Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 1700 muito frio? é normal?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann mano, o XMP está desativado, você tem que ativar la naquela circulo que está "OFF", você pode selecioanr o perfil 1 ou 2. Poderia até ser ali mesmo na parte do "DRAM Settings" onde o "A-XMP" está "Disabled". A única coisa que você fez aí foi forçar a frequência de 3000MHz, o que vai fazer as latências ficarem automáticas, o sistema vai jogar latências altas. Repare que o XMP da sua memória não é exatamente 3000MHz, e sim 2933MHz. Ela tem esse perfil de 2933MHz (perfil 2) e outro de 2800MHz (perfil 1).

 

Sobre a questão do processador, não apareceu aquela opção do "Core Performance Boost", veja se mudando o modo "OC Exploere Mode" ali de "Normal" para "Expert" se vai aparecer.

 

Eu entrei aqui na BIOS do meu PC, também não tem essa opção, estranho. Mas você pode ver ali como fica a questão do XMP que eu te falei.

 

IMG_20240516_175416.thumb.jpg.81f8110a89bd55f5bc9063fdb28f0d7f.jpg

Deixei em profile 1. Igual tá o seu.

@GuilhermeGB O Ryzen master, instalei e aparece isso! 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann no seu caso você tem que colocar no perfil 2 que é o perfil de 2933MHz.

 

Esse erro aí que apareceu talvez é porque você não instalou o driver de chipset da placa-mãe, você instalou?

Não! Farei a instalação a noite e daí testo de novo.

Enfim, consegui fazer o programa abri, olhei um vídeo gringo mostrando como fazer e tal.

O rapaz só colocou tipo 3500 e deu apply e pediu pra reiniciar a máquina.. É somente isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann o overclock manual via Ryzen Master não precisa reiniciar o PC nem nada. Você só precisa colocar no modo manual, fixar uma frequência para todos os núcleos, colocar um valor de tensão e aplicar. Depois disso é fazer teste de estresse pra ver se está estável, pode usar o Cinebench R23, por exemplo. Se não ficar estável, ou o programa vai travar/dar algum erro (algo do tipo), ou o PC vai dar tela azul/reiniciar. Nesse caso você sabe que vai precisar aumentar um pouco a tensão ou diminuir um pouco a frequência.

 

Eu tenho esse print salvo aqui no fórum da tela do Ryzen Master, você só precisa mexer nessas opções aqui pra fazer um overclock:

 

631806952_ryzenmaster.thumb.png.f4005ca04ecbe1224c0fed67aa821bc2.png

 

Se você já de cara achar uma combinação de frequência e tensão que fique estável, o próximo passo pode ser tentar aumentar mais a frequência sem subir a tensão, ou diminuir a tensão sem abaixar a frequência, até conseguir a melhor combinação. A questão de aumentar muito a tensão, é que além de diminuir a vida útil do processador, também fará com que ele aqueça bem mais, então tente manter o controle sobre isso. Dizem que não é muito recomendado usar CPUs Ryzen com a tensão travada acima dos 1.40V, é até comum o CPU em stock dar alguns picos acima de 1.40V, mas não é algo constante.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann o overclock manual via Ryzen Master não precisa reiniciar o PC nem nada. Você só precisa colocar no modo manual, fixar uma frequência para todos os núcleos, colocar um valor de tensão e aplicar. Depois disso é fazer teste de estresse pra ver se está estável, pode usar o Cinebench R23, por exemplo. Se não ficar estável, ou o programa vai travar/dar algum erro (algo do tipo), ou o PC vai dar tela azul/reiniciar. Nesse caso você sabe que vai precisar aumentar um pouco a tensão ou diminuir um pouco a frequência.

 

Eu tenho esse print salvo aqui no fórum da tela do Ryzen Master, você só precisa mexer nessas opções aqui pra fazer um overclock:

 

631806952_ryzenmaster.thumb.png.f4005ca04ecbe1224c0fed67aa821bc2.png

 

Se você já de cara achar uma combinação de frequência e tensão que fique estável, o próximo passo pode ser tentar aumentar mais a frequência sem subir a tensão, ou diminuir a tensão sem abaixar a frequência, até conseguir a melhor combinação. A questão de aumentar muito a tensão, é que além de diminuir a vida útil do processador, também fará com que ele aqueça bem mais, então tente manter o controle sobre isso. Dizem que não é muito recomendado usar CPUs Ryzen com a tensão travada acima dos 1.40V, é até comum o CPU em stock dar alguns picos acima de 1.40V, mas não é algo constante.

