Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixo desempenho na Radeon RX 6600


Posts recomendados

 

Olá pessoal,

 

Venho aqui relatar um frustrante problema com minha Rx 6600, comprei ela faz 7 dias e nesse meio tempo só tive problemas e dor de cabeça com a mesma e espero que vocês possam trazer uma luz para esse problema que acontece na minha placa e na de tantos outros usuários da AMD.

Primeiramente eu trago as informações do meu setup:

 

• SO: Windows 10 Pro (Windows 10 22H2)

  • Ryzen 5 4500
  • placa-mãe: A320 m/k
  • Fonte: MAG A650BN
  • Placa de vídeo: ASRock Radeon Rx 6600 Challenger D, 8GB.
  • Memória: Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400Mhz, DDR4. (Totalizando 16gb de RAM

 

Descrito o meu setup, vamos para o meu problema. Minha Rx 6600 está com uma performance pífia, em jogos como valorant com tudo no mínimo ela chega a 180 fps, CS2 não chega a 130 com tudo no mínimo e no modo desempenho, simplesmente nenhum jogos está chegando ao patamar dos vídeos que vi utilizando o meu setup. Performance essa que se comparada a minha Rx 570, chega até mesmo a empatar em performance e como sei disso? Gravei a performance das duas placas de vídeo e fiz um comparativo utilizando a mesma qualidade gráfica nos mesmo jogos e situações, esses vídeos vão vir a seguir:

 

Primeiramente com a Rx 570: 


+ CS 2: https://youtu.be/3AXrK4J14pQ?si=qsLhBF9jGG0mrVFd


+ Warzone: https://youtu.be/ZZrHRZNUME0?si=X8-_lSSI8RFgg3qm


+ Lost Ark: https://youtu.be/fmpPrh5QsV0?si=auslenPZyUIW4aFq


+ Rainbow Six Siege: https://youtu.be/oFG1vTDLatw?si=rM3ap79sfovnLkdv


+ Valorant: https://youtu.be/kVXW4PWl-iE?si=H9dxwaOCxK__liCX


Agora os testes utilizando a Rx 6600:

 

+ CS 2: https://youtu.be/xJwCu-zjK5c?si=q3n21fgAF2GCxMum


+ Warzone: https://youtu.be/CAlTc7bdNUg?si=pS59KXi7c73emBV0


+ Lost Ark: https://youtu.be/OL6QplNDx3A?si=asMb2Bw5tKNSYLcH


+ Rainbow Six Siege: https://youtu.be/YSmhzCw518o?si=Kw2B_VOOJ_Gj_Xx_


+ Valorant: https://youtu.be/0_tl8bK0QIc


Com esse comparativo é clara a semelhança de performance das duas placas de vídeo e a não utilização do 100% da Rx 6600, algo que não deveria acontecer. Mas isso é algo estranho, pois em testes como o 3D Mark: Time Spy e Heaven Benchmark as placas de vídeo estão com pontuações muito diferentes, já que é um teste de stress da placa e na teoria a Rx 6600 está usando 100% e na teoria entregando a real performance da mesma, algo que ela não consegue fazer nos jogos. 

 

E aqui estão os resultados dos testes no 3D Mark e no Heaven:

 

 

Link para os testes no Heaven Benchmark: https://postimg.cc/gallery/Hc8HKS7

 

Agora finalizada essa parte dos Benchmarks, irei disponibilizar mais informações sobre o meu sistema, informação essa que peguei no GPU-Z, AIDA64 e DxDiag (Não sei quais ajudariam, então eu trouxe logo tudo kkkkk).

 

  • GPU-Z

 

GPU-Z.thumb.png.9c6179cadb6303aa235e44c7c25651dd.png

  • AIDA64: 

 

CPUID.thumb.png.9f173b6d937205c3076c98d7830fb871.pngRAM.thumb.png.a68093114767c870b1a26a3a19b75cfe.pngProcessador.thumb.png.18ede0910590918db8a4b8dac4ad9f82.pngWindows.thumb.png.301d0cd7df439a3c54dc2bed4a03ddd1.pngBIOS.thumb.png.6861f38cb07a7eb72e95c44f2c577c43.png

 

  • DxDiag:

DxDiag.txt

 

Então é isto, tentei trazer o mais detalhado possível para que tenha alguma resolução!

