Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

raid 5 - Servidor Dell 520


Ir à solução Resolvido por MarcosFreitasSP,

Posts recomendados

Boa tarde,


Estou com dúvidas em relação a expansão de armazenamento no RAID 5:

 

  • Preciso aumentar minha partição C (100GB), para isso pensei em diminuir a partição D (3TB), pelo gerenciamento de disco do Windows não é possível, pois a unidade de recuperação está entre as partições, qual software é recomendado para particionamento?

 

  • Qual o risco de perda de dados caso utilize um software terceiro?

 

  • É possível utilizar algum produto do Dell EMC para realizar essa operação ou não?

 

  • Caso eu destrua um array de RAID 5 e construa um novo, quando eu destruir perderia meus dados?

 

  • Com base na experiência de vocês, qual seria a melhor opção?

 

Configurações do meu servidor

Marca: Dell

Modelo: R520

Controladora: Perc H310 mini

Partições: C (100GB) e D (3TB)

Tipo de RAID: Raid-5 (3 unidades de HDD SaS)

Sistema Operacional: Windows Server 2012 R2 Standard

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Suporte224 disse:

Caso eu destrua um array de RAID 5 e construa um novo, quando eu destruir perderia meus dados?

 

Sim. Teria que recuperar de backup.

 

Software de terceiros vai ser a única forma de redimensionar sem ter que refazer tudo do zero.

Não conheço nenhum free que vá fazer o que precisa.

 

Entre os pagos, tem o Macrium Reflect e o MiniTool Partition Wizard. De qualquer forma, eu teria certeza de ter um backup completo e verificado antes de fazer qualquer coisa.

 

Eu faria um backup pelo Windows Backup do drive C, e um backup com Cobian ou outra coisa qualquer do drive D.

Deletaria a partição D, aumentaria o C via diskpart ou GUI do Windows mesmo.

Recriaria o D, e voltaria o backup do D.

 

No caso de tudo dar errado, teria os backups e poderia refazer tudo do zero restaurando do backup. Não indiquei o Windows Backup no caso do volume D porque o Windows Backup é meio inflexível e poderia criar caso na hora de restaurar o D para um volume menor que o original.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Fernando, pelo que vi ele ate funcionaria, mas como se trata de servidores, é licenciado, estava tentando achar uma solução confiável ou menos arriscada. 

 

@W46n3r Provavelmente essa opção a ser tomada será a menos arriscada, pois não comprometeria o S.O, mas fiquei preocupado em relação ao Array, isso não afetaria de alguma forma, mesmo que sejam camadas / níveis diferentes.

 

Observação: Acabei de notar que não é possível excluir a partição D :

 

image.thumb.png.2c73e39a3a018e1b9c30fcea8ce7a662.png

 

Será que é devido do arquivo de paginação estar na unidade D e não na C?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Suporte224 disse:

Será que é devido do arquivo de paginação estar na unidade D e não na C?

 

Muito provavelmente. Troque para a C... ou então deixe sem arquivo de paginação por hora...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@W46n3r Será que se eu mover o arquivo de paginação para a partição C, poderá ser prejudicial (falha no sistema, não inicializar o sistema)?

 

O servidor eu tenho um banco de dados rodando (SQL Server 2014) com informações bem importantes? Não queria usar software de terceiros para redimensionar o disco, gostaria de fazer pelas próprias ferramentas do Windows por ser mais seguro e estável.

Já temos o backup desse banco de dados, mas fico com receio de dar algum problema no S.O e refazer tudo do zero (não é preguiça, estou só tentando ter cautela antes de fazer alguma coisa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Suporte224 disse:

problema no S.O e refazer tudo do zero (não é preguiça, estou só tentando ter cautela antes de fazer alguma coisa).

 

Se tiver um Windows Backup feito do C, se perder tudo, tem como bootar pelo CD do Windows e restaurar o Windows inteiro pelo backup. Ele volta igualzinho era antes.

 

Um cara da minha equipe fez o favor de quebrar um RAID5 de um AD recentemente e recuperamos o Windows todo desse jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 08/05/2024 às 12:22, Suporte224 disse:
  •  

 

A maioria das dúvidas foram respondidas no seu outro tópico e aqui pelo colega @W46n3r

 

Mas gostaria de acrescentar alguns pontos. O redimensionamento do volumes pode ser feito pelo Gparted, que é gratuito. E referente ao Page file é como um arquivo swap que você pode ignorar.

 

Percebo que tem duvidas pontuais sobre RAID e aconselho ler o documento indicado.

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, MarcosFreitasSP disse:

 

A maioria das dúvidas foram respondidas no seu outro tópico e aqui pelo colega @W46n3r

 

Mas gostaria de acrescentar alguns pontos. O redimensionamento do volumes pode ser feito pelo Gparted, que é gratuito. E referente ao Page file é como um arquivo swap que você pode ignorar.

 

Percebo que tem duvidas pontuais sobre RAID e aconselho ler o documento indicado.

 

Abraços.

 

 


Marcelo esse programa funciona com raid ou apenas volumes comuns?

 

ele deixa fazer alterar o volume do C sendo que existe como ele quer fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiago.jj você trocou meu nome, mas tudo bem rs.

 

O @Suporte224 quer aumentar os volumes do Windows. Para isso fica subentendido que ele ja expandiu o array (conforme expliquei no outro tópico) pelo OpenManage ou interface da PERC. 

 

Resizing de array deve ser feito com as ferramentas do vendor porque eles costumam usar implementações que divergem das normas da SNIA.

 

Com o Gparted é até possível redimensionar BTRFS mas não passa disso. Mas para partições e volumes simples, ele faz um bom trabalho.

 

Espero ter ajudado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcosFreitasSP ,

 

A expansão do RAID 5 não cheguei a realizar no OpenManager (apesar de ser uma ferramenta que não conhecia pela Dell e que me auxiliou para visualizar em qual RAID estão os discos).

 

No caso o que me preocupa é retirar parte do armazenamento D para o C e corromper esses dados e então na pior das hipoteses o sistema não voltar, há uma grande probabilidade de isso acontecer?

 

A pergunta e os detalhes foram mal formatados por mim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcosFreitasSP marcos desculpa?

 

acessei pelo cel e olhei rápido rs

 

faz temponque não faco o que ele precisa, so lembro que para aumentar o espaco de uma unidade o não alocado precisa do lado direito da unidade que deseja aumentar, mas faz anos que vi isso.

 

na epoca eu acho que mesmo com partition magic não era possível

1 hora atrás, Suporte224 disse:

@MarcosFreitasSP ,

 

A expansão do RAID 5 não cheguei a realizar no OpenManager (apesar de ser uma ferramenta que não conhecia pela Dell e que me auxiliou para visualizar em qual RAID estão os discos).

 

No caso o que me preocupa é retirar parte do armazenamento D para o C e corromper esses dados e então na pior das hipoteses o sistema não voltar, há uma grande probabilidade de isso acontecer?

 

A pergunta e os detalhes foram mal formatados por mim. 


você precisa deixar os superiores cientes do risco, ate um update pode corromper o windows(ja passei por algumas situações)

 

não consegue fazer o que sugeri? Transferir a base do banco de dados para a unidade D?

 

se for possível não iria gerar tanta preocupacao como mexer no tamanho das unidades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!