Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera!

Eu tenho um pc com a seguinte configuração:

placa-mãe ASUS TUF B360 plus/gaming

GeForce 3060 RTX

memória RAM 2x8GB DDR4 3200

processador i5 9600K

O PC começou a apresentar problema de leitura na RAM mas diagnosticaram que a placa-mãe está defeituosa. 

pensando que mais pra frente eu farei um upgrade, alguma indicação de menor custo de placa-mãe pra substituir ? Eu não acho mais essa que tenho e com preço bom. Ou sairia mais barato o conserto?

Postado

Se fosse você, primeiramente tentaria descobrir o motivo dessa queima. Não é normal hardware sair queimando assim, na maioria dos casos é consequência de fontes de baixa qualidade.

As opções para você são escassas, sugiro não empatar muito dinheiro nessa configuração, mas também não compre placa genérica e marca qualquer. Vai usando essa MSI H310M PRO-VDH até poder comprar um processador mais atual, o que vai exigir uma outra placa-mãe. Outra opção seria tentar vender esse processador que você tem e partir pra outra logo.

https://www.kabum.com.br/produto/430926/placa-mãe-msi-h310m-pro-vdh-intel-1151-m-atx-DDR4-h310m-pro-vdh

Postado
5 minutos atrás, Zoltan Razop disse:

Eu vou ver o modelo da fonte pois está na assistência, mas era uma de 800W. No caso você indicaria alguma?

Sério? Você colocou uma fonte de 800w para alimentar uma configuração que mal consome 400w, isso tem nome e se chama superdimensionamento👇

Postado

A princípio eu trocaria só a placa-mãe, mas talvez se trocar por um bundle mais atualizado valha a pena eu poderia também. 

mas no caso só de manter uma placa-mãe como a H310 indicada ali em cima, de qualquer forma imagino q teria q trocar a fonte tb

Postado

@Zoltan Razop ok, então a fonte seria essa:

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-500-80-plus-bronze-mpe-5001-acaab-br

Melhor opção abaixo dos R$400.

Para trocar logo CPU junto com fonte e placa-mãe, teria que investir mais de R$1.500 na máquina, por isso pergunto se está preparado pra isso, nesse i5 9600K daria pra conseguir uns R$350 pra cobrir parte dos custos. Se não for o caso, junte mais grana para futuramente pegar algo bom, o Core i5 9600K é um processador até que decente ainda, daria pra manter por mais um tempo. Mas seu próximo upgrade teria que ser para outra plataforma, não tem nenhum processador de 9ª geração que valha a pena investir depois desse 9600K.

Postado
1 hora atrás, Zoltan Razop disse:

placa-mãe ASUS TUF B360 plus/gaming

GeForce 3060 RTX

memória RAM 2x8GB DDR4 3200

processador i5 9600K

Fiz os cálculos usando a PSU Calculator e coloquei tudo inclusive o water cooler e deu 380w, sendo assim uma boa fonte de 500w como a indicada acima pelo colega @GuilhermeGB vai sobrar e muito ainda.

Cálculo do consumo

• Curtir 1
Postado

@Tiberio @GuilhermeGB

Valeu galera, pela mega ajuda. Inclusive descobri que um dos pentes de memória RAM também tá com problema, deve ter sido o mesmo motivo.

Já estou providenciando a fonte e a placa-mãe, mas pensando que eu tinha 2 pentes de 8GB dessa aqui: https://www.kabum.com.br/produto/108445/memória-corsair-vengeance-RGB-16gb-2x8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-cmw16gx4m2c3200c16

Posso ter agora 1 pente que sobrou dessa e comprar 1 desse aqui pra manter o dual channel? 

https://www.kabum.com.br/produto/229177/memória-corsair-vengeance-RGB-pro-8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preta-cmw8gx4m1e3200c16

Em 02/05/2024 às 20:09, GuilhermeGB disse:

@Zoltan Razop ok, então a fonte seria essa:

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-500-80-plus-bronze-mpe-5001-acaab-br

Melhor opção abaixo dos R$400.