E é importante falar que tanto nos testes com a Rx 570 e Rx 6600, elas foram testadas no modo NORMAL do Adrenalin, isso quer dizer, no modo padrão de desempenho e sem fazer nenhuma modificação.

Importante falar também que o PC já foi formatado, já foi atualizada a BIOS da placa-mãe, já foi feito a utilização do DDU para instalação limpa dos drivers da Rx 6600 (Durante a troca de placas nos testes), o windows já está no plano de energia de alto desempenho, já fiz undervolt na Rx 6600 para tentar resolver o baixo desempenho (Solução encontrada em alguns vídeos) e nada disso resolveu o meu problema!

 

Agradeço a atenção de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Baixo desempenho na Radeon RX 6600

 

Essa sua placa-mãe não está gerando gargalo para a 6600?

 

O conteúdo a seguir pode não ter muita relação, mas verifique também:

Na ultima atualização dos drivers AMD ficou tudo uma b*sta, eu tenho 2 placas e deu problema nas duas.

O pior:

Eu tenho uma RX 6600m (aquela adaptação de not para desktop, muito boa por sinal), fiz o update para ultima atualização (2024.4.1) e funcionou tudo normal, porém, quando eu reiniciei a maquina, ela simplesmente não ligava, nem inicia o windows e já reiniciava. O Windows 10 tem um sistema de proteção onde o driver genérico assume se o driver instalado falhar 2x na inicialização, aí o driver genérico assumiu.

essa 6600m consegue pegar até 250/300 fps no valorant, então não vejo porque sua 6600 padrão (que é teoricamente superior), pegue menos.

 

No site da AMD, vi que ela removeu os drivers anteriores da 6600m, então já desconfiei que ela estava capando essa versão chinesa de placa de vídeo por pura maldade. Como saída, eu instalei o driver de 2023 da rx 6600 padrão nela e funcionou tudo corretamente (até melhor por sinal), também salvei num pendrive a versão de 2023 e a genérica para caso haja updates futuros no windows que removam a compatibilidade ou retirem da AMD.

 

O "menos pior":
Na minha rx 6600 XT, depois da ultima atualização, (também 2024.4.1) percebi instabilidade na atualização de quadros do monitor, então também retornei para a ultima versão de 2023, logo recomendo você fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Você tá jogando vários jogos que precisam mais de CPU que GPU, fora isso, colocando no baixo a carga fica mais para o processador que para placa de vídeo. Outro fator que está usando a placa de vídeo PCIe 4.0 em 3.0, isso também reduz o desempenho.

3 minutos atrás, Swalls disse:

Na ultima atualização dos drivers AMD ficou tudo uma b*sta, eu tenho 2 placas e deu problema nas duas.

Aqui deu erro de driver direto, arrumei formatando o PC. Só o DDU não serviu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls Espero que a placa-mãe não esteja gerando esse problema, que no caso seria pelo PCIe 4.0, mas vi testes que a performance é a mesma tanto no 3.0 quanto no 4.0

 

Mas o que estranha é o desempenho da placa de vídeo estar de acordo no 3D mark e no Heaven, isso torna tudo mais estranho.

 

Sobre a versão do Adrenalin, testei a ultima versão de 2023 e também ficou ruim o desempenho, teste colocar apenas os drivers e continua da mesma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Pedroou disse:

Você tá jogando vários jogos que precisam mais de CPU que GPU, fora isso, colocando no baixo a carga fica mais para o processador que para placa de vídeo. Outro fator que está usando a placa de vídeo PCIe 4.0 em 3.0, isso também reduz o desempenho.

Aqui deu erro de driver direto, arrumei formatando o PC. Só o DDU não serviu.

Não fiz nenhum teste com jogos que peçam mais da placa de vídeo, na teoria o warzone deveria pedir muito da placa e nem lá ela consegue entregar toda a performance.

Estou baixando Witcher 3 (Único jogo mais pesado que tenho) para testar, mas mesmo assim em jogos como Valorant o uso da CPU e placa de vídeo estão muito baixos e não está entregando nenhum FPS condizente com a performance da Rx 6600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Cloud_Strife7 disse:

@Carlos Eugênio A.C.Melo Seria interessante um print do MSI Afterburner rodando em algum jogo pra analisar os dados. 

