Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600G e GeForce GTX 1650 S superaquecendo bastante no gabinete Rise Mode


Posts recomendados

Boa tarde!

 

A um tempo atrás, fiz um tópico sobre troca de placas de vídeo, onde envolvia a parte da desinstalação de drivers e todo esse processo que precisa para tal, e só tenho a agradecer, deu tudo certo ❤️.

 

Mas esse não é o assunto, depois de colocar a RTX 4060 8GB no meu SETUP, fui instalar a 1650Super TUF Gaming no SETUP da minha namorada, fiz todo o procedimento passo a passo e deu tudo certo, tanto na desinstalação dos drivers, quanto na instalação da placa e dos drivers JÁ BAIXADOS ANTES e instalados depois de conectar a placa. Fiz alguns testes e estava tudo OK, placa funcionando perfeitamente.

 

O problema mesmo, é que registrei umas temperaturas não preocupantes, mas que se deve monitorar um pouco pra ver se não passam do limite que é recomendável, que seria 82° / 85° eu acredito ( me corrijam se eu estiver errado ).

 

A placa de vídeo chegou a 79° no Overwatch 2, mas se manteve estável no Valorant. Acredito que em jogos mais pesados ela acabe passando dos 80°. A placa de vídeo tem 2/3 anos, nunca foi trocado a pasta térmica, mas isso por que eu tenho medo de abrir ela e precisar trocar os Thermalpads, tais quais eu nem sei onde compra, algum de qualidade ou se ela mesmo tem isso. Se puderem me recomendar Thermalpads ou algo que de pra usar no lugar, ficaria grato...

 

Já o processador, teve temperaturas até os 74° no Overwatch 2 também, mas um pouco entendível, já que ele utiliza o Cooler box da AMD e a pasta térmica não é trocada a 1 ano e meio.

 

Acredito que o problema principal desse aquecimento, seja o gabinete na qual ela tem, com a parte frontal de vidro temperado e não tendo muito espaço para conseguir organizar as coisas muito bem. Tem 4 coolers da Rise Mode White no gabinete, os 3 da frente jogando ar para dentro e o de trás jogando ar para fora.

 

CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR DELA:

 

Ryzen 5 5600G

a520m Gigabyte SH2

2x8GB 3200Mhz

550w Corsair CV ( sim eu sei que a fonte não é de qualidade e já foi feito tópico sobre )

SSD XPG 256GB

1TB HD Barracuda

Gabinete rise mode glass 06x frost

1650Super 4GB TUF Gaming

 

Ela vai trocar o gabinete, primeiro por que quer um de maior qualidade e com mais ventoinhas e segundo por que quer ter algo mais agradável esteticamente. Como ela não tem tanto assim pra gastar, ou seja, não passando dos 300, falei para ela comprar esse gabinete: Montech x3 mesh midtower 6 fans.

 

Por ele ter a parte frontal de mesh e já 6 fans que parecem ser de uma qualidad OK, além de ser recomendado muito aqui no Clube, achei uma ótima opção para ela. Realmente teria uma boa diferença no aquecimento que está tendo?

 

Também vai ser trocado a pasta térmica, só a da placa de vídeo que eu preciso me certificar se não vai ser preciso trocar os Thermalpads, a pasta térmica em questão que vou comprar é essa: Husk snowdog.

 

Já vi bastante gente falar sobre ela e tem uma boa condutividade elétrica, o que acham?

 

Sobre o Cooler box do processador, ela me disse que queria muito um water cooler, embora o próprio cooler box do processador já seja o necessário para o processador dela, ou um Air Cooler por exemplo, mas estamos estudando qual vamos optar.

 

( sim vai ser feita a limpeza do computador )

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Ryzen 5 5600G e GeForce GTX 1650 S superaquecendo bastante no gabinete Rise Mode

@Middoken esse gabinete atual não ajuda mesmo, provavelmente será o problema. Montech X3 é um bom gabinete, deve melhorar bastante na questão de refrigeração do PC.

 

As placas TUF da ASUS costumam ter boa construções em relação a outros modelos da mesma placa, então acho que era pra ela ficar com temperatura menores, no máximo 75ºC em 100% de uso e olha lá.

