gabinete possui duas fans de 120mm jogando ar frio de fora para dentro e mais 4 retirando (juntando com os 2 do WC) o ar quente de dentro.

Esse frame é muito fácil de instalar só remover o suporte original da placa e colocar o processador, frame e apertar os  4 parafusos, só apertar com dois dedos, nem precisa apertar muito.

frame_pasta_termica.jpg

image.png

hmm, não sabia q dava essa diferenca assim..,
mas o seu processador, antes desse frame, chegava nos testes em 100°c?
o seu water cooler ql q eh?
Esse frame não atrapalha na instalação do Water cooler?
onde comprou o frame?
Ouvi dizer q "PODE" (não quer dizer q vá) danificar alguma coisa da placa-mãe, e daí perde a garantia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, PWRGD SYNKOV disse:

hmm, não sabia q dava essa diferenca assim..,
mas o seu processador, antes desse frame, chegava nos testes em 100°c?
o seu water cooler ql q eh?
Esse frame não atrapalha na instalação do Water cooler?
onde comprou o frame?
Ouvi dizer q "PODE" (não quer dizer q vá) danificar alguma coisa da placa-mãe, e daí perde a garantia..

De 5 a 10 graus faz diferença.

Sim antes meu processador chegava bem próximo do 100ºC  fazendo com que desse cpu throttling, mais o que mais fez diferença foi realizar undervolt no processador.

Uso um water cooler EVGA CLC 240, esse modelo é de 2019 +/-.

O frame comprei no aliexpresss, e não implica na garantia, já que a instalação é tão simples e rápido que não altera em nada na placa-mãe.

É claro você precisa guardar a parte que você removeu da placa-mãe, caso você precise acionar a garantia da placa-mãe.

Foxconn-CPU-Base-Sub-suporte-placa-trase

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

De 5 a 10 graus faz diferença.

Sim antes meu processador chegava bem próximo do 100ºC  fazendo com que desse cpu throttling, mais o que mais fez diferença foi realizar undervolt no processador.

Uso um water cooler EVGA CLC 240, esse modelo é de 2019 +/-.

O frame comprei no aliexpresss, e não implica na garantia, já que a instalação é tão simples e rápido que não altera em nada na placa-mãe.

É claro você precisa guardar a parte que você removeu da placa-mãe, caso você precise acionar a garantia da placa-mãe.

Foxconn-CPU-Base-Sub-suporte-placa-trase

acabei comprando um modelo deste da Thermalright (pra LGA 1700), vou guardar o suporte original sim.
Mas ja acionei o direito de arrependimento do Water Cooler, e do gabinete (gostei, mas vou tem q trocar porque não cabe um water de 360mm)
então estou atras de um gabinete bom (e barato, q ja venha com ventoinhas, pelo menos 3). Seja bom de fluxo de ar. Caiba um water de 360mm
E estou atras tb de um water de 360mm.

Sabe alguns destes bons e baratos? não queria gastar muito. Pelo q andei vendo, vai sair uns 800~900 um gabinete e water 360mm com frete. (queria ate mais barato, porém q fosse de qualidade)
não queria limitar o consumo do processador.

612nZzAtjdL._SL1500_.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabinete bom e barato é o Montech 903 Max. 4 ventoinhas de 140mm, cabe WC de 360mm no topo e até 420mm na frente.

Sobre WC, eu não sei qual caberia no seu orçamento, porque os que eu sei que são bons custam por volta de 1k.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, AdrFig disse:

@1lokos O Air cooler, tb dessa marca, phantom spirit 120 também precisa?

Dia

 

Sim é bom ter caso esteja com o processador trabalhando próximo dos 100°C, ou seja temperatura em que e processador já está reduzindo o clock  "cpu throttling" .

Mais a primeira coisa a se fazer para diminuir a temperatura é realizar undervolt no processador.

Esse procedimento pode ser realizado pela BIOS (mais eficiente) ou por programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, AdrFig disse:

@Edvaldo J. Frederico
vou comprar, obrigado.
tenho problemas de temperatura não, na média bate aí uns 38C que nem o teu 13600k em idle

Qual o modelo do seu gabinete?

Gabinete faz um diferença grande na temperatura final do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Deepcool macube 310, penso em trocar pelo gamdias talon E3 elite mesh que ta por 300 e poucos, painel frontal aberto, diferente do outro que é lateral: https://www.terabyteshop.com.br/produto/28098/gabinete-gamer-gamdias-talos-e3-mesh-elite-vidro-temperado-mid-tower-com-3-fans-argb-sem-fonte-black

faria diferença significativa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 minutos atrás, AdrFig disse:

Esse seu gabinete  possui um péssima ventilação, a troca por esse  gamdias talos E3 elite mesh melhora bastante essa temperatura.

gabinete-gamer-deepcool-macube-310-mid-t

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico  ele tem mais ou menos 1.8cm de abertura nas laterais do painel frontal, meti 2 fans arctic de 140mm, mas acho que vou trocar esse gabinete.
esse é outro que tb gostei muito: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-dlx-4000-mesh-full-tower-lateral-de-vidro-preto-dlx4000mesh

vou dar uma pesquisada a mais. Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acabei trocando o water cooler da cooler master por um DeepCool LE720:

- Velocidade do ventilador: 500~2250RPM±10%

- Fluxo de ar do ventilador: 85.85 CFM

- Pressão de ar do ventilador 3.27 mmAq

Tb tiver que trocar o gabinete pra caber o water de 360mm. Peguei Cooler Master Masterbox TD500 Mesh V2 (versão do street fighter q tem 4 fans).
Coloquei um frame da Thermalright no processador e pasta termica da snowdog condutividade de 12.