Os vídeos rodando na Rx 6600 não informam as informações de Clock da GPU, tensão, memória e temperatura?

Se faltar alguma informação eu posso gravar mais um vídeo.

agora, Swalls disse:

usou o DDU para esse teste?

Sim, infelizmente ficou da mesma forma.

Posso até mesmo fazer agora o teste para ver se está tudo certo, manda certinho qual foi a versão do driver que você está utilizando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Carlos Eugênio A.C.Melo disse:

CS2 não chega a 130 com tudo no mínimo e no modo desempenho, simplesmente nenhum jogos está chegando ao patamar dos vídeos que vi utilizando o meu setup. Performance essa que se comparada a minha Rx 570, chega até mesmo a empatar em performance

Está correto, esse jogo é CPU-bound, upgrade de GPU praticamente não surte efeito.

 

32 minutos atrás, Carlos Eugênio A.C.Melo disse:
  • Memória: Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400Mhz, DDR4. (Totalizando 16gb de RAM

Dá pra ganhar um pouco mais de desempenho em CPU melhorando essas memórias aqui, 2400MHz é uma frequência baixa demais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, Carlos Eugênio A.C.Melo disse:

na teoria o warzone deveria pedir muito da placa e nem lá ela consegue entregar toda a performance.

Estranhamente ele consome muito processador, principalmente 1080P low.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi seus vídeos da RX 6600, todos estão com comportamento normal para essa combinação. O Ryzen 5 4500 não é um CPU adequado para jogar competitivamente, ele entrega poucos FPS. E pra atrapalhar, você tem RAMs muito lentas, CPUs Ryzen costumam ser bastante prejudicados em jogos quando rodam com RAMs da baixa frequência, e alguns jogos são mais afetados que outros.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Você tá rodando Warzone +100Fps com um Ryzen 5 4500. Não está nada fora do normal. Aumente a qualidade gráfica e alivia um pouco o processador, deve melhorar um pouco.

Esse Ryzen 5 4500 é quase um Core I3 10100F, está rodando até bem demais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Pedroou disse:

Aqui deu erro de driver direto, arrumei formatando o PC. Só o DDU não serviu.

Eu fiz o seguinte:

Quando o driver genérico do windows assumiu, eu entrei no modo de segurança e, usando o everything do combatv3, apaguei tudo da AMD, inclusive os "drivers" do processador, Em seguida usei o DDU e baixe a versão de 2023.

 

Quando você baixar o driver de 2023, verifique o agendador de tarefas, nele há uma tarefa da amd que força a atualização baseada em algum parâmetro, onde mesmo não atualizando pelo adrenaline, ocorre.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Está correto, esse jogo é CPU-bound, upgrade de GPU praticamente não surte efeito.

 

Dá pra ganhar um pouco mais de desempenho em CPU melhorando essas memórias aqui, 2400MHz é uma frequência baixa demais.

Mas nesse caso é um Ryzen 5 4500, diversos vídeos na internet mostrando esse setup as taxas de FPS são muito superiores, até mesmo em uma live do Canal Adrenaline utilizando o Ryzen 5 5500 (Não é uma diferença gritante de performance) a performance foi absurdamente melhor do que a minha.

 

Segue o link dos vídeos citados:

  • Canal Adrenaline: 

 

Aqui já podemos ver a mesma placa de vídeo operando em 70% no valorant e outros jogos que eu tambem testei, não é possível que um Ryzen 5 5500 para um Ryzen 4 4500 gere uma diferennça de 200 fps no valorant.

3 minutos atrás, Carlos Eugênio A.C.Melo disse:

Mas nesse caso é um Ryzen 5 4500, diversos vídeos na internet mostrando esse setup as taxas de FPS são muito superiores, até mesmo em uma live do Canal Adrenaline utilizando o Ryzen 5 5500 (Não é uma diferença gritante de performance) a performance foi absurdamente melhor do que a minha.

