Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans diferentes para air cooler em Push-Pull?


Posts recomendados

Tenho uma ventoinha de 120mm parada e pensei em arrumar umas presilhas pra colocar no AG400 pra fazer push-pull. Tem problema se as ventoinhas forem de modelos diferentes? Pelo RPM serem diferentes pode atrapalhar o fluxo de ar? Procurei o modelo da ventoinha do AG400 mas não encontrei. Alguém sabe se ele é vendido separadamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Nito disse:

Tenho uma ventoinha de 120mm parada e pensei em arrumar umas presilhas pra colocar no AG400 pra fazer push-pull. Tem problema se as ventoinhas forem de modelos diferentes? Pelo RPM serem diferentes pode atrapalhar o fluxo de ar?

Desde que não tenha uma diferençã muito grande, não tem problema.

 

9 horas atrás, Nito disse:

Procurei o modelo da ventoinha do AG400 mas não encontrei. Alguém sabe se ele é vendido separadamente?

Se é para comprar fans, já faça o favor a si mesmo e compre fans de alto desempenho. Não pegue mesmo que vem com o cooler, ele é de baixo custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Desde que não tenha uma diferençã muito grande, não tem problema.

 

Se é para comprar fans, já faça o favor a si mesmo e compre fans de alto desempenho. Não pegue mesmo que vem com o cooler, ele é de baixo custo.

Então, a fan que eu tenho tem uns 10 anos já. Eu não lembro das specs dela.

 

Não penso em comprar um fan novo. Perguntei pra saber as specs dele mas aí lembrei que na própria caixa tem. xD

E eu pensava que ela era uma fan boa, pelo CFM e pressão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Nito disse:

Então, a fan que eu tenho tem uns 10 anos já. Eu não lembro das specs dela.

 

Não penso em comprar um fan novo. Perguntei pra saber as specs dele mas aí lembrei que na própria caixa tem. xD

E eu pensava que ela era uma fan boa, pelo CFM e pressão...

Specs de fan não importam, não existe uma padronização que torne esses valores comparáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos eu ja tenho 1 fan parada. Não quero comprar outra. Minha dúvida inicial era se a diferença de rpm poderia atrapalhar o fluxo de ar.

 

Mas agora que o @Imakuni falou que as specs não importam, eu fiquei na duvida porque estou pesquisando fans para meu gabinete e estava levando em conta CFM e pressão em consideração para achar bom custo-beneficio. 

 

Preciso de 2 fans mas se achasse kit com 3 por preço bom, poderia até valer a pena trocar a fan do cooler. (Às vezes dá pra pegar 1 a mais e ganhar frete grátis.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nito disse:

Então qual a referencia para distinguir uma fan de alto desempenho de uma ruim sem ser testando?

Assim.

 

9 minutos atrás, Nito disse:

@1lokos eu ja tenho 1 fan parada. Não quero comprar outra. Minha dúvida inicial era se a diferença de rpm poderia atrapalhar o fluxo de ar.

 

Mas agora que o @Imakuni falou que as specs não importam, eu fiquei na duvida porque estou pesquisando fans para meu gabinete e estava levando em conta CFM e pressão em consideração para achar bom custo-beneficio. 

 

Preciso de 2 fans mas se achasse kit com 3 por preço bom, poderia até valer a pena trocar a fan do cooler. (Às vezes dá pra pegar 1 a mais e ganhar frete grátis.)

Peraí, você tem fan parada, mas precisa de mais fans... como assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você tem a fan ai, instale e teste, veja se faz algum efeito, se a fan for muito fraca (CFM, pressão) pode é acabar atrapalhando a fan da frente.

 

As fans não precisam ter as mesmas especificações, vide no Air Cooler Thermalright Spirit 120 SE PLUS (2 fans push-pull) a fan traseira é "mais fraca". 

