Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Meu computador tem a seguinte configuração: Placa-mãe Gigabyte modelo H81M-D3H, processador i5 de 4ª geração, 16GB de memória DDR3, SSD de 250GB para o sistema Windows 10 Home e programas e dois hds de 500GB/7200rpm. A placa-mãe é de entrada da série "ultradurable", mas tem conexão sata3, porta usb 3.0, é bem atual e tudo funciona perfeitamente: edito vídeos, áudios, fotos de boa. Recentemente comprei uma placa de vídeo "de verdade", a Galax GTX1660 Super. A questão é que em outubro de 2025 encerra por parte da Microsoft o suporte ao Windows 10, então penso que está na hora de procurar por uma placa-mãe mais atualizada e consequentemente, de processador mais atual e memória também. Até porque pretendo migrar para o Windows 11. Devido ao meu orçamento não muito alto, gostaria de fazer esse upgrade para uma placa-mãe custo/benefício substituta para a que já tenho e que possua o tal chip TPM 2.0. Sei que já estamos nos processadores i9 de 14ª geração, mas não precisa ser de última versão, pode ser uma versão um pouco anterior. Só que eu gostaria de fazer o upgrade para o processador i7, por exemplo, e memória DDR4 ou mesmo a 5 e também para o Windows 11. De resto apenas substituo a placa-mãe, aproveitando o gabinete, o SSD e os hds, a fonte, etc. Qual placa-mãe de custo/benefício vocês me indicariam? Lembrando que como essa da Gigabyte que já tenho é muito boa e funciona perfeitamente penso em outra da mesma marca.

Tudo bem que até outubro do ano que vem tem muito chão pela frente, mas como meu orçamento não é muito alto, é bom se preparar desde já. Até porque esse upgrade vai me permitir fazer as edições de fotos, áudio e vídeo com maior rapidez de processamento. Não é nada tão profissional, mas já ajuda. Desde já agradeço a qualquer orientação de vocês.

Postado

Não estou entendendo direito o que você quer, é uma placa-mãe pra usar com seu processador atual e que seja compatível com novos processadores? Se for isso, então é impossível, porque isso não existe.

Cada placa-mãe tem um tipo de soquete, e cada processador também. Atualmente temos em linha o soquete LGA 1700 da Intel, compatível com 12ª, 13ª e 14ª geração, mas que no fim do ano já vai ser substituído na 15ª geração, então os próximos processadores também vão exigir novas placas-mãe. Do lado da AMD temos o mais atual que é o AM5 que já usa RAM DDR5 e vai continuar tendo suporte por mais uns 3 ou 4 anos, e temos o mais antigo AM4, usando RAM DDR4 que possui uma ampla variedade de processadores, 4 gerações lançadas para esse soquete.

Seu processador é de 4ª geração, soquete LGA 1150. Essa geração foi lançada por volta de 2013/2014, já nem existe mais placas-mãe novas para essa plataforma. Você acha algumas importadores aqui no Brasil que trazem placas chineses no soquete LGA 1150, mas são placas que usam componentes recuperados de placas antigas usadas, porque a Intel já não fornece mais componentes para fabricação dessas placas hoje. E maioria é placa-mãe extremamente simples e de baixa qualidade, nem recomendo comprar.

18 minutos atrás, Zeca_PR disse:

mas tem conexão sata3, porta usb 3.0, é bem atual

Não tem nada de "atual" nisso, qualquer placa-mãe barata hoje em dia tem isso aí como recurso básico. O antigo USB 3.0 hoje em dia é chamado de USB 3.2 Gen 1 (até 5Gbps), qualquer placa-mãe vem com isso, as placas melhores já tem suporte para USB 3.2 Gen 2 (até 10Gbps), as tops tem até suporte a USB melhores e até Thunderbolt. SATA3 também quase nem é usado mais porque a maioria já monta PC pra usar SSD NVMe no slot M.2, no SATA3 as vezes usam um HD secundário ou um SSD SATA simples, mas nem todo mundo faz isso. O suporte a TPM também existe desde as placas-mãe mais básicas de hoje em dia, isso é algo que você não precisa se preocupar. Já é um padrão desde algumas gerações atrás também, mas acho que não era padrão para a era do seu processador.

Postado
11 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Não estou entendendo direito o que você quer, é uma placa-mãe pra usar com seu processador atual e que seja compatível com novos processadores? Se for isso, então é impossível, porque isso não existe.

Cada placa-mãe tem um tipo de soquete, e cada processador também. Atualmente temos em linha o soquete LGA 1700 da Intel, compatível com 12ª, 13ª e 14ª geração, mas que no fim do ano já vai ser substituído na 15ª geração, então os próximos processadores também vão exigir novas placas-mãe. Do lado da AMD temos o mais atual que é o AM5 que já usa RAM DDR5 e vai continuar tendo suporte por mais uns 3 ou 4 anos, e temos o mais antigo AM4, usando RAM DDR4 que possui uma ampla variedade de processadores, 4 gerações lançadas para esse soquete.

Seu processador é de 4ª geração, soquete LGA 1150. Essa geração foi lançada por volta de 2013/2014, já nem existe mais placas-mãe novas para essa plataforma. Você acha algumas importadores aqui no Brasil que trazem placas chineses no soquete LGA 1150, mas são placas que usam componentes recuperados de placas antigas usadas, porque a Intel já não fornece mais componentes para fabricação dessas placas hoje. E maioria é placa-mãe extremamente simples e de baixa qualidade, nem recomendo comprar.