 

Segue o link dos vídeos citados:

  • Canal Adrenaline: 

 

Aqui já podemos ver a mesma placa de vídeo operando em 70% no valorant e outros jogos que eu tambem testei, não é possível que um Ryzen 5 5500 para um Ryzen 4 4500 gere uma diferennça de 200 fps no valorant.

 

Aqui vídeos com a minha configuração:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Cache L3 é importante para jogos, o seu tem metade da cache que o Ryzen 5 5500.

Fora isso, qualidade toda no baixo não melhora desempenho em processador fraco.

 

Pelo vídeo mostrando igual sua configuração, o desempenho no Warzone é bem parecido. Fora isso, como o @GuilhermeGB já disse, memórias RAM 2400mhz limitam desempenho do Ryzen.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Eugênio A.C.Melo Primeiramente placa-mãe, essa placa gera gargalo por não suportar tudo que a 6600 oferece, sua memória RAM é boa para uso comum, mas para jogos FPS ela não é indicada, 3200+ é o padrão.

você não disse qual seu SSD, é NVMe ou SATA?

se for sata, remova a memória de paginação para reduzir o "swapp" do mapa durante a gemeplay.

se for NVMe, coloque a memória de paginação com manual e defina como 16*1024.

Ative as opções de energia de desempenho máximo no windows.

 

Não deixe o jogo no low, isso vai exigir muito do seu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pedroou disse:

Cache L3 é importante para jogos, o seu tem metade da cache que o Ryzen 5 5500.

Fora isso, qualidade toda no baixo não melhora desempenho em processador fraco.

Justo, mas se comparado a esses dois últimos vídeos que mandei, tem alguma explicação para a performance estar tão diferente? Principalmente no CS2, valorant e Warzone.

Nesses testes a qualidade e fps dos jogos esá muito superior a minha, o fato de ser 32gb de RAM é um fator que vai mudar o meu fps de 135 (Com tudo no alto) no valorant para 175 - 200 fps se comparado ao vídeo? Estou perguntando pois se for, estarei fazendo esse upgrade e aceito recomendações de upgrade também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 minutos atrás, Pedroou disse:

Fora isso, como o @GuilhermeGB já disse, memórias RAM 2400mhz limitam desempenho do Ryzen.

Ter 32gb não vai fazer diferença. Aumente o clock das memórias RAM.

2 minutos atrás, Carlos Eugênio A.C.Melo disse:

tem alguma explicação para a performance estar tão diferente? Principalmente no CS2, valorant e Warzone.

Não notei diferença relevante no warzone.

 

Outra coisa é que atualizações do jogo eventualmente diminuem o desempenho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Swalls disse:

@Carlos Eugênio A.C.Melo Primeiramente placa-mãe, essa placa gera gargalo por não suportar tudo que a 6600 oferece, sua memória RAM é boa para uso comum, mas para jogos FPS ela não é indicada, 3200+ é o padrão.

você não disse qual seu SSD, é NVMe ou SATA?

se for sata, remova a memória de paginação para reduzir o "swapp" do mapa durante a gemeplay.

se for NVMe, coloque a memória de paginação com manual e defina como 16*1024.

Ative as opções de energia de desempenho máximo no windows.

 

Não deixe o jogo no low, isso vai exigir muito do seu processador.

No caso a placa-mãe está gerando gargalo por ser PCIe 3.0? Fiz diversas pesquisas e pelo que pude constatar a diferença de performance do 3.0 para o 4.0 não era expressiva como demonstra esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ph4E4TFvgVA


Sobre a memória RAM, tambem procurei videos relacionados a isso e a performance se manteu parecida em diversos testes, como:


+ https://www.youtube.com/watch?v=43lukpERXKU

+ https://www.youtube.com/watch?v=q-j1wEmOxD4&t=576s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Carlos Eugênio A.C.Melo disse:

Mas nesse caso é um Ryzen 5 4500, diversos vídeos na internet mostrando esse setup as taxas de FPS são muito superiores, até mesmo em uma live do Canal Adrenaline utilizando o Ryzen 5 5500 (Não é uma diferença gritante de performance) a performance foi absurdamente melhor do que a minha.