Para trocar logo CPU junto com fonte e placa-mãe, teria que investir mais de R$1.500 na máquina, por isso pergunto se está preparado pra isso, nesse i5 9600K daria pra conseguir uns R$350 pra cobrir parte dos custos. Se não for o caso, junte mais grana para futuramente pegar algo bom, o Core i5 9600K é um processador até que decente ainda, daria pra manter por mais um tempo. Mas seu próximo upgrade teria que ser para outra plataforma, não tem nenhum processador de 9ª geração que valha a pena investir depois desse 9600K.

Só aproveitando, essa aqui da mesma marca é mais barata por algum motivo? Sendo 50W a mais: https://www.kabum.com.br/produto/465297/fonte-cooler-master-mwe-bronze-v2-full-range-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-com-cabo-preto-mpe-5501-acaaw-bbr

Postado

Agora que fiquei preocupado aqui que tenho um SSD NVMe M2 e não sei se na H310 vai suportar caso eu compre essa placa-mãe. Alguém consegue dar uma indicação? 

Postado

Não! Eu também não tinha colocado essa informação, sem problemas.

Eu estou procurando uma placa-mãe com essa opção, já comprei a fonte e vou comprar um pente de 8gb da corsair vengeance pro porque o meu outro pente se foi, agora falta só a placa-mãe hehe. Consegue indicar uma? Eu pensei em modernizar o PC mas como to no DDR4 eu só trocaria pra DDR5 as peças, mas não é o momento ainda..

Postado

@Zoltan Razop cara, ainda vale a pena investir em configurações melhores com DDR4, caso tenha orçamento disponível. A questão é que no mercado não existem mais placas decentes para sua plataforma. Essa H310 que indiquei era a única de marca confiável, você acha várias outras aí que são placas genéricas importadas da China, apenas com "adesivo" de alguma marca brasileira, e elas também não tem esse suporte. Talvez até ache uma H310 com suporte a M.2 ou uma B360 numa loja física que tenha um estoque que não foi vendido na época, mas muito provavelmente não um preço interessante.

Até teria uma opção de usar o SSD através de adaptador PCI-Express x1, que é como eu uso meu SSD secundário no meu PC, mas teria que ver se essa placa-mãe aí suportaria dar boot nesse SSD via PCI-Express, já que não tem suporte nativo para NVMe.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Zoltan Razop cara, ainda vale a pena investir em configurações melhores com DDR4, caso tenha orçamento disponível. A questão é que no mercado não existem mais placas decentes para sua plataforma. Essa H310 que indiquei era a única de marca confiável, você acha várias outras aí que são placas genéricas importadas da China, apenas com "adesivo" de alguma marca brasileira, e elas também não tem esse suporte. Talvez até ache uma H310 com suporte a M.2 ou uma B360 numa loja física que tenha um estoque que não foi vendido na época, mas muito provavelmente não um preço interessante.

Até teria uma opção de usar o SSD através de adaptador PCI-Express x1, que é como eu uso meu SSD secundário no meu PC, mas teria que ver se essa placa-mãe aí suportaria dar boot nesse SSD via PCI-Express, já que não tem suporte nativo para NVMe.

E no caso de dar um "upgrade" até uns 1000-1500 seria melhor ir para qual?

Postado

@Zoltan Razop nesse valor dá pra pegar um kit legal:

Ryzen 5 5600 - R$700

MSI B550M PRO-VDH WiFi - R$800

Ou se quiser economizar um pouco na placa-mãe e no frete, tem essa outra (ela também não tem suporte para RGB):

Gigabyte B550M K - R$600

Ambas as placas tem slot para até 2 SSDs NVMe, sendo o slot principal com suporte para Gen4.

Eu indicaria algo da Intel também, com o Core i5 12400F, que seria o equivalente do Ryzen 5 5600, só que ele está um pouco mais caro atualmente, e as opções de placas-mãe também são mais caras.

Lembrando que você pode vender seu i5 9600K pra recuperar parte do investimento, pelo menos uns R$350 ele vale.

Postado

Interessante, eu estava pensando em ir pra Ryzen 5 mesmo. No caso, a principal diferença entre essas placas mae seria que uma tem placa de Wifi?

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Indicação de placa-mãe - plataforma Intel B360 - 9 geração

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!