Entendi, mas o meu app do Ryzen master é totalmente diferente que este... é uma versão diferente ou o que?

Ontem pesquisando sobre, achei varios vídeos sobre isso só que em interfaces bem diferentes que o meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann a tela inicial dele tem informações um pouco diferentes, é nesse estilo aqui:

 

amd-ryzen-master-screenshot.webp

 

Mas você tem que ir em alguns dos perfis que mostra ali no canto superior esquerdo e começar a editar as opções.

 

O Ryzen Master tem a função de auto overclock que ele mesmo faz testes e descobre o melhor overclock para o seu processador, mas nem sempre o resultado é tão bacana como overclock feito manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann a tela inicial dele tem informações um pouco diferentes, é nesse estilo aqui:

 

amd-ryzen-master-screenshot.webp

 

Mas você tem que ir em alguns dos perfis que mostra ali no canto superior esquerdo e começar a editar as opções.

 

O Ryzen Master tem a função de auto overclock que ele mesmo faz testes e descobre o melhor overclock para o seu processador, mas nem sempre o resultado é tão bacana como overclock feito manualmente.

Qual o pico de ganho que posso obter? não tem como saber né...

Como comentei.. se não desse 10%, nem perderia meu tempo fazendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann não dá pra saber na prática, mas como você não está conseguindo ter o boost, talvez seja um ganho maior do que o normal, 10-15% quem sabe.

To sempre ocupado, quero ver final de semana se tiro um tempo e me foco pra estudar isso!!

36 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann não dá pra saber na prática, mas como você não está conseguindo ter o boost, talvez seja um ganho maior do que o normal, 10-15% quem sabe.

Outra coisa, quando testo o benchmarck do meu processador no CPU-Z dá somente 3800... eu acho muito pouco, vi um vídeo de um cara executando o mesmo teste e batendo 5000 pontos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann esse vídeo não vale como referência, é um vídeo de 7 anos atrás, e o CPU-Z andou atualizando seu benchmark, as pontuações mudaram. Meu Ryzen 5 3600 na configuração que eu uso faz por volta de 4200 pontos nesse teste aí, então 3800 está mais ou menos dentro da normalidade para o seu 1700, com overclock você deve conseguir chegar nos 4000-4200. A pontuação multi-core de um Ryzen 7 1800X é próxima de um Ryzen 5 3600 stock, e você pode chegar no patamar dele com overclock bem feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann esse vídeo não vale como referência, é um vídeo de 7 anos atrás, e o CPU-Z andou atualizando seu benchmark, as pontuações mudaram. Meu Ryzen 5 3600 na configuração que eu uso faz por volta de 4200 pontos nesse teste aí, então 3800 está mais ou menos dentro da normalidade para o seu 1700, com overclock você deve conseguir chegar nos 4000-4200. A pontuação multi-core de um Ryzen 7 1800X é próxima de um Ryzen 5 3600 stock, e você pode chegar no patamar dele com overclock bem feito.

Só aumentei o clock, já está operando a 55... deixei uns minutos e não passou de 58c.... fiz o stress no próprio cpu z.

Ja ficou 4100 pontos... espero q mude algo em games.

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann acho que faltou dizer isso, mas o overclock via Ryzen Master só é aplicado dentro do Windows. Ele serve basicamente pra você testar overclocks diferentes sem precisar ficar reinciando e entrando na BIOS, mas assim que você encontrar uma boa combinação, você vai na BIOS e aplica de forma "definitiva".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Pode mudar sim.

O correto é você instalar um processador e você tirar o máximo do processador sem fazer nada.

Eu tinha esse problema antes já, na minha outra placa-mãe.

Por ser um Ryzen de 1º geração nunca me preocupei.

Final do ano irei trocar ele, não dá pra ficar assim!!

Hoje a noite vou testar colocar mais uns 3.8ghz ou até 4ghz...

Eu coloquei 3.5ghz e ficou super seguro, temperaturas todas praticamente nem mudaram comparado com o 3ghz.