O Ryzen 5 4500 é baseado na arquitetura Zen 2 e tem apenas 8MB de cache L3, o Ryzen 5 5500 é baseado na arquitetura Zen 3 e tem 16MB de cache L3. Ou seja, além das melhorias geracionais da arquitetura Zen 3, o 5500 ainda tem mais cache L3, e isso beneficia os jogos. E como já foi dito várias vezes, você está usando memórias muito lentas. Todos os testes que você vê na internet padronizam frequência de 3200MHz ou mais para RAM. O padrão desses processadores é 3200MHz, e rodar abaixo disso afeta negativamente a performance do CPU.

 

Estava pesquisando mais a fundo aqui e encontrei esse gráfico que compara os CPUs no Rainbow Six Siege, é bom pra ver como ele se compara com um Ryzen 5 5500. E como a GPU usada é NVIDIA (RTX 3080 Ti) e o jogo é baseado em DirectX 11, é normal que o FPS seja um pouco mais alto do que seria com uma GPU AMD. O teste também padronizou RAM 3200MHz CL16.

 

Screenshot_85.png.5a7f0cb155abe68ae6fb477be17e2140.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Pedroou disse:

Ter 32gb não vai fazer diferença. Aumente o clock das memórias RAM.

Não notei diferença relevante no warzone.

 

Outra coisa é que atualizações do jogo eventualmente diminuem o desempenho.

Certo, irei comprar memórias melhores.

Mas e no CS2 e Valorant, essa memória do clock da RAM já vai ser o suficiente para se igualar ao primeiro vídeo do teste em 30 jogos. Esses são os jogos que eu quero focar e realmente não entendo essa disparidade de FPS, chegando até mesmo a 60 FPS. 

Além da minha rx 570 estar com o mesmo desempenho nos dois jogos em relação a Rx 6600 kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como eu disse, quase o desempenho de um Core I3 10100F (4/8). Se quer realmente um bom desempenho, memórias RAM 3200mhz e Ryzen 5 5600. Só sucesso.

9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

 

Screenshot_85.png.5a7f0cb155abe68ae6fb477be17e2140.png

 

 

Coloca para rodar algum jogo que não priorize CPU, tipo Valhein, vai ser seu processador em 50% e a placa de vídeo em 100% e faltando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O Ryzen 5 4500 é baseado na arquitetura Zen 2 e tem apenas 8MB de cache L3, o Ryzen 5 5500 é baseado na arquitetura Zen 3 e tem 16MB de cache L3. Ou seja, além das melhorias geracionais da arquitetura Zen 3, o 5500 ainda tem mais cache L3, e isso beneficia os jogos. E como já foi dito várias vezes, você está usando memórias muito lentas. Todos os testes que você vê na internet padronizam frequência de 3200MHz ou mais para RAM. O padrão desses processadores é 3200MHz, e rodar abaixo disso afeta negativamente a performance do CPU.

 

Estava pesquisando mais a fundo aqui e encontrei esse gráfico que compara os CPUs no Rainbow Six Siege, é bom pra ver como ele se compara com um Ryzen 5 5500. E como a GPU usada é NVIDIA (RTX 3080 Ti) e o jogo é baseado em DirectX 11, é normal que o FPS seja um pouco mais alto do que seria com uma GPU AMD. O teste também padronizou RAM 3200MHz CL16.

 

Screenshot_85.png.5a7f0cb155abe68ae6fb477be17e2140.png

Esse fator relacionado ao Ryzen 5 5500 eu entendi, é uma bela diferença na questão de performance e na busca de uma maior taxa de quadros.

Mas ainda estou em dúvida no que fazer para o desempenho da minha máquina se assemelhar a outros testes utilizando o meu setup.

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Isso já foi explicado...

Sim, por isso terminei a frase com uma risada.

Pois em jogos mais pesados a Rx 6600 se saiu melhor, como a exemplo o Lost Ark.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 minutos atrás, Carlos Eugênio A.C.Melo disse:

irei comprar memórias melhores.

Honestamente, não acho que vale a pena. Vai gastar um bom dinheiro.

 

Veja se tem como ativar o XMP (DOCP) na sua placa-mãe, talvez melhore. Fora isso, tentar achar a melhor qualidade gráfica em cada jogo para ter mais desempenho. Geralmente não é tudo no mínimo, principalmente quando o gargalo é processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!