 

Pasta térmica, tanto faz, desde que não seja aquelas muito simples. Na prática você não verá diferença de temperatura, só vai alterar na durabilidade, só que uma pasta mediana tende a durar vários anos sem precisar se trocada. Nem adianta ficar olhando pra condutividade térmica, não é apenas isso que influencia. Já vi pasta térmica de maior condutividade perdendo para pasta de menor condutividade em testes práticos.

 

Water Cooler nesse processador é desperdício de dinheiro, um air cooler barato vai atingir o mesmo resultado. E mesmo assim, o cooler padrão da AMD deveria ser suficiente para manter boas temperatura (abaixo de 70ºC) enquanto joga, e se não estiver assim, pode ser consequência do gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe sobre o X3 Mesh, o RGB dos fans é "Rainbow" - 6 cores fixas; que não pode ser controlado por placa-mãe ou controladora, apenas desligado como botão LED do gabinete, pode ser que a garota não goste disso.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Beleza, então acredito que fazendo a troca do gabinete já vai ter uma boa diferença, certo?

 

E realmente, esses modelos da ASUS TUF não é normal chegar a temperaturas tão altas. No meu gabinete antigo, também com frontal de vidro temperado, a placa já chegou na casa dos 78°, e no gabinete novo, um aquário da Rise Mode, a placa ficava a 70° / 72° em 96% de uso. Talvez trocando o gabinete realmente tenha uma boa diferença na temperatura.

 

19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Na prática você não verá diferença de temperatura, só vai alterar na durabilidade, só que uma pasta mediana tende a durar vários anos sem precisar se trocada. Nem adianta ficar olhando pra condutividade térmica, não é apenas isso que influencia. Já vi pasta térmica de maior condutividade perdendo para pasta de menor condutividade em testes práticos.

Poxa, pensei que trocando a pasta térmica da placa de vídeo realmente fosse ter alguma diferença, que bom que você me deu esse parecer. Mas no processador seria interessante eu troca-la?

 

21 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Water Cooler nesse processador é desperdício de dinheiro, um air cooler barato vai atingir o mesmo resultado. E mesmo assim, o cooler padrão da AMD deveria ser suficiente para manter boas temperatura (abaixo de 70ºC) enquanto joga, e se não estiver assim, pode ser consequência do gabinete.

Realmente, eu tinha dito isso a ela, que pode ser consequência do gabinete mesmo estar com temperaturas tão altas. Sobre isso do WC ou do Air Cooler, ainda é algo que vamos estudar bastante antes de gastar dinheiro à toa.

@1lokos Eu estava pensando nisso, talvez dê para vender eles e comprar alguns da AIGO se for o caso, o problema é que vai sair completamente do orçamento dela dependendo por quanto a gente consiga vender esses Coolers que vem com o gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Middoken disse:

Beleza, então acredito que fazendo a troca do gabinete já vai ter uma boa diferença, certo?

É bem provável que sim. Você pode tentar fazer um teste mais prático aí deixando o gabinete com a lateral aberta, isso deve melhorar um pouco a situação. Mas eu estava observando as fotos desse gabinete, e tive a impressão que esse vidro frontal dele também sai, se fosse você, tentaria tira-lo.

11 minutos atrás, Middoken disse:

Poxa, pensei que trocando a pasta térmica da placa de vídeo realmente fosse ter alguma diferença, que bom que você me deu esse parecer. Mas no processador seria interessante eu troca-la?

Se a pasta tiver seca, troca-la vai melhorar, mas se tiver boa, não vai fazer diferença. Isso vale para CPU e para GPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Middoken disse:

A placa de vídeo chegou a 79° no Overwatch 2

por hora você pode fazer um undervolt pra tentar manter a temperatura abaixo dos 80... mas claro assim que der fazer a troca da pasta térmica.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/05/2024 às 16:01, GuilhermeGB disse:

É bem provável que sim. Você pode tentar fazer um teste mais prático aí deixando o gabinete com a lateral aberta, isso deve melhorar um pouco a situação. Mas eu estava observando as fotos desse gabinete, e tive a impressão que esse vidro frontal dele também sai, se fosse você, tentaria tira-lo.

Vou pedir pra ela tentar fazer isso, pra ver como fica as temperaturas. Ela só não conseguiria deixar sempre aberto por conta da quantidade de gatos ksksksksk.