Não tem nada de "atual" nisso, qualquer placa-mãe barata hoje em dia tem isso aí como recurso básico. O antigo USB 3.0 hoje em dia é chamado de USB 3.2 Gen 1 (até 5Gbps), qualquer placa-mãe vem com isso, as placas melhores já tem suporte para USB 3.2 Gen 2 (até 10Gbps), as tops tem até suporte a USB melhores e até Thunderbolt. SATA3 também quase nem é usado mais porque a maioria já monta PC pra usar SSD NVMe no slot M.2, no SATA3 as vezes usam um HD secundário ou um SSD SATA simples, mas nem todo mundo faz isso. O suporte a TPM também existe desde as placas-mãe mais básicas de hoje em dia, isso é algo que você não precisa se preocupar. Já é um padrão desde algumas gerações atrás também, mas acho que não era padrão para a era do seu processador.

O que escrevi é que meu computador utiliza uma placa-mãe Gigabyte modelo H81M-D3H e pretendo fazer o upgrade para uma placa-mãe nova, mais atual. Naturalmente que além da placa nova eu terei de comprar processador novo e memória nova, pois sei perfeitamente que as placas mais atuais não aceitam o processador i5 de 4ª geração. Sei também que não adianta eu comprar uma placa nova que ainda usa memória DDR3, se é para atualizar, tem de ser por completo. Evidentemente que as placa-mãe mais atuais já utilizam memória DDR4 ou até mesmo DDR5 e entendo também que na atualidade já se usa SSD NVMe no lugar de um SSD convencional. Só que eu não preciso comprar uma placa-mãe atualíssima, eu posso muito bem comprar uma placa-mãe um pouco mais antiga, tipo que utilize processador i5 ou i7 de 10ª geração por exemplo ou 11ª geração. A minha preferência é para processador intel, pode ser placa-mãe de entrada, não precisa ser uma top de linha. Quero custo/benefício, mas não quero comprar uma placa de marca que não é boa, que é muito problemática e que em pouco tempo vai me dar dor de cabeça. Essa que tem atualmente no meu pc é de entrada, mas é excelente, está funcionando perfeitamente até hoje. Tem motherboard que no início funciona super bem, mas depois de um tempo começa a não reconhecer mais todos os slots de memória por exemplo, aí você vai pesquisar na internet e descobre que esse é um problema crônico daquela marca e modelo de placa. Meu orçamento é baixo.

Postado

@Zeca_PR se sua ideia for comprar apenas a placa-mãe e deixar processador pra depois, sugiro deixar essa ideia de lado, compre apenas quando tiver dinheiro para pegar o kit todo. Você compra a placa-mãe agora, que é o item mais barato, aí sabe-se lá quando vai poder comprar o processador. Quando tiver dinheiro pro processador pode nem valer mais a pena investir naquela plataforma, porque agora em fim de geração as coisas mudam rápido assim. Ou você compra o processador e descobre depois de meses que sua placa-mãe veio com defeito de fábrica.

Se for pra recomendar algo, pensando em manter esse kit por alguns anos sem mexer em nada, minha sugestão pra você seria algo assim:

Intel Core i5 13400F - R$1.248

Placa-Mãe ASUS H610M-E - R$630

(2x) RAM 16GB DDR4 3200MHz - R$476

Pode ser que daqui 2 meses nem esteja mais valendo a pena pegar essas peças, por isso você só pode dedicir o que vai comprar quando tem dinheiro. Enquanto não tiver, o máximo que dá pra fazer é pesquisar e se informar.

Postado
Em 28/04/2024 às 13:16, GuilhermeGB disse:

@Zeca_PR se sua ideia for comprar apenas a placa-mãe e deixar processador pra depois, sugiro deixar essa ideia de lado, compre apenas quando tiver dinheiro para pegar o kit todo. Você compra a placa-mãe agora, que é o item mais barato, aí sabe-se lá quando vai poder comprar o processador. Quando tiver dinheiro pro processador pode nem valer mais a pena investir naquela plataforma, porque agora em fim de geração as coisas mudam rápido assim. Ou você compra o processador e descobre depois de meses que sua placa-mãe veio com defeito de fábrica.

Se for pra recomendar algo, pensando em manter esse kit por alguns anos sem mexer em nada, minha sugestão pra você seria algo assim:

Intel Core i5 13400F - R$1.248

Placa-Mãe ASUS H610M-E - R$630

(2x) RAM 16GB DDR4 3200MHz - R$476

Pode ser que daqui 2 meses nem esteja mais valendo a pena pegar essas peças, por isso você só pode dedicir o que vai comprar quando tem dinheiro. Enquanto não tiver, o máximo que dá pra fazer é pesquisar e se informar.

Mas é justamente isso que pretendo, comprar o kit. Ou seja, placa-mãe + processador + mais memória. Não tem lógica comprar só a placa-mãe pra depois mais tarde comprar o processador e mais tarde ainda comprar memória.

Postado
9 horas atrás, Zeca_PR disse:

Mas é justamente isso que pretendo, comprar o kit. Ou seja, placa-mãe + processador + mais memória. Não tem lógica comprar só a placa-mãe pra depois mais tarde comprar o processador e mais tarde ainda comprar memória.

Realmente não tem lógica, mas aqui no fórum não lidamos com esse tipo de usuário.

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, como existe uma variedade muito grande de marcas e modelos de placa-mãe e também porque já tem tecnologia NVMe, não vou fazer o upgrade do meu computador por enquanto. Acho melhor pesquisar mais a respeito para tomar uma decisão melhor. Sendo assim, considero esse tópico como encerrado. Meu muito obrigado ao membro GuilermeGB por ter me respondido.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...