Ir ao conteúdo

Placa de vídeo com uso elevado mesmo sem realizar atividades pesadas

Ir à solução Resolvido por MarkolaBR,

Posts recomendados

Postado

Boa madrugada, amigos. Notei recentemente que minha placa de vídeo apresenta um comportamento estranho, ela fica oscilando a porcentagem de uso entre 5% e 43% em idle (na área de trabalho). Estou um pouco preocupado pois não sei se isso é normal, até porque não estou fazendo nada demais com o PC a não ser usar funções básicas do PC e a VGA fica com esse uso elevado.

Config: i5-9400F / GTX 1660 S 6gb Galax / 16GB RAM

image.png.dfaafc0b54a77a2a4ec380f9f55d9f92.png

Postado

@Super Xandão Mesmo em uso simples, nos sistemas mais atuais, pode haver algum consumo da GPU. Ou até mesmo com o `PC ocioso pode ocorrer pequenos picos de uso do vídeo. Não só da GPU, bem como da CPU. Quando o sistema operacional está em execução diversos processos e aplicações estão sendo executadas, principalmente em segundo plano. Os navegadores, os mais conhecidos, hoje vem por padrão com a Aceleração de Hardware ativada. Outras aplicações que esteja a utilizar ai podem vir a gerar um certo de consumo da GPU. Mas isso não pode ser algo que fique constantemente em uso, mesmo que baixo, quando o PC estiver com uso moderado ou ocioso. Se nestes casos ainda sim há um uso frequente de GPU pode ser o seguinte:

• Algum programa ou serviço rodando em segundo plano, como por exemplo scripts de mineração de cripto moedas.
  • Algum programa ou serviço que esteja fazendo algum outro uso da GPU, mesmo em ocioso
  • O próprio programa gerenciador da sua GPU, como por exemplo o AMD Adrenalin ou um MSI Afterbunner da vida que pode estar, por algum motivo, gerando esse tipo de consumo da GPU.
  • O Windows 10 e 11, por exemplo, se usas coisas como os blocos dinâmicos no Iniciar, notícias e interesses (W10) ou os Widgets (W11). Ou se usas algum programa como aquele que trás o Gadgets para Área de Trabalho de volta. Pode gerar consumo da GPU mesmo que o PC esteja em modo ocioso. Pois estes programas / recursos / serviços são gráficos e tudo que seja relacionado a vídeo vai gerar algum consumo da GPU. Pouco, mas vai. Só que não é um consumo constante e sim picos de uso. 

Para ver o que pode estar ocorrendo ai faça o seguinte:

1. Abra o Gerenciador de Tarefas e verifique todos os processos em execução no seu PC
  2. Verifique todos os programas em execução, principalmente os que ficam em segundo plano
  3. No Gerenciador de Tarefas, vá em programas que iniciam com o sistema e deixe apenas o da placa de vídeo e o antivírus. Se usar VPN deixe-a ativa também.
  4. Abra o msconfig, vá na aba serviços. Ali marque a caixa, ocultar serviços Microsoft, e por fim desative todos os serviços restantes - Não reinicie o PC ainda!
  5. Abra seu antivírus e configure uma varredura no próximo boot. Ai sim podes reiniciar o PC.
  6. Após concluída a varredura do boot, sem nada encontrado e com o PC reconfigurado, entre no Windows e veja como fica o consumo depois disso. Principalmente da GPU.

Reforço que programas / jogos pagos que são usados da maneira a lá "Jack Sparow / Capitão Gancho" podem conter "pequenas" surpresas ocultas que podem causar este tipo de consumo. Afinal é como diz aquele ditado:

Citação

Não existe almoço grátis!

Ah, mas existem programas gratuitos eles não tem surpresinhas nenhumas. Sim é fato! Mas software livre tem outra conceito e são desenvolvidos pensado para este propósito, de serem disponibilizados gratuitamente. E muita das vezes são de código aberto e mantido por uma comunidade de usuários. E quem os disponibiliza, normalmente, deixa claro tudo sobre tal programa nos disclaimers. E dificilmente algum programa neste contexto vai conter algo oculto que beneficie outrem. Já programas pagos precisam terem sua "ativação" burlada de alguma forma. Seja ativado por algum servidor, outro, como no caso daquela famosa ativação de Windows "Genérico" por CMD. Vai saber o que mais existem nestes servidores, afinal de contas eles tem custo para estarem ativos. Ou por algum programa ou script específico denominado de, "Crack", que pode tranquilamente ter mais coisas em execução do que meramente um ativador de programa pago. Estas coisas vão gerar consumo do PC, como um todo no fim das contas.

Dá uma verificada ai como está o funcionamento do seu equipamento, principalmente em ocioso.

Depois volte aqui e nos relate o resultado.

Postado

@Pedro Vinicius G. C.  Não baixei nada recentemente e nunca tive problemas com malwares ou algo do tipo, sempre fui bem cuidadoso. Em segundo plano não tinha nada demais a não ser os próprios processos do Windows e alguns programas como a Steam, EA Play e etc...

@Edvaldo J. Frederico  Ela estava dando esses picos na própria área de trabalho, sem eu fazer absolutamente nada, porém notei que hoje de manhã não aconteceu mais, ela varia de 0% a 2%. Fui perceber esses picos elevados ontem após fechar o Red Dead Redemption 2 que estava jogando

Edit: acabei de perceber que ela dá os picos de uso quando eu fico na área de trabalho, porém eu uso um wallpaper do wallpaper engine, então toda vez que eu vou para o Desktop ela começa com esse uso. Acho que esse seria o causador do problema

@MarkolaBR Sim, uso, e acho que pode ser o wallpaper engine

• Curtir 2
  • Solução
Postado
29 minutos atrás, Super Xandão disse:

Edit: acabei de perceber que ela dá os picos de uso quando eu fico na área de trabalho, porém eu uso um wallpaper do wallpaper engine, então toda vez que eu vou para o Desktop ela começa com esse uso. Acho que esse seria o causador do problema

achou o problema... rs, aqui ele aumentava o uso da gpu pra 15-20% só de deixar aberto e uns 5c na temperatura. 

• Curtir 2
  • KairanD alterou o título para Placa de vídeo com uso elevado mesmo sem realizar atividades pesadas

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...