Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini System Aiwa com lado L ou R com qualidade inferior


Posts recomendados

Olá, como estão? Espero que bem.

 

Gostaria de tirar uma dúvida que busco na internet há anos e não encontro ninguém que sequer consiga imaginar a causa de um problema bem chato com equipamentos de som.

 

Amo música. Adoro ouvir CD. Eu já cheguei a adquirir 4 mini systems da Aiwa. Sim, aqueles clássicos dos anos 90. 🥰

 

Pra mim, foi a melhor marca de aparelhos de som doméstico.


Porém, uma "coincidência" chata e estranha: quase todos eles vieram com um defeito de fabricação: a caixa acústica o lado L ou R tem uma entrega de potência sonora mais fraca. 😓

 

Não é no volume. É na entrega de potência, intensidade e amostragem sonora. Por exemplo, a voz do cantor na caixa de um lado está mais presente e intensa, enquanto na caixa do outro lado está fraca e sumida. Isso é irritante de se perceber e estraga o efeito estéreo.

 

Dá pra perceber facilmente ouvindo CD, rádio ou pela Auxiliar a diferença entre o lado esquerdo e direito.


É frustrante...


Pensando muito a respeito, como esse problema se apresenta ouvindo música em qualquer uma das funções, desconfio que i problema possa estar em algum componente universal que se faz presente em todas as funções. Por exemplo:

 

1) algum capacitor

2) solda de algum componente do lado problemático na placa do volume

3) solda ou algum componente do lado problemático na placa do processador 

4) a qualidade do material utilizado em algum componente do lado problemático.

 

É sabido que até mesmo a qualidade e a quantidade do estanho utilizado na solda interfere na qualidade sonora pois impacta da condução de energia e informações. Pois bem, eu descobri que um desses mini system tinha uma das caixas menos potentes que a outra. Ou seja, ou é capacitor de placas internas (crossover) ou a qualidade dos alto-falantes que não é consistente comparada com a qualidade dos alto-falantes da outra caixa. Só que a unidade central  dessas caixas também tem problema no lado referente a essa caixa acústica.

 

Engraçado que eu comprei um mini system que é Made in United Kingdom, e ele não tem esse problema. 😂 Os dois lados (Esquerda e Direita) tanto da unidade central, quanto das caixas acústicas) têm a mesma consistência na qualidade.

 

O problema só tem nos aparelhos fabricados no Brasil, China ou Tailândia (e é por isso que eu prefiro os  importados, pois a gente não anda fazendo nada direito, nem mesmo o que já vem teoricamente pronto de fora).

 

Pra mim está muito claro e óbvio que se trata de um defeito de fabricação. E é muito comum de ocorrer, o que me decepciona. Falta de controle de qualidade. E preocupação ética.

 

Será que precisaremos de engenheiros de software para descobrir qual o problema?

 

Alguém se arrisca a ajudar?

 

Desde já, agradeço.

GridArt_20240516_045335892-min.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcos Toni disse:

Pra mim, foi a melhor marca de aparelhos de som doméstico.

 

Minha opinião é que deveria no mínimo rever esse conceito. Se a marca fosse mesmo tudo isso, você não teria um monte de aparelhos com defeito.

Na década de 90 minha mãe teve algumas escolas de Inglês e tivemos diversos AIWA para usar nas salas. Eram muito superiores aos CCE da época, mas conhecendo o perfil de gestão dela... custo beneficio foi o critério usado, não qualidade.

Enfim, desejo boa sorte na jornada de solução...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!