Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixo uso de GPU na maior parte do tempo em jogos


Posts recomendados

Pessoal, gostaria que me ajudassem... estou com um problema, tenho uma GTX 1650 ZOTAC modelo Low Profile e estou enfrentando baixo uso de gpu em jogos... eu percebo que ao decorrer do jogo, quando estou andando, dirigindo, em combate e etc, o uso de gpu fica oscilando na casa dos 50%-70%, e isso afeta os jogos pois fico tendo muitos drops de fps. Mas... percebo que em cutscenes o uso da gpu aumenta e vai la pra casa dos 95-99% de uso, porcentagem que deveria se manter o tempo todo para uma melhor performance. Ja tentei desinstalar e reinstalar os drivers de Vídeo da Nvidia com o DDU, ja tentei habilitar e desabilitar o vsync, ja tentei deixar a preferência por alto desempenho no Windows e no painel de controle da Nvidia, tentei dar alta prioridade aos jogos no gerenciador de tarefas, ja tentei de tudo, e o problema permanece.

 

aqui vão algumas observações:

 

estou utilizando o driver 552.44 da Nvidia

estou tendo que utilizar um adaptador displayport para VGA pois meu monitor é sinal analógico e nn tem outra entrada alem do VGA (cheguei a pensar q isso poderia limitar o uso da gpu, mas estou começando a descartar essa possibilidade ja que em cutscenes e no teste de stress do furmark a placa bate os 100% de uso normalmente.)

não é gargalo de CPU pois meu processador leva numa boa a 1650 (specs do pc abaixo)

 

configuração do PC:

Intel Xeon E5-2689

GTX 1650 4GB Zotac Low Profile

16gb ram DDR3 (1x16gb)

 

Levando tudo isso em conta, me ajudem a resolver esse maldito problema... gostaria de obter os 98%-99% de uso da GPU constante em jogos, como deve ser na maioria dos casos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A duas opções:

1: é normal alguns jogos que não exigem tanto da placa de vídeo em situações como poucos objetos para renderizar, diminuir o uso da GPU, é algo mais comum em jogos antigos porém pode ocorrer em jogos recentes também 

2: o processador é muito fraco para a placa de vídeo, mesmo sendo um Xeon, notei que usa DDR3, então deve ser mais antigo e talvez não empurre essa placa, por isso o baixo uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, buttignol disse:

você colocou a configuração do jogo tudo no alto/ultra...

coloquei

22 horas atrás, ChristianRJ2 disse:

A duas opções:

1: é normal alguns jogos que não exigem tanto da placa de vídeo em situações como poucos objetos para renderizar, diminuir o uso da GPU, é algo mais comum em jogos antigos porém pode ocorrer em jogos recentes também 

2: o processador é muito fraco para a placa de vídeo, mesmo sendo um Xeon, notei que usa DDR3, então deve ser mais antigo e talvez não empurre essa placa, por isso o baixo uso

É... o problema vem ocorrenedo em jogos recentes... aqui no cyberpunk o processador anda batendo 70-77% de uso e a placa em alguns momentos sobe pra 95-96% e dps fica abaixando novamente, causando os drops de frames e bugs de renderização as vezes... eu estava pensando em colocar mais um pente de 16gb pra habilitar o dual channel e ver se o problema se resolve fazendo isso, você acha q pode solucionar? se não solucionar talvez eu vá ter de trocar para a plataforma dos Ryzen mesmo.

@ChristianRJ2  andei pesquisando por alguns testes utilizando a mesma configuração que a minha (single channel também) e olha só... gpu em 98% o tempo todo nos jogos (veja o teste no elden ring e no warzone q sao os  mais pesados q o cara testa no Vídeo):

 

 

 

E ai? como obtenho esse mesmo desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChristianRJ2 placa-mãe é uma da zsus dos kits x79 mesmo, fonte é uma tomahawk de 500w, mas eu estou monitorando o consumo e a fonte está entregando os watts q deveria entregar normalmente...

 

 

Agora, veja: tenho um HD de notebook de 500gb e um SSD sata de 240gb, a fim de testes, abri overwatch 2 que estava instalado no SSD e configurei ele todo no maximo com o vsynch desativado, e ai sim,,, cenario ideal: cpu 30% e gpu em 98% 

 

só q ai é q ta: baxei the witcher 3 no SSD e percebi q em situações mais calmas a gpu trabalha em altas porcentagens (95-100%), mas quando chega em vilarejos, nos quais tem mais coisa pra renderizar e mais pessoas, o uso fica caindo novamente.