 

A maior parte das fans a venda no mercado local são "de enfeite", mesmos algumas que prometem CFM mais alto não cumpre, veja neste - meia boca;  de fans de marcas diferentes, o fan Aigo AR12 PRO promete 74 CFM e uma TEUCER que promete 69 CFM, na prática a TEUCER movimenta mais ar.

 

 

Usa essa fan antiga ai no gabinete, e se faz questão do push-pull no AG400, para ganhar uns 2 graus, compre uma fan DeepCool, exemplo a FK120 - 68,99 CFM, pressão 2.19 mmAq.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Imakuni disse:

Assim.

 

Peraí, você tem fan parada, mas precisa de mais fans... como assim...

Curti a imagem 😂

Eu tenho 1 fan super antiga transparente com LED azul da akasa. Meu gabinete é preto com RGB. Eu não vou comprar 1 fan RGB e usar essa outra junto. 

7 minutos atrás, 1lokos disse:

Como você tem a fan ai, instale e teste, veja se faz algum efeito, se a fan for muito fraca (CFM, pressão) pode é acabar atrapalhando a fan da frente.

 

As fans não precisam ter as mesmas especificações, vide no Air Cooler Thermalright Spirit 120 SE PLUS (2 fans push-pull) a fan traseira é "mais fraca". 

 

A maior parte das fans a venda no mercado local são "de enfeite", mesmos algumas que prometem CFM mais alto não cumpre, veja neste - meia boca;  de fans de marcas diferentes, o fan Aigo AR12 PRO promete 74 CFM e uma TEUCER que promete 69 CFM, na prática a TEUCER movimenta mais ar.

 

 

Usa essa fan antiga ai no gabinete, e se faz questão do push-pull no AG400, para ganhar uns 2 graus, compre uma fan DeepCool, exemplo a FK120 - 68,99 CFM, pressão 2.19 mmAq.

Eu tenho a fan mas não tenho as presilhas e não queria comprar se fosse piorar a situação, por isso postei aqui.

 

Eu já sabia que as fans da Aigo não entregam o que prometem mas não queria gastar 65 reais em uma Sickleflow, aí tava pesquisando na aliex pelas fans da Teucer, Phantek e da  Thermalright. Vou dar uma olhada nesse FK120. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se eu lançar esse kit, deixar as 4 ventoinhas que vem no gabinete puxando ar fazendo pressão positiva, e instalar o water cooler na parte superior jogando o ar pra fora. Será que essa config vai dar conta do recado, porque pelo amor né, pegar 100 GRAUS no cs2 low é uma vergonha, aqui fazendo 20 graus ambiente, isso que abri o gabinete aqui e botei até ventilador e não mudou nada. @1lokos

bom.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Nito disse:

Eu tenho 1 fan super antiga transparente com LED azul da akasa. 

Eu tenho a fan mas não tenho as presilhas e não queria comprar se fosse piorar a situação, por isso postei aqui.

 

Não precisa de presilha para testar, use abraçadeira de Nylon (enforca gato) como "parafuso".

 

Ziptie-screw.jpg

 

Veja como colocar (aos 6:26). Fica melhor do que com presilha de mola.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Nito disse:

Tenho uma ventoinha de 120mm parada e pensei em arrumar umas presilhas pra colocar no AG400 pra fazer push-pull. Tem problema se as ventoinhas forem de modelos diferentes?

Boa noite, não acho boa ideia, porque o FAN que vem no cooler é PWM, ou seja ele é controlador pelo sensor de temperatura da CPU, então ao introduzir um FAN extra, calculo que seja desses comuns de gabinete de alta rotação, vai estar com a RPM máxima. logo atrás dele deve ter outro FAN de gabinete tirando ar do gabinete, então ficarão 3 FAN fazendo fluxo no radiador.

No mínimo vai aumentar o ruído sem necessidade.

Se não tiver outra posição no gabinete para aproveitar, por exemplo no topo ou no fundo, deixe quieto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...