Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor placa-mãe custo-benefício para os processador (LGA 1700) .


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Eu gostaria de saber quem pode me ajudar com relação de uma boa placa-mãe para um i7 ou i5   de 12th ou 13th . Eu ainda estou indeciso devido o custo que as placas-mãe estão. 

 

Gostaria de comprar um placa-mãe de até 900 reais. Se for possível menos o meu bolso agradece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Como eu ainda estou indeciso em qual processo eu pegar. O que você me recomendaria, É que eu queria pegar talvez um KF ou K , Nesse caso eu teria que Investir em uma placa-mãe de aproximadamente uns 1000 cacetada. 


 E no caso de placa-mãe para A linha F , qual você teria me recomendado. 🧐

@Cloud_Strife7  Cara gostei muito da sua recomendação você usa mais seu computador para jogar ?

 Eu só não gostei de uma coisa na sua placa é que ela só tem 2 slot , eu queria focar em uma que tivesse 4 de slot para que eu possa colocar uns 32 GB ou 64 GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, não vale a pena investir em CPU acima do 13400F se seu orçamento não tiver muita margem .Se for pra investir em algo melhor, no máximo um 13600K, mas com isso vem gastos bem maiores com placa-mãe e cooler, porque esses CPUs da Intel a partir dos i5 1x600K estão consumindo e aquecendo bastante Os i5 até que conseguem se segurar um pouco dentro de níveis aceitáveis, desde que você não remova a limitação de energia da BIOS.

 

Lembrando também que LGA 1700 é uma plataforma praticamente morta, sem caminho para upgrades futuros. Se for pra investir mais alto em plataforma nova, que seja AM5, pelo menos ainda terá mais umas 3 gerações de CPU compatíveis na mesma placa-mãe. Claro, isso se você pensa em fazer upgrades. Se for pra economizar, ainda acho que a plataforma AM4 é a melhor escolha, atualmente.

 

Tendo um valor de orçamento estabelecido para montar o PC, dá pra decidir melhor o que você vai fazer em vez de ficar só nas especulações.

  • Curtir 3
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  É o seguinte já que você pediu um orçamento de uns 3000 reais até uns 3800 reais puxando muito 4000 reais. 

 O meu foco é necessariamente mudar o aspecto das memórias porque só possuo 16GB de RAM e meu foco seria 32GB de RAM só que eu não vejo vantagem em ficar preso na geração que eu estou de processador o I7 9700kf. E sim minha placa-mãe não possui 4 slot se não eu teria colocado mais memória RAM sem duvidas só que não vale a pena eu mudar a placa-mãe do meu pc , e continuar com meu processador. Pelo menos é o que eu acho ? 

 Eu não sou fanboy da intel E muito menos da AMD, Só que pra o que eu preciso A Intel desempenha melhor. (Por isso eu não mudo de plataforma Para AMD eu até possuo um computador extra que é AMD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@RIZONCIOPT eu entendo perfeitamente, amigo, cada hardware tem suas vantagens e desvantagens. Suponho que você usa seu PC pra trabalho, e precisará de processadores potentes para dar o máximo que conseguirem.

 

Mas falando de valores, R$3.800 é bem apertado para o que você está procurando. O problema é que as melhores placas-mãe LGA 1700 estão disponíveis apenas em versão DDR5, isso quer dizer que você vai gastar um pouco com memóira RAM. Para um i5 12600K/13600K, eu sugiror algo assim:

 

Gigabyte B760 Aorus Elite DDR5 - R$1.380

 

Essa placa-mãe aí consegue segurar um 13900K em stock, segundo o Tom's Hardware.

 

Para memória RAM, esse kit:

 

Kit RAM Corsair 32GB 5600MHz CL36 - R$740

 

Já está dando R$2.2120, e com isso só sobraria margem para um 12600K, mas ainda não daria pra encaixar um cooler aqui, não um que seja suficientemente bom para segurar o CPU em carga máxima nas condições ambientes médias do Brasil.

 

Por isso eu te sugiro ficar no 13400F e poderia pegar até uma placa-mãe um pouco mais simples de R$900, como essa abaixo, e logo depois te explico os motivos:

 

Gigabyte B760M DS3H DDR5 - R$900

 

A linha DS3H da Gigabyte é considerada de entrada, o VRM dela não é lá grande coisa, e um 12600K em stock consome 128W em carga máxima (segundo testes do TechPowerUp), isso com o limite de energia padrão, e o 13600K chega a 187W (também segundo o TechPowerUp) em carga máxima com os limites de energia padrão. Diferente das placas AM4, que estão há muitos anos no mercado e temos vários reviews de vários de seus modelos, para placas LGA 1700, ainda mais esses modelos mais novos da linha 700, quase não temos informação, e não podemos dizer com certeza qual o nível de desempenho do VRM dessa placa-mãe.

 

Só temos como base o desempenho da B660M DS3H, que pegoun 100ºC com uma carga de 125W, isso com temperatura ambiente de 21ºC, pode colocar mais uns 10ºC para um cenário realista do Brasil. Então eu não diria que ela é uma placa para nada acima de um i5 13400F/14400F.

 

12900-stock-s.png

 

Fonte: https://www.techspot.com/review/2426-intel-b660-motherboards/

 

Agora considerando que você decida usar undervolting para reduzir um pouco o consumo do 12600K e evitar thermal throttling na placa-mãe acima, talvez pra isso precise também abrir mão de um pouco desempenho, no fim das contas ele vai acabar se igualando a um 13400F, que em stock consome 65W, tem 20% menos desempenho que o 12600K, ou pode liberar os limites de energia dele pra chegar em 86W e ficar uns 10% abaixo do 12600K stock.

 

Para não lotar o post de imagens, pode ver o desempenho deles aqui: https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-13400f/5.html

E o consumo de energia aqui: https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-13400f/21.html

 

O 13400F tem a mesma configuração de núcleos do 12600K, a única diferença está nos clocks e no limite de energia, daria pra dizer que ele é um relançamento atualizado do 12600K, só que um pouco mais capado. Também daria para usar esse processador numa placa-mãe mais simples e com cooler mais simples também.

 

Agora é você quem decide o que vai querer fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!