E fez uns 600 pontos a mais no CPU-Z no teste de benchmark.

 

A respeito da tensão, não preciso mexer daí?? eu não sei como funciona, eu alterei somente a frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

A respeito da tensão, não preciso mexer daí??

Eu entendo muito menos sobre este assunto que @GuilhermeGB, mas sei uma regra de ouro de executar overclock no processador:

Em hipótese alguma mexa na tensão, já que se fizer errado pode causar danos permanentes a CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Eu entendo muito menos sobre este assunto que @GuilhermeGB, mas sei uma regra de ouro de executar overclock no processador:

Em hipótese alguma mexa na tensão, já que se fizer errado pode causar danos permanentes a CPU.

Já ouvi falar nisso tmb... pergunto por causa disso mesmo, talvez tenha que mexer ali pelo menos um pouco hahahh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Eu entendo muito menos sobre este assunto que @GuilhermeGB, mas sei uma regra de ouro de executar overclock no processador:

Em hipótese alguma mexa na tensão, já que se fizer errado pode causar danos permanentes a CPU.

Ajuste de tensão é necessário para um overclock estável, o que você não pode fazer é colocar valores muito elevados. Enquanto mais alta a tensão que o processador trabalhar, teoricamente menor será sua vida útil, e acima de um certo limite existe a possibilidade de danificar o processador mais rápido. Tem overclocks que dá pra fazer até com tensões mais baixas que o padrão da AMD, eu, por exemplo, uso "overclock" de 4.28GHz a 1.175V, também consigo usar 4.43GHz a 1.25V, geralmente os Ryzen 5 operam na faixa dos 1.30-1.40V em stock.

 

@Arthur Arnemann uma dúvida: antes da troca de placa-mãe o boost do seu processador funcionava, ou ele nunca funcionou? E sobre seu overclock, você conseguiu ir além dos 3.5GHz ou nem tentou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Ajuste de tensão é necessário para um overclock estável, o que você não pode fazer é colocar valores muito elevados. Enquanto mais alta a tensão que o processador trabalhar, teoricamente menor será sua vida útil, e acima de um certo limite existe a possibilidade de danificar o processador mais rápido. Tem overclocks que dá pra fazer até com tensões mais baixas que o padrão da AMD, eu, por exemplo, uso "overclock" de 4.28GHz a 1.175V, também consigo usar 4.43GHz a 1.25V, geralmente os Ryzen 5 operam na faixa dos 1.30-1.40V em stock.

 

@Arthur Arnemann uma dúvida: antes da troca de placa-mãe o boost do seu processador funcionava, ou ele nunca funcionou? E sobre seu overclock, você conseguiu ir além dos 3.5GHz ou nem tentou?

Nunca passou dos 3.0, nem na placa-mãe antiga.

Não tentei mais que os 3.5... hoje irei colocar 3.8 pra ver o que dá, e jogar, pelo Ryzen master mesmo.

Se der bom, eu aplico na BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann entendi. Bom, eu lembro de ter visto pessoas que não conseguiam atingir o boost devido a limitações da placa-mãe, mas não seria o seu caso depois desse upgrade para a B450. Mas dá pra você ir usando um overclock até o dia que for trocar de CPU, desde que fique tudo estável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann entendi. Bom, eu lembro de ter visto pessoas que não conseguiam atingir o boost devido a limitações da placa-mãe, mas não seria o seu caso depois desse upgrade para a B450. Mas dá pra você ir usando um overclock até o dia que for trocar de CPU, desde que fique tudo estável.

Hoje irei tentar novamente!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann entendi. Bom, eu lembro de ter visto pessoas que não conseguiam atingir o boost devido a limitações da placa-mãe, mas não seria o seu caso depois desse upgrade para a B450. Mas dá pra você ir usando um overclock até o dia que for trocar de CPU, desde que fique tudo estável.

Fiz novamente, fui pra 3.8ghz.... pelo ryze master, ficou show.

Reiniciou, bateu 4600 no CPU Z.

Mas na BIOS eu coloco os 3,8ghz e salvo.

O pc reinicia e não liga, ele dá a tela da BIOS e desliga.

Desci pra 3.6ghz ai funcionou normal.

O que pode ser? que ele não liga com 3.8ghz? tensão? fico com medo de mexer em tensão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!