 

Em 03/05/2024 às 16:01, GuilhermeGB disse:

Se pasta tiver seca, troca-la vai melhorar, mas se tiver boa, não vai fazer diferença. Isso vale para CPU e para GPU.

Se a caso eu precise trocar a da GPU, eu teria que comprar os Thermalpads? Ou teria alguma outra coisa que da pra usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Middoken só precisaria trocar as thermal pads se elas estiverem danificadas e não der para reutilizar. E pra comprar novas você vai precisar medir com um paquímetro pra saber a correta que vai na sua placa de vídeo, ou pesquisar na internet sobre o modelo exato dela pra ver se alguém já mediu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

só precisaria trocar as thermal pads se elas estiverem danificadas e não der para reutilizar. E pra comprar novas você vai precisar medir com um paquímetro pra saber a correta que vai na sua placa de vídeo, ou pesquisar na internet sobre o modelo exato dela pra ver se alguém já mediu.

Existe uma probabilidade de danificar eles abrindo a placa de vídeo?

 

a, e sobre o gabinete, achamos uma ótima opção:

 

Rise mode Wave ele vem com 3 Fans ARGB, e são fáceis de encontrar, fora que são mais baratas, o que já acaba com o problema da minha namorada não curtir as Fans do outro gabinete.

 

Ele tem a frontal de Mesh também e um tamanho bem considerável, o que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Middoken disse:

Existe uma probabilidade de danificar eles abrindo a placa de vídeo?

 

Depende da idade da placa e da qualidade das thermal pads também. Remova o dissipador da placa com o maior cuidado possível para evitar dandos, e não mecha nas thermal pads.

 

9 minutos atrás, Middoken disse:

a, e sobre o gabinete, achamos uma ótima opção:

 

Rise mode Wave ele vem com 3 Fans ARGB, e são fáceis de encontrar, fora que são mais baratas, o que já acaba com o problema da minha namorada não curtir as Fans do outro gabinete.

 

Ele tem a frontal de Mesh também e um tamanho bem considerável, o que você acha?

A furação frontal dele parece que não é tão legal, tem pouco espaço pro ar passar, então precisaria de fans com alta pressão estática para forçar uma melhor passagem de ar, e essas fans costumam ser mais caras. As que já vem nesses tipos de gabinete de entrada costumam ser fans mais simples, ainda mais que incluem A-RGB (isso aumenta o valor das fans).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Depende da idade da placa e da qualidade das thermal pads também. Remova o dissipador da placa com o maior cuidado possível para evitar dandos, e não mecha nas thermal pads.

Ela tem uns 2/3 anos, mas se caso eu for abrir, vou tomar todo o cuidado do mundo.

 

6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A furação frontal dele parece que não é tão legal, tem pouco espaço pro ar passar, então precisaria de fans com alta pressão estática para forçar uma melhor passagem de ar, e essas fans costumam ser mais caras. As que já vem nesses tipos de gabinete de entrada costumam ser fans mais simples, ainda mais que incluem A-RGB (isso aumenta o valor das fans).

As Fans em questão seriam essas

 

E realmente, me parecem de qualidade inferior em comparação as RGB da Rise Mode, mas fazer o que, 3 custam 50 reais, já dava para esperar que não seriam tão boas. Inclusive elas tem o RPM menor que as fans da AIGO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Middoken disse:

Ela tem uns 2/3 anos, mas se caso eu for abrir, vou tomar todo o cuidado do mundo.

 

Minha antiga GTX 660 abri várias vezes e nunca precisei mexer nos thermal pads. 

 

3 minutos atrás, Middoken disse:

As Fans em questão seriam essas

 

E realmente, me parecem de qualidade inferior em comparação as RGB da Rise Mode, mas fazer o que, 3 custam 50 reais, já dava para esperar que não seriam tão boas. Inclusive elas tem o RPM menor que as fans da AIGO

É, parecem ser fans de qualidade inferior ao usual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Middoken disse:

@GuilhermeGB Olha esse gabinete:

 

Mancer Goblin Será que frontal de plástico ABS seria ruim? Vi umas pessoas falando que ele tem um bom fluxo de ar até.

Dá a impressão que a parte frontal dele tem melhor abertura que o outro, ele só é um gabinete bem compacto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...