Resultado, ele demora mais tempo, mas bate 100°C do mesmo jeito, dá Thermal Throttling.
Bomba do water cooler ligado no SYS_FAN em Full speed 100%. (Minha placa-mãe só tem entrada SYS_FAN e CPU_FAN)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
36 minutos atrás, PWRGD SYNKOV disse:

Acabei trocando o water cooler da cooler master por um DeepCool LE720:

- Velocidade do ventilador: 500~2250RPM±10%

- Fluxo de ar do ventilador: 85.85 CFM

- Pressão de ar do ventilador 3.27 mmAq

Tb tiver que trocar o gabinete pra caber o water de 360mm. Peguei Cooler Master Masterbox TD500 Mesh V2 (versão do street fighter q tem 4 fans).
Coloquei um frame da Thermalright no processador e pasta termica da snowdog condutividade de 12.

Resultado, ele demora mais tempo, mas bate 100°C do mesmo jeito, dá Thermal Throttling.
Bomba do water cooler ligado no SYS_FAN em Full speed 100%. (Minha placa-mãe só tem entrada SYS_FAN e CPU_FAN)

Noite

 

Fez o undervolt?

O que você trocou sem dúvida nem uma está ajudando mais o undervolt é que mais faz diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2024 às 21:00, Edvaldo J. Frederico disse:

Noite

 

Fez o undervolt?

O que você trocou sem dúvida nem uma está ajudando mais o undervolt é que mais faz diferença.

Não entendo muito, mas não gostaria de fazer undervolt.
Entendo que se fosse uma coisa legal, ja viria de fabrica nesses padroes de tensão.
Queria deixar original do jeito q ta, mas com uma refrigeração top, sem limitar o processador.

Ate pensei em fazer push and pull no water. colocando mais 3 ventoinhas em cima do radiador. mas não sei se vai adiantar algo tb...

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, PWRGD SYNKOV disse:

Não entendo muito, mas não gostaria de fazer undervolt.
Entendo que se fosse uma coisa legal, ja viria de fabrica nesses padroes de tensão.
Queria deixar original do jeito q ta, mas com uma refrigeração top, sem limitar o processador.

Ate pensei em fazer push and pull no water. colocando mais 3 ventoinhas em cima do radiador. mas não sei se vai adiantar algo tb...

Noite

 

O processador seja ele intel ou AMD, o fabricante eles vendem o chipset juntamente com o projeto para fabricação da placa-mãe, e em cima desse projeto o fabricante pode adicionar e remover algumas funcionalidades, ou fazer melhorias.

Assim que você monta um PC, a BIOS vai carregar o perfil básico do básico apenas para ligar o PC de dar vídeo, porém você consegue melhorar o que é original.

Se não tivesse como fazer melhorias, não teria opção de XMP, Overclock, memórias com frequências altíssimas, etc, se não tivesse como fazer melhoria por dentro da BIOS, na BIOS só teria opção de data, hora e ordem de boot e mais nada.

Olhe o tanto de opção de exista na BIOS, se existe tudo isso é para algum porém.

whatsapp-image-2023-08-01-at-14-23-14-jp

A dica do undevolt que estou passando você pode procurar no Google que você vai encontrar milhares de matérias e vídeos nacionais e gringos como por exemplo esses abaixo, e diversos usuários fizeram e inclusive eu fiz e tiveram resultado positivo.

Se você está com receio não sei do que, não faça!

Se você fizer o undervolt no processador o máximo que vai acontecer se você abusar muito, assim que você aplicar carga no processador o PC vai dar tela azul e reiniciar.

E se isso acontecer é só você reduzir um pouco o undervolt.

A solução é essa, agora fica ao seu critério fazer ou não.

 

Boa noite. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, PWRGD SYNKOV disse:


Entendo que se fosse uma coisa legal, ja viria de fabrica nesses padroes de tensão.

É tão legal que existe a opção habilitada de fábrica na placa-mãe pra você mudar, assim como muda horário e curva de velocidade dos fans.

Mas se você tem medo e tem dinheiro, é melhor não mexer mesmo. Só compra outro cooler melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/04/2024 às 23:17, PWRGD SYNKOV disse:

acabei não comprando esse frame, porque como usei water cooler, praticamente eh levinho o peso q ele faz sobre o proceessador/placa-mãe.

 

O problema não é causado pelo peso de cooler, e sim pela pressão excessiva que o sistema de alavanca que prende o CPU no soquete faz no meio do PCB do CPU. Tanto faz se usa WC ou AC, o meio do CPU - onde esquenta mais; não faz o contato ideal com a base do cooler ou bloco WC.

 

Soquete LGA1700 com o CPU instalado, visto por trás da placa-mãe, veja a quantidade de empenamento.

 

LGA1700%20Socket%20Bending_575px.jpg

 

 

Em 11/05/2024 às 15:23, PWRGD SYNKOV disse:

Não entendo muito, mas não gostaria de fazer undervolt.
Entendo que se fosse uma coisa legal, ja viria de fabrica nesses padroes de tensão.

 

Se os "padrões de fabrica" fosse assim seguros não estariam ocorrendo os problemas de instabilidade com os i9 da 13ª, 14ª Geração, que acontecem porque que a Intel não é clara nas suas especificações de consumo e cada fabricante de placa-mãe interpreta de um jeito, e a solução proposta pela Intel capa a performance em 25%.

 

Aliás estas especificações vagas da Intel vem ocorrendo desde a 11ª Geração, quando ocorria até 30% de diferença de performance dependo do fabricante/modelo da placa-mãe. A propósito, a famosa ASUS tem muita culpa nesta estória.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...