 

ahh, e as temps estão normais, em 100% ela bate no maximoo 69 graus

 

fiquei até feliz achando q tinha achado uma possível solução, mas aparentemente foi só uma solução parcial por assim dizer 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lord No caso seu Cyberpunk estava no HD? Isso é uma causa provável das quedas já que a própria empresa do Cyberpunk não recomenda instalar ele em um HD

Ultimamente os discos rígidos estão sendo empecilhos, porém ainda parece ter algo errado por ainda ocorrer no The Witcher 3 mesmo estando no SSD.

As configurações da BIOS tem algo modificado ou você não mexeu desde que montou o PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChristianRJ2 Configurações da BIOS nn tem nada de modificado, ontem só mexi para alterar a frequência da ram pra 1866mhz e pra desbloquear o turbo mode do processador, mas de resto ta tudo default mesmo, estou tentando agr atualizar a BIOS para ver se consigo resolver

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/05/2024 às 22:41, Lord disse:

Pessoal, gostaria que me ajudassem... estou com um problema, tenho uma GTX 1650 ZOTAC modelo Low Profile e estou enfrentando baixo uso de gpu em jogos... eu percebo que ao decorrer do jogo, quando estou andando, dirigindo, em combate e etc, o uso de gpu fica oscilando na casa dos 50%-70%, e isso afeta os jogos pois fico tendo muitos drops de fps. Mas... percebo que em cutscenes o uso da gpu aumenta e vai la pra casa dos 95-99% de uso, porcentagem que deveria se manter o tempo todo para uma melhor performance. Ja tentei desinstalar e reinstalar os drivers de Vídeo da Nvidia com o DDU, ja tentei habilitar e desabilitar o vsync, ja tentei deixar a preferência por alto desempenho no Windows e no painel de controle da Nvidia, tentei dar alta prioridade aos jogos no gerenciador de tarefas, ja tentei de tudo, e o problema permanece.

 

aqui vão algumas observações:

 

estou utilizando o driver 552.44 da Nvidia

estou tendo que utilizar um adaptador displayport para VGA pois meu monitor é sinal analógico e nn tem outra entrada alem do VGA (cheguei a pensar q isso poderia limitar o uso da gpu, mas estou começando a descartar essa possibilidade ja que em cutscenes e no teste de stress do furmark a placa bate os 100% de uso normalmente.)

não é gargalo de CPU pois meu processador leva numa boa a 1650 (specs do pc abaixo)

 

configuração do PC:

Intel Xeon E5-2689

GTX 1650 4GB Zotac Low Profile

16gb ram DDR3 (1x16gb)

 

Levando tudo isso em conta, me ajudem a resolver esse maldito problema... gostaria de obter os 98%-99% de uso da GPU constante em jogos, como deve ser na maioria dos casos.

 

 

é completamente normal a placa não ficar em 100% de utilização o tempo todo, isso varia muito de jogo pra jogo, tem jogos que a cutscene é simplesmente um mp4 sendo reproduzido, ja outro jogos a cutscene acontece em tempo real, sendo renderizada pela engine no jogo, uma placa que trabalha a 50 ou a 100% não significa que quanto mais alto o uso melhor o desempenho, muito pelo contrario, eu tenho uma RTX 4080 super, e na maioria dos jogos o uso de GPU fica entre 45-50 %, eu sei que são GPUs completamente distintas quando se compara a minha com a sua, mas você deve rever as suas configurações de gráfico, talvez reduza algumas opções e o jogo passará a rodar melhor, densidade populacional é um exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em quanto fico o uso do processador quando você joga? Porque esses drops de FPS com a GPU sendo pouco utilizada é sintome de Gargalo.

Nas cutscenes o uso da GPU sobe porque a carga sobre o processador diminui então a GPU consegue trabalhar em 100%. Depois que volta pra gameplay a carga sobre o processador aumenta e ele limita sua GPU.

 

Em 12/05/2024 às 22:41, Lord disse:

 

não é gargalo de CPU pois meu processador leva numa boa a 1650 (specs do pc abaixo)

 

 

 

Gargalo não funciona assim.

Se o processador não tiver desempenho pra rodar bem o jogo, ele vai limitar o funcionamento da GPU mesmo sendo um pc equilibrado.

 

 

Tanto o Cyberpunk e o The Witcher que você citou são jogos pesados para processador, principalmente nas áreas com maior quantidade de NPCs (por isso as quedas no The Witcher quando você chega em vilarejos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

 Estou com mesmo b.o no próprio cyberpunk, ea fc24 e hogwarts legacy, em cuts como vcs disseram a gpu sobe, ja na gameplay nem beira 80% de uso. Tinha um r3 3200g, e peguei um r1600af usado com a GTX 1660S, pelo visto CPU não ta aguentando rodar